Continuando nossa série sobre as novas relações de trabalho, hoje, tratamos um pouco do perfil e anseios da geração Y nas organizações. Como as empresas devem se preparar para receber uma geração que, segundo pesquisas recentes (Fórum Econômico Mundial, Fundação Getúlio Vargas e Great Place to Work), tem potencial para transformar completamente o ambiente de trabalho e a forma de fazer negócios?

Confira 3 características dessa geração e prepare-se:

Transparência é prioridade

Divulgar resultados, sejam positivos ou negativos, é uma ação essencial para despertar o sentimento de equipe e incentivar melhores desempenhos, destacando a importância do papel de cada um na construção de uma marca. Para a geração Y, a transparência representa um dos fatores decisivos para escolha de ingressar em uma empresa, ou permanecer na mesma, segundo estudo da GPW.

Em tempos de barreiras inexistentes no acesso a informações, é natural que a geração que cresceu com a internet queira que o fruto de seu trabalho seja compartilhado.

Colaborar para crescer

Como desdobramento natural da cultura de internet, a colaboração é parte intrínseca do perfil da geração Y. Para eles, trabalhar em equipe é mais do que assumir responsabilidades diferentes em prol de um objetivo comum. É, efetiva e ativamente, participar do processo de construção de algo novo, da resolução de problemas e superação de desafios, é contribuir.

O envolvimento, desde que existam oportunidades reais de diálogo com lideranças, tem potencial de engajar essa geração, basta incentivar a participação ativa, com feedback contínuo.

Cultura = Identidade

Um tema que traz pouca novidade, a cultura organizacional, para os nascidos entre as décadas de 1980 e 1990, é relacionada a um sentimento de propósito e vai além de ambientes de trabalho descontraídos e benefícios como férias ilimitadas. É preciso existir uma identificação com a cultura da empresa, com suas práticas, conduta e com o que a marca representa.

Nesse ponto, processos seletivos possuem uma participação importante, mas, se a cultura desejada não é promovida, e mantida, as chances de perda de talentos são grandes. Ações que reforcem práticas e clima desejados são um importante recurso.

A comunicação é a chave para informar os resultados da sua empresa, promover um ambiente colaborativo e disseminar a cultura organizacional. Tem algum projeto do tipo? Fale com a Trama! Temos alguns cases e ideias que podemos apresentar.