Blog

3-tipos-influenciadores-digitais
Marketing 21.09.2019

Celebridade, Autoridade ou Ativista? Conheça os 3 tipos de influenciadores digitais que podem bombar a sua ação

Você já conhece o poder dos influenciadores digitais! Mas, na hora de escolher perfis específicos para a sua ação, você ainda fica naquela dúvida sobre o que eles de fato oferecem? Então chega de dúvidas! Nesse texto você vai conhecer os três tipos mais comuns de influenciadores digitais e como cada um deles pode bombar a sua ação.

 

influenciadores-digitais-4-tipos

 

Os influenciadores digitais mudaram a maneira das empresas se comunicarem com o público. Hoje em dia, eles podem aumentar o alcance do seu negócio, assim como a repercussão em cima de um produto ou serviço.

Por isso, depois de definir uma estratégia clara de marketing de influência, é importante saber qual o tipo de persona mais combina com o seu objetivo e qual delas vai te ajudar a alcançar os resultados que deseja.

Quer saber quem são, o que comem e como vivem os influenciadores digitais? Separamos aqui os três tipos mais comuns do mercado para te ajudar a decidir qual deles será o mais estratégico para sua ação:

 

CELEBRIDADE: ideal para tornar a marca conhecida

Os influenciadores digitais conhecidos como “celebridades” são os que possuem um grande poder de alcance, com um número elevado de seguidores.

Eles não falam de um assunto específico e abordam diversos temas de uma forma bastante genérica. Isso significa dizer que em uma ação com eles você vai atingir muita gente, mas o custo será alto e uma boa parte do público não faz parte da persona que você busca. Afinal, eles falam de muitos assuntos e atraem muitas pessoas, mas não são especialistas em um nicho.

Aqui é muito comum ver famosos, como atrizes, atores e apresentadores, que vieram da televisão e migraram para o digital, como uma forma de monetizar, ainda mais, suas imagens.

 

Quando procurar esse perfil?

Tudo depende do seu objetivo de marketing. Então, procure esses influencers se o intuito for dar visibilidade a um produto ou marca. Se você quer tornar algo conhecido e aumentar o seu alcance, esse é o tipo de influenciador digital que deve buscar.

Exemplos: Whindersson Nunes, Giovanna Ewbank e Bruna Marquezine.

 

influenciadores-digitais-celebridades

 

AUTORIDADE: o influencer com experiência e conhecimento

Os influenciadores digitais considerados “autoridade” são aqueles que ganharam respeito dentro do seu segmento de atuação.

Por dominarem um determinado assunto, eles conquistaram a confiança dos seguidores. Tudo isso devido à sua experiência e conhecimento sobre determinado tema ou target. São verdadeiros especialistas.

Normalmente, eles são aqueles que escrevem livros e fazem palestras. Também possuem um público mais específico e a sua taxa de engajamento é alta, mesmo quando a audiência do perfil é baixa.

 

Quando procurar esse perfil?

Escolha quando o seu objetivo de marketing for conhecer melhor a percepção das pessoas sobre a marca. O retorno é qualificado, já que os seguidores do perfil estarão diretamente ligados à sua persona. Além disso, quando recomendam algum produto ou serviço, a relevância dessa opinião é alta.

Exemplos: Nathalia Arcuri, Drauzio Varella e Domingos Mantelli.

 

influenciadores-digitais-autoridade

 

ATIVISTA: debates relevantes para os seguidores

Os influenciadores digitais “ativistas” tratam de temas sociais relevantes e propõem novas formas de reflexão.

Eles são famosos por levantarem uma bandeira, ou seja, definirem uma causa e lutarem por ela. Normalmente, os assuntos abordados possuem um cunho social ou humanitário. O fato é que eles trabalham em cima de um propósito maior e possuem o desejo de mudar o mundo.

 

Porque eles são importantes para as marcas?

Por meio dos ativistas, as empresas conseguem aumentar o nível de humanização dos seus produtos e serviços, além de participar de discussões relevantes para a sociedade.

A persona de tais perfis – composta por um público que acredita nos mesmos ideais de tal influenciador – valoriza as companhias que adotam esses tipos de valores.

Os ativistas permitem uma discussão que vai além de números, lançamentos e portfólio. Eles possibilitam que a marca mostre seu diferencial na sociedade, seus valores, suas ações para a construção de um mundo melhor e seu papel de relevância para o dia a dia das pessoas.

 

Quando procurar esse perfil?

Eles possuem um alto poder de engajamento entre os seus seguidores, já que estão conectados por uma causa em comum. Por isso, se a sua ação está alinhada a um assunto social ou humanitário, eles são de extrema relevância e chegou a hora de procurar esse perfil. No entanto, é importante lembrar que a marca, para se aproximar desse tipo de influenciador digital, precisa apresentar uma proposta que esteja de acordo com a bandeira dele. O objetivo de marketing não pode entrar em conflito com os ideais da sua causa.

Exemplos: Jout Jout, Gabi Oliveira e Vitor Dicastro.

 

influenciadores-digitais-ativistas

 

Sobre o autor

Comentários:
Fazer um comentário
Deixe um Comentário

Font Resize