Inteligência Artificial na Comunicação Interna
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Como a Inteligência Artificial pode ajudar na comunicação interna?

Veja 6 motivos para usar as IAs, ferramentas que representam uma nova era da comunicação nas empresas.

Muito se debate qual será o papel desempenhado pelas inteligências artificiais no mercado. O que sabemos é que, atualmente, podemos classificá-las como facilitadoras do nosso trabalho dentro do universo da comunicação interna.

Pensando assim, um mar de possibilidades se abre, pois há diversas tarefas que podem ser feitas com o apoio – ou totalmente – por elas. Para te ajudar, listamos 6 motivos, acompanhados de exemplos de ferramentas, de como as inteligências artificiais podem ser úteis na rotina de comunicação interna.

Ao longo do texto, confira dicas e insights de como utilizá-las com base nas seguintes indicações:

  1. Tidio;
  2.  Zendesk;
  3. ChatGPT;
  4. Microsoft Power Automate;
  5. Fireflies;
  6. BrandWatch;
  7. Monkey Learn;
  8. OpenText.

Mas, antes, precisamos entender o que são inteligências artificiais e quais rumos elas darão ao trabalho na área de comunicação corporativa interna.

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial, também chamada de IA (ou AI, abreviação para Artifical Inteligence, em inglês) é um campo da ciência que se dedica a estudar e criar máquinas e programas capazes de reproduzir o comportamento humano em diversas áreas da vida e do mercado de trabalho.

Você pode não perceber, mas ela já faz parte do seu dia a dia há bastante tempo e está presente em tecnologias das mais corriqueiras até as mais complexas. As IAs se apresentam como as assistentes virtuais das gigantes Google e Amazon, passando pelas redes sociais e até sistemas automotivos.

6 benefícios da IA para uma empresa

1- Disponibilidade desde o princípio

Podemos começar pelos chatbots: ferramentas para responder algumas perguntas a respeito do seu negócio ou produto. Através do auxílio de uma IA, o chat pode sanar dúvidas iniciais e passar informações importantes ao(à) colaborador(a).

Essa é uma saída e tanto para empresas com grande número de colaboradores(as). Com um grande fluxo de dados e acontecimentos, centralizar as informações sobre assuntos estratégicos em um canal específico pode acelerar diversos processos de trabalho e garantir a qualidade da comunicação corporativa.

Entre algumas opções capazes de realizar essa missão podemos destacar Zendesk e Tidio. Ambas contam com períodos de avaliação gratuita antes da assinatura obrigatória e são excelentes opções para automatizar o atendimento ao público, seja interno ou externo, de forma eficiente.

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2 – Destrava a criatividade e aprimora conteúdos

A rotina de quem trabalha com comunicação interna se divide entre as grandes e planejadas demandas e as tarefas mais urgentes em que tudo é “para já”. Nesses casos, é comum lidar com um certo “deserto de informações” por parte do(a) cliente que, aflito(a), deseja apenas a resolução do problema.

É aí que entra a solução promovida pelas ferramentas de Inteligência Artificial nos últimos tempos: a capacidade de destravar a criatividade e abrir caminhos para bons conteúdos e a elaboração de estratégias de comunicação. Abaixo, vão alguns exemplos de como sua criatividade pode ser destravada com o auxílio da Inteligência Artificial:

Produção de textos através de mensagens-chave

Se você precisa desenvolver um texto em um prazo curto e a partir de uma ideia simples ou sem muitos detalhes, o ChatGPT pode te ajudar. Peça para que ele pense em um número X de mensagens-chave e, a partir delas, crie um conteúdo original, coeso e coerente. Exemplo:

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3 – Otimiza a produção de conteúdo

Ainda sobre produção textual, podemos citar outras duas situações envolvendo o software da OpenAI. A primeira pode ser muito útil em situações em que o conteúdo produzido é mais extenso.

É muito comum repetir certas palavras e termos enquanto escrevemos um texto. Ao terminar a redação, peça ajuda ao Chat usando o seguinte comando:

“Liste para mim as palavras mais vezes repetidas no texto e me indique sinônimos para cada uma delas”.

Com isso, você consegue aumentar a fluidez do seu trabalho e enriquecer, de forma simples, o vocabulário. Confira o exemplo abaixo:

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Para utilizar esse serviço, basta realizar o cadastro no site e ativar a opção “Copilot” no campo de perguntas. Na modalidade gratuita, é possível fazer até cinco perguntas ao bot da OpenAI a cada quatro horas, o que já permite experimentar o modelo, mesmo que de forma limitada.

