Governança corporativa pode ser entendida como uma grande plataforma de atuação sustentável para as organizações, porém só pode ser tida como eficaz se permeada e trabalhada por meio de um processo de comunicação estratégico e sistêmico, notadamente gerado por meio das relações públicas.

No cenário de atuação das organizações do século XXI, em que crises de gestão podem levar a sérias consequências  em escala global, a preocupação de governos e do próprio mercado com instrumentos de preservação e ajustes de conduta que possibilitem melhor confiabilidade às organizações e, portanto, à sociedade, tem sido objeto de estudo, dedicação e investimento.

É assim que ocorre com a governança corporativa, que pode ser considerada mais do que um conjunto de normas e procedimentos: uma filosofia  de gestão. Sua natureza esta intrinsecamente ligada às finalidades das organizações e a incorporação de instrumentos que fazem a gestão trabalhar por uma melhor simetria de informações e pela minimização dos conflitos de interesse entre seus públicos constituintes.

Governança corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas, envolvendo os relacionamentos ente acionistas/cotistas conselhos de administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal. As boas práticas de governança corporativa tem a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para sua perenidade.
Fonte: Tânia Câmara Baitello – (IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa)