Lançamento de novos produtos ou serviços, impulsionamento da presença digital, alinhamento de ideias ou simplesmente estratégia para criar “buzz” entre os públicos de interesse: o que levam empresas, muitas vezes de nichos tão diferentes, a unirem forças? 

A força da tecnologia mudou a forma de fazer negócios, e isso pode ser exemplificado com a consolidação da internet como ambiente central da sociedade, ou com a rápida evolução das inteligências artificiais. 

Nunca se consumiu tanto conteúdo, o que nos leva à outra questão: nunca, as novidades, sejam elas produtos ou serviços, tiveram tão pouco prazo de validade. Sendo assim, o que uma empresa pode fazer para se posicionar e atrair novos públicos? A resposta pode estar em ações como collabs e cobrandings. 

O que são Collabs?

As colalborations, ou collabs, são as parcerias temporárias entre marcas para criar campanhas ou lançamentos conjuntos. Uma das principais características desse conceito é capacidade de gerar um “buzz” para levar ao público produtos exclusivos e limitados. 

O que é Cobranding

Já o cobranding é uma parceria mais aprofundada entre marcas que busca um “match” entre ambas, com o intuito de atingir o mesmo público-alvo, o que requer um trabalho mais a longo prazo. 

Por que collabs e cobrandings costumam funcionar tão bem?

As collabs permitem que marcas unam suas forças criativas para criar experiências únicas, gerando curiosidade e entusiasmo no público. Por ter uma natureza “passageira”, ela cria um senso de urgência que incentiva os consumidores a agirem rapidamente. Por exemplo: compra de um produto personalizado e de uma edição limitada, lançado em parceria entre duas marcas de nichos distintos. 

Além disso, colaborações são uma grande alternativa para empresas que buscam expandir seus públicos-alvo. Dessa forma, é possível aumentar a audiência, ou atingir um público totalmente novo. 

Já o sucesso do cobranding pode se explicar através de sinergia de ideias: quando duas empresas de nichos diferentes, mas alinhadas em valores e identidade, colaboram para criar algo. Esse movimento ajuda a reforçar a confiança do consumidor no produto ou serviço oferecido, fidelizando aquele público às marcas. 

É fundamental que as marcas unidas em uma ação de cobranding tenham objetivos claros, atendam demandas específicas e gerem percepções positivas nos consumidores para garantir o sucesso da parceria e a aceitação do público-alvo. 

Por exemplo: duas empresas de nichos diferentes, mas que oferecem produtos para um público de ticket médio mais alto, lançam uma linha personalizada e 100% alinhada com os valores e propósitos de ambas as marcas. 

4 passos para você desenvolver Collabs e Cobrandings de sucesso

Como falamos no início, a força da tecnologia transformou a maneira de se fazer negócios. Por isso, uma marca que busca ser bem-sucedida precisa criar (ou ampliar) sua presença digital. Collabs e cobrandings são uma ótima forma de trabalhar a presença da sua empresa no mundo digital. Mas como otimizar esse processo? Esses são alguns passos:

1. Consolidar a presença digital

Antes de focar em collabs, a empresa deve garantir que sua presença digital esteja bem estabelecida, visível e alinhada com sua identidade de marca. Crie conteúdos relevantes e autênticos, invista em SEO e mídia paga, engaje com o público e tenha uma marca com identidade.

2. Identificar parceiros potenciais

A eficiência de uma collab começa na escolha de parceiros estratégicos que complementem sua marca de alguma forma. A criatividade é essencial para que a collab tenha um resultado único e que gere interesse do público.

3. Criar estratégias de valor mútuo

Collabs devem beneficiar ambos os envolvidos e, ao mesmo tempo, ressoar com o público. Para isso, é preciso planejar campanhas colaborativas, como ações em redes sociais, criação de produtos conjuntos ou até eventos digitais em parceria. Outra grande estratégia é pensar em exclusividade. Desenvolva algo único ou limitado, pois isso gera expectativa dentro do mercado.

4. Explore o poder das redes sociais

A projeção de uma collab entre duas ou mais marcas anda lado a lado com o uso estratégico das redes sociais. É preciso explorar os desafios virais, as famosas “trends”, de forma adequada. Outro ponto diferencial é o uso de influenciadores para fortalecer a divulgação da collab ou a credibilidade do cobranding. 

Exemplos de collabs e cobrandings

Burger King e Carmed

Uma das colaborações mais inesperadas entre duas grandes marcas foi entre o Burger King e a Carmed, famosa marca de hidratantes labiais. Juntas, as empresas criaram um hidratante com o sabor e cheiro de carne grelhada, o “Carmed BK”. O resultado foi uma chuva de interações e comentários nas redes sociais, causando impacto imediato. 

Michael Jordan e Nike

Um dos cobrandings mais famosos e bem-sucedidos de todos os tempos é entre a Nike e o jogador de basquete Michael Jordan. O sucesso da parceria, que começou nos anos 80, deu origem a uma nova marca: Jordan, que colabora com a Nike em produtos exclusivos até os dias de hoje. 

O ponto central da parceria sempre foi: duas grandes figuras do esporte (uma marca e um atleta) unidos para criar experiências únicas para os fãs de basquete e amantes da moda esportiva. 

Grendene e 7Belo

A Grendene colaborou com a Arcor para criar uma linha de sandálias Zaxy inspiradas nas balas 7Belo. Lançada em novembro de 2024, as empresas trouxeram as cores vibrantes e o design característico das embalagens da 7Belo para o universo fashion. 

Por trás de cada collab ou cobranding de sucesso, existe uma ideia forte, um bom timing e uma equipe que sabe transformar sentimento em estratégia. Seja para lançar um novo produto, reposicionar sua marca, aumentar sua visibilidade digital ou criar colaborações que movimentem o mercado, contar com uma agência especializada faz toda a diferença.

Por isso, nós aqui da Trama podemos ser a parceira certa para você!