Chevrolet Serviços Financeiros - Trama
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Chevrolet Serviços Financeiros

O desafio foi identificar, mapear, mensurar e implementar todos os processos desempenhados pelas áreas internas, promovendo a otimização de recursos por meio da efetiva gestão do conhecimento.

A Chevrolet Serviços Financeiros é uma instituição que administra os serviços financeiros oferecidos à Rede de Concessionárias Chevrolet e à General Motors do Brasil (GMB)

Faz isso dando suporte efetivo às políticas comerciais de ambas as empresas. Atuando no Brasil desde 1930, oferece soluções em financiamento, consórcio e seguros para os concessionários e seus clientes.

Um dos grandes desafios enfrentados recentemente pela instituição foi identificar, mapear, mensurar e implementar todos os processos desempenhados pelas áreas internas, promovendo a otimização de recursos por meio da efetiva gestão do conhecimento.

Dessa forma, a área de Process Excelence do cliente acionou a Trama com o objetivo de desenvolver uma campanha de aculturamento e comunicação interna cujo objetivo foi disseminar para todos os níveis de lideranças e colaboradores os conceitos atrelados ao Lean Six Sigma, metodologia de gestão de processos reconhecida internacionalmente e adotada com grande êxito por empresas do setor automotivo.

  • A campanha

    A estratégia de comunicação interna adotada pela Trama rendeu bons indicadores de engajamento.

  • Além disso, o projeto deu origem a novas ideias, dentro do próprio cliente, como a criação da “Feira de Process Excellence”, evento anual no qual as áreas internas da Chevrolet Serviços Financeiros podem inscrever seus cases de boas práticas em gestão e otimização de processos, de modo a compartilhar conhecimentos e experiências com todos os funcionários da instituição. Tal projeto piloto foi expandido para outras filiais da GM Financial mundo afora.

O cinema e o Lean Six Sigma

Elaboração de uma campanha de comunicação interna, com ações e peças totalmente tematizadas pelo primeiro filme de “Os vingadores”, um clássico da Marvel, cujo período de lançamento mundial coincidiu com o da realização das ações da área de Process Excelence da Chevrolet Serviços Financeiros.

Por que o cinema?

Com base no diagnóstico acerca do perfil “extra-muros” dos colaboradores da empresa, detectou-se a possibilidade de correlacionar o tema central da campanha à sétima arte, uma das fontes de lazer e entretenimento mais apreciadas por eles.

Como cada personagem de “Os vingadores” carrega consigo uma destreza, uma habilidade e comportamentos muito fortes, de fácil compreensão e assimilação por todos os níveis de público, decidimos aliar cada uma das expertises trazidas pelas personagens ao desenvolvimento de posturas e atitudes amplamente valorizadas pela Chevrolet Serviços Financeiros quando o assunto é gestão e otimização de processos. Isso contribui para gerar mais rápida assimilação dos conceitos frente a um assunto tão denso, ampliando o engajamento de todos. Principalmente dos líderes, colocados na campanha, em todas as suas fases, como verdadeiros diretores de cinema, responsáveis pelo resultado final da “obra”.

Chamando todos a esse protagonismo, seja por meio de peças de endomarketing criadas por nossa equipe (porta-retratos de mesa, cartazes e até um quebra-cabeças personalizado com os nomes de cada liderança), seja por meio de ações de transferência (treinamentos), a campanha contou ainda com uma iniciativa de cunho sociocultural, ao presentear os colaboradores da Chevrolet Serviços Financeiros, ao final do seu período de realização, com um par de ingressos para assistirem ao filme “Os Vingadores” no cinema, contribuindo assim para o fechamento da proposta com “chave de ouro” e o mais importante: alto índice de retenção das mensagens-chave.

Estratégia

Público-Alvo

Alta e média lideranças da empresa como foco prioritário para disseminação de conceitos atrelados ao Lean Six Sigma (gestão e otimização de processos). Após o aculturamento dos líderes, foi dado início ao cascading para a base operacional de toda a empresa, somando cerca de 350 colaboradores atingidos.

Planejamento

Alinhamento entre as áreas de Process Excelente, Recursos Humanos e Marketing sobre as ações globais da empresa no que tange à gestão e otimização de processos. Definição de cronograma de ações da campanha, estruturadas em fases (ciclos): lançamento, sensibilização, engajamento/sustentação e fechamento. Definição de KPI’s (indicadores de desempenho para a campanha – mensuração).

Pesquisa

Realização de diagnóstico acerca do perfil “extra-muros” dos colaboradores para tematização de toda a campanha. Pesquisa acerca de atividades culturais vigentes à época de realização da campanha que pudessem denotar certo alinhamento ao tema central (gestão e otimização de processos). Elaboração de proposta de ações de transferência (treinamentos) e engajamento (endomarketing).

DESAFIOS

Gerar uma campanha de comunicação interna que estimulasse a adoção de comportamentos e posturas desejáveis quanto à gestão e otimização de processos dentro da Chevrolet Serviços Financeiros.

  • Difundir e fortalecer aspectos ligados à cultura organizacional da empresa (tais como: excelência, integridade e trabalho em equipe) para as lideranças e para os colaboradores em geral, alinhando os discursos corporativos às práticas do dia a dia;
  • Estimular e ampliar a sinergia entre as áreas , promovendo a troca da experiências bem-sucedidas em gestão e otimiziação de processos;
  • Dar protagonismo às lideranças da empresa, reconhecendo o seu papel no engajamento de todos ao tema;
    Despertar e ampliar o senso de pertencimento, valorizando o capital humano como o principal ativo da marca.

resultados

  • 33 pessoas

    100% das lideranças atingidas com as ações de transferência

  • 350 Colaboradores engajados

    Junto ao tema "gestão e otimização de processos"

  • 82 % Nível de satisfação

    Dos colaboradores com a comunicação da campanha. Excelente e bom.

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