4- Alta performance e produtividade

Quer avançar um nível? As IAs podem ser ferramentas auxiliares na tomada de decisões e em tarefas longas e repetitivas. As máquinas não são impactadas pela rotina de trabalho e, assim, tendem a lidar melhor com o excesso de informações de algumas atividades.

Ao final de um dia longo e cheio de desafios, o poder de análise de um colaborador humano pode ser impactado. Neste caso, dividir as demandas com uma inteligência artificial automatizada, que pode processar milhares de dados por segundo, pode ser favorável.

Uma excelente opção é o Microsoft Power Automate, um software da Microsoft que pode realizar as mais diversas automações para OneDrive, Outlook, Sharepoint e afins.

Com uma interface amigável e a fácil integração com outros apps da Microsoft, ele se torna muito atraente para empresas que já estão habituadas a esse “ecossistema”. Através do Power Automate, você pode:

  • Programar fluxos variáveis através de “gatilhos”, como recebimento de e-mails e notificações;
  • Automatizar envio de mensagens e preenchimento de planilhas;
  • Personalizar notificações, alertas;
  • Sincronizar automaticamente dados e programar backups recorrentes.

Ele ainda conta com templates já programados que podem ser um grande ponto de partida. Existem diversos modelos de assinatura do Power Automate, que variam entre modelos independentes, onde você só pode usar o aplicativo contratado, e planos com todos os demais apps do ecossistema da empresa. Clique aqui e saiba mais!

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5- Foco total nas reuniões

Quanto tempo em média você gasta fazendo atas de reunião e outros tipos de relatório? Se a ideia é manter 100% do foco na interação com clientes e colaboradores(as), o FireFlies é mais do que uma boa pedida: é uma necessidade.

Essa IA é uma ferramenta de comunicação por voz e texto que grava, transcreve e analisa conversas em tempo real, para depois arquivá-las. Desta forma, você aumenta a sua produtividade eliminando o tempo que seria gasto na produção de uma ata.  Quer saber mais detalhes? Teste o FireFlies gratuitamente. Clique e acesse o site!

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6- IA também é sentimento

A análise de sentimento é uma prática comum e essencial dentro da comunicação corporativa. É através dela que é possível identificar e avaliar a percepção e opinião do público interno sobre a empresa, seus serviços, produtos, benefícios etc.

É um processo complexo e que deve ser preciso. Por isso, o uso de ferramentas de Inteligência Artificial é fundamental.

Ao compreender melhor os sentimentos e as opiniões expressas pelo processo, as empresas podem ajustar suas estratégias de comunicação, melhorar a satisfação dos(as) colaboradores(as) e tomar decisões de forma mais embasada para alcançar seus objetivos de negócios.

Aqui, vale uma análise mais estratégica sobre qual software pode ser melhor para você, mas o mercado conta com diversas opções como Brand24, BrandWatch, Monkey Learn, OpenText e muitas outras.

Como a Inteligência Artificial pode ajudar a Comunicação Interna?

A Inteligência Artificial pode revolucionar a Comunicação Interna, otimizando processos, personalizando o conteúdo e automatizando tarefas. A análise preditiva de dados pode identificar padrões de engajamento, permitindo ajustes em tempo real.

Além disso, a IA pode ajudar na segmentação de públicos, garantindo que as mensagens sejam direcionadas de forma mais eficaz. Com a IA, a Comunicação Interna pode se tornar mais estratégica, eficiente e alinhada com as necessidades dos colaboradores.

O Futuro da Comunicação Interna

As IAs representam uma evolução significativa na forma como as tarefas são realizadas, automatizando processos, analisando grandes conjuntos de dados e identificando padrões complexos com uma eficiência sem precedentes.

No entanto, por mais avançadas que sejam as capacidades das IAs, elas dependem da colaboração humana para extrair seu máximo potencial e direcionar seu uso de maneira produtiva e, principalmente, ética.

Enquanto essas tecnologias podem processar informações em velocidades incríveis e lidar com tarefas repetitivas de forma consistente, é a mente humana que fornece o contexto, a intuição, a sensibilidade e a criatividade necessários para interpretar os resultados e tomar decisões de forma embasada.

Quando softwares e humanos(as) trabalham juntos(as), é possível garantir um alinhamento mais adequado com os valores e objetivos da nossa sociedade. O resultado dessa soma pode ser, ou já é, revolucionário.

Você pode não ter percebido, mas os dois últimos parágrafos deste texto foram produzidos por uma Inteligência Artificial e editados por uma equipe de colaboradores(as) humanos(as).

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