Blog

Comunicação Interna 07.11.2017

Engajamento de colaboradores com canais de comunicação audiovisuais

Você sabia que um colaborador engajado pode entregar até 12% a mais de produtividade para uma empresa?

Esse dado foi levantado por uma pesquisa da Universidade de Warwick, no Reino Unido, comprovando que organizações que investem no bem-estar de seus funcionários no ambiente de trabalho obtêm maior produtividade como retorno.

O engajamento, há muito tempo, vem sendo o assunto da vez para os profissionais de comunicação interna. Mas, como criar uma cultura organizacional onde os funcionários se integrem, sejam protagonistas, compartilhem conteúdos e se sintam “donos” do negócio?

Aqui, na Trama, nós sabemos que parte desse desafio se resolve com boas e integradas ferramentas de comunicação, principalmente as que utilizam conteúdos audiovisuais, como TVs Corporativas, Aplicativos e Intranets.

Se você ainda baseia suas estratégias de comunicação interna, única e exclusivamente, em canais off-line, como Murais Físicos, Jornais e Revistas Impressas, é hora de rever conceitos. O mundo na palma de nossas mãos, conforme o conhecemos hoje, se viabiliza através de multiplataformas.

Saem na frente, portanto, aqueles projetos com conteúdos mais dinâmicos, ilustrados e recursos que chamem atenção dos públicos-alvo. Um exemplo desses conteúdos mais atrativos são os vídeos em Motion Graphics.

Eles estão presentes em comerciais de TV, em vídeos publicados no YouTube, em vídeo clipes, no cinema, além de outros materiais de teor didático ou institucional. Publicamos um texto sobre isso recentemente e se você quiser saber mais sobre o Motion Graphics, leia o artigo aqui.

TV Corporativa: o canal que agrada 70% das empresas

Em 2016, a organização europeia NSW Government, publicou resultados bastante interessantes sobre os principais entraves para o sucesso da comunicação interna nas organizações, especialmente quando o assunto é o engajamento.

Segundo os profissionais entrevistados, as dificuldades estão muito associadas à falta de habilidade em comunicação por parte dos gerentes das equipes e a escassez dos canais. E, nas organizações que já se renderam ao mundo digital, a pesquisa aponta um aumento na adesão a projetos de TV Corporativa, presente em 70% das empresas analisadas.

Mais investimentos em vídeos

Aqui no Brasil, também no final de 2016, a Social Base ouviu cerca de 200 empresas dos mais variados portes de todo o País e, entre muitos temas abordados pelos gestores da nossa área, os investimentos em vídeos para fins de comunicação interna deverão ser ampliados nos próximos anos para 41% dos entrevistados, visando à criação de estratégias de diálogo interno e canais que alcançam e engajam colaboradores.

O foco desses vídeos, segundo a pesquisa, está ligado aos temas: novos programas, cultura organizacional, segurança no trabalho, compliance, entre tantos outros.

Agora que chegou até aqui, compare tudo o que leu com a realidade de sua organização. Dê uma circulada pela empresa, faça pesquisas internas e confira como anda a popularidade das atuais ferramentas de comunicação que você utiliza. Elas estão contribuindo para o engajamento dos colaboradores? Há espaço para propor algumas novidades?

Venha bater um papo conosco. Temos boas ideias para te ajudar com os desafios trazidos pela sua comunicação  interna!

 

Sobre o autor

Leia Também

Comentários:
Fazer um comentário
Deixe um Comentário

Font Resize