Todos os anos, milhões de pessoas publicam no Facebook para compartilhar o que é importante para elas, discutir eventos mundiais ou simplesmente dar uma pausa no trabalho e se conectarem com os amigos. Com mais de 800 milhões de pessoas conectadas em todo o mundo no Facebook  não apenas as notícias boas, mas também as ruins – como, por exemplo, a tragédia mais recente – espalham-se rapidamente. Sendo assim, você imagina o que os mais de 800 milhões de usuários do Facebook comentaram durante 2011? E os mais de 30 milhões de usuários brasileiros?

Hoje, o Facebook divulga o ranking dos dez principais temas que circularam na rede social esse ano. A memology (estudo das palavras) acompanha o ritmo dessa população global comparando as atualizações de status deste ano com as do ano passado, revelando os tópicos e tendências culturais mais comentados – os chamados memes – que surgem no Facebook.

Tópicos globais mais comentados no Facebook

O maior evento esportivo deste ano aconteceu em fevereiro, quando o Green Bay Packers derrotou o Pittsburgh Steelers e venceu o Super Bowl 45. Os bate-papos sobre os Packers foram aumentado a cada partida durante a temporada, culminando com a vitória do time em 7 de fevereiro.

Charlie Sheen chamou a atenção em março com os memes “winning”, “tiger blood” e “goddeness” que se espalharam rapidamente por todo o Facebook. No fim desse mesmo mês, tiveram início as operações militares das Nações Unidas na Líbia, desencadeando uma avalanche de atualizações de status que mencionavam a “Líbia” e “Gaddafi”.

O casamento de Kate Middleton e do Príncipe William dominou as conversas em abril, com a frase “Casamento Real” aparecendo quase 600 vezes mais nos dias próximos à celebração. Apenas dois dias depois, a morte de Osama bin Laden tornou-se o evento mais discutido no Facebook em 2011. Em 1o de maio, quase 10% de todas as atualizações de status em inglês mencionavam notícias sobre a morte do líder. Dois meses mais tarde, o julgamento de Casey Anthony, residente da Flórida acusada de assassinar sua filha Caylee Anthony, alcançou o topo das discussões. Em 5 de julho, quando a mãe foi absolvida, o assunto foi o mais comentado. Em agosto, o Furacão Irene varreu a costa leste dos Estados Unidos. Milhares de pessoas recorreram ao Facebook para obter informações sobre avisos de emergência e para se certificarem de que amigos e familiares estavam bem.

E esses são apenas alguns exemplos. Antenada ao cenário das mídias sociais, a Trama conta com um Núcleo de profissionais da comunicação especializados em analisar tudo aquilo que é publicado nesses canais, assim como em desenvolver estratégias interessantes e eficientes para os clientes que desejam estabelecer relacionamento com os mais variados públicos-alvo. A Trama teve acesso ao levantamento completo divulgado pelo Facebook e, em breve, você acompanhará por aqui outros desdobramentos. Conte conosco para implementar suas ações nas mídias sociais!