[CASE] Comunicação Integrada - Guardiões da Floresta Wickbold
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Guardiões da Floresta Wickbold

Promovemos a conscientização da sociedade sobre o extrativismo sustentável, reforçando o consumo consciente e as consequências positivas para o meio ambiente.

Líder no segmento de pães especiais e saudáveis, a Wickbold celebrou em 2021 seus 83 anos de atuação no Brasil. Atende de forma pioneira no país às demandas do consumidor por saudabilidade, tendo produtos reconhecidos pelo sabor e alta qualidade. O portfólio conta com cerca de 40 itens.

  • Prêmio Jatobá

    Case Vencedor 2021 - Comunicação Integrada

Em um ano de desmatamento recorde na Amazônia, o extrativismo sustentável é uma forma de manter a floresta em pé.

Conservar a natureza e levar trabalho às famílias ribeirinhas e aos povos tradicionais, que dependem diretamente dessa preservação para garantir sustento, seja com a coleta de castanha-do-Pará, de Babaçu, de Cacau ou de outros insumos amazônicos.

A Wickbold apoia o extrativismo sustentável com a compra de castanhas-do-Pará e farinha de babaçu de povos da região amazônica, em parceria com a rede Origens Brasil.

  • Impacto Social

    Sensibilizar a imprensa, os influenciadores e os demais stakeholders sobre o tema do impacto social positivo e como as empresas podem colaborar para a "Floresta em Pé".

  • ESG

    Estabelecer os pilares do discurso da Wickbold focado em ESG, contribuindo para a construção de uma imagem pública consistente e autêntica.

  • Povos Tradicionais

    Impactar os povos tradicionais (indígenas, ribeirinhos, quilombolas e extrativistas) e pessoas focadas em consumo consciente sobre o compromisso da marca com a cadeia de valor na região amazônica.

O primeiro grande desafio deste projeto era o de sensibilizar os públicos de relacionamento da marca para o tema do extrativismo sustentável e como as empresas podem colaborar para manter a “floresta em pé”.

Nesse sentido, atuamos na construção de uma campanha de comunicação, com ações de imprensa, branded content, marketing de influência, filme publicitário, convenção com o público interno e ativação em digital.

Filme publicitário desenvolvido pela agência Execution.

 

Foi criado um posicionamento diferenciado e uma narrativa única, autêntica e interligada em todos os canais de comunicação e pontos de contato com seus stakeholders. Todo o discurso da empresa foi focado nos pilares do ESG para a construção de uma imagem pública positiva e forte.

Toda a cadeia positiva gerada pela Wickbold, por meio da parceria existente desde 2015 com a rede Origens Brasil®, foi apresentada durante a campanha. Foi ressaltado que a marca contribui para diminuição da desigualdade social e a geração de renda  de comunidades da região Amazônica e do Nordeste, respeitando o meio ambiente e estimulando sua preservação.

Rede Origens Brasil

A rede Origens Brasil®, lançada em 2016, promove negócios sustentáveis na Amazônia, conectando povos indígenas, populações tradicionais, instituições de apoio e empresas.

A atuação visa estimular o comércio ético para gerar valor econômico, ambiental e social para toda a cadeia de produção, garantindo relações comerciais diretas com rastreabilidade, ética e transparência.

Ao escolher produtos com a marca Origens Brasil®, consumidores e empresas contribuem para a causa da rede: produzir para conservar, gerando valor para a Floresta em Pé para os povos que vivem dela, os verdadeiros guardiões do nosso patrimônio socioambiental.

Lançamento de Produtos

Com a participação de influenciadores digitais, fizemos o lançamento da linha Grão Sabor Raízes do Brasil, uma combinação exclusiva de insumos do Norte e do Nordeste, que chegam até a Wickbold por meio da rede Origens Brasil® e da ONG Amigos do Bem.

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Imagens do Press Kit enviado aos Influenciadores Digitais.

Além disso, na Web, foi veiculada a campanha digital “nutrir faz parte das nossas raízes”, para mostrar a cadeia de valor compartilhado por trás da nova linha Raízes do Brasil nas redes sociais.

case-wickbold-comunicacao-integrada-raizes-brasil

Peças digitais desenvolvidas pela agência Frat.

 

Para diferentes canais, a mensagem principal foi reforçar o consumo consciente e a cadeia positiva no impacto socioambiental.

depoimento-case-wickbold

Depoimento de uma seguidora das redes sociais da marca.

Narrativa Única e Diferenciada: o ESG

Para estabelecer os pilares do discurso da Wickbold focado em ESG, trabalhamos para tornar Pedro Wickbold, diretor geral da companhia, em um porta-voz referência no assunto, já que a empresa tem mudado a realidade de centenas de pessoas ao construir uma cadeia de valor com o uso de insumos da região Amazônica e do Nordeste em seus produtos, proporcionando geração de renda  para dezenas de famílias.

imprensa-case-wickbold-trama-amazonia

Alguns resultados de imprensa.

 

resultados

  • 100 matérias publicadas

  • 48 M valor em reais

    que a marca pagaria pelos espaços editoriais

  • 5 M audiência gerada pela mídia

  • 3 M público atingido pelas ações de digital

  • 59 % taxa de engajamento dos influencers

  • 34 press kits enviados

  • 286 % crescimento das buscas

    por “Wickbold” no Google

  • 12 .5 M de hectares

    de Floresta em pé protegidos pelo projeto

  • 34 T de castanhas-do-Pará e farinha de babaçu

    compradas pela Wickbold

  • 9 t de castanhas de caju

    compradas pela Wickbold

  • 1 M valor comercializado pela Wickbold

    nos parceiros do projeto (Origens Brasil® e Amigos do Bem)

  • 1 .000 indígenas, ribeirinhos, quilombolas e extrativistas

    impactados com geração de renda

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