[photopress:Campus_Party.jpg,resized,vazio]
O que faz um podcast dar certo? De que forma é possível se destacar? Como fazer para ganhar dinheiro com esse tipo de mídia? Essas e outras perguntas foram discutidas durante o debate “Podcasts e áudio nas publicações”, que aconteceu nesta terça-feira durante a Campus Party.

A discussão reuniu podcasters de peso: Maestro Billy (http://www.maestrobilly.com/podcast), André Campos (http://www.nowloading.com.br) e Jurandir Filho (http://www.cinemacomrapadura.com.br/rapaduracast/). Eduardo Sales Filho (http://metacast.info) foi o moderador.

O excesso de padronização deste tipo de conteúdo foi umas das críticas que os presentes fizeram à maioria dos produtores. “Os podcasters menores acabam se baseando em duas ou três referências, deixando o conteúdo com cara de genérico”, criticou Jurandir. Exatamente por isso, a criatividade é o maior segredo para quem deseja se destacar neste meio: “é o que garante o diferencial”.

Também é por meio da criatividade que os profissionais da área acabam garantindo a audiência, o que, por sua vez, aumenta a possibilidade de obter retorno financeiro. “A exposição da vida pessoal é outra forma importante de conseguir conquistar os ouvintes, aproximando-os de quem produz o conteúdo”, garante André. “Nesse sentido, é até bacana que podcast tenha certa relação com a velha rádio AM”, conclui Maestro Billy.

Ao mesmo tempo em que o conteúdo pode ter a cara do rádio do passado, a forma de divulgação dos programas tem tudo a ver com o presente: as mídias sociais, como Twitter, Blogs, Orkut e Facebook são essenciais para aumentar o contato com a audiência.