Com o advento das redes sociais, o assessor de imprensa tem que se comunicar de outro jeito, se reinventar! Separei algumas dicas bastante práticas que vão te inspirar sobre o tema.

Recentemente, com a ampliação do potencial da comunicação digital, a assessoria de imprensa estendeu sua atuação para outros campos, elevando sua capacidade de auxiliar o cliente a alcançar seus objetivos. A atuação com base em valores, estratégia e visão, o uso de múltiplos canais para relacionamento, particularmente as redes sociais e a fragmentação da audiência ampliaram os desafios de como a empresa se comunica, principalmente com os influenciadores digitais.

Um novo jeito de transmitir ideias

Se comunicar com jornalistas e veículos de comunicação requer uma linguagem mais elaborada, gramática sofisticada, muitas vezes técnica se estivermos abordando assuntos específicos – quem nunca teve um cliente de tecnologia?! Porém, quando temos que abordar os influenciadores, na maioria das vezes, o estilo de comunicação é totalmente diferente.  Muitos deles são celebridades, famosos, ou seja, o assessor de imprensa tem que se comunicar de outra forma, se adequar, usar palavras e jargões diferentes:

Linguagem rápida e objetiva

As redes sociais são extremamente dinâmicas, com stories e posts bombardeando os perfis do Instagram e Facebook a cada minuto. Sendo assim, a linguagem para abordarmos os influenciadores tem que ser a mesma: rápida e objetiva, sem mi mi mis.

Seja educado, até fofo, mas não falso

Sigo muitos dos influenciadores que estão no mailing dos meus clientes. Porém, isso não significa que só porque eu acompanho seus posts e stories, tenha uma admiração – e até um crush – por algum deles/ delas, que eu possa forçar a barra quando estiver me comunicando com eles. Educação é sempre bem-vinda, mas os influenciadores não são meus amigos. Não tente forçar “intimidade”, ser fofo, tudo bem. Se falso, não!

Conheça o influenciador

Pesquise seus gostos, o que ele faz, sua história. Dessa forma, você encontrará oportunidades de conectar o seu cliente com aquela influenciadora dos sonhos! Por exemplo, aquele super influencer está de mudança e você faz assessoria para uma empresa que fornece soluções tecnológicas para imóveis? Por que não colocar os dois em contato? A match made in heaven!

Quem é o público que segue o influenciador?

Para maximizar os resultados de uma possível parceria entre o seu cliente e o influencer, precisamos conhecer o público que segue esta pessoa. Se os seguidores não são o público que iria comprar o produto ou serviço, por que escolher este influenciador?

Os influenciadores digitais trouxeram um novo mercado onde a assessoria de imprensa pode divulgar seus clientes. As possibilidades são infinitas desde que sejam aproveitadas de forma estratégia. Como comunicólogos, é nosso dever nos expressarmos de forma clara e eficiente, seja qual for nosso público alvo: imprensa, clientes ou digital influencers. Boa sorte!