Aposte nesse público local e aumente a relevância da sua marca

 

O relacionamento com influenciadores digitais já está presente nas campanhas das pequenas, médias e grandes empresas. Essa tática é muito utilizada e as marcas apostam cada vez mais suas fichas nesse segmento, que está alcançando números cada vez maiores de pessoas.

Com esse contexto, as campanhas feitas com influenciadores digitais regionais conseguem conversar com um público menor, mais específico da sua região e que estão muito interessados em saber como aquela campanha pode impactar localmente a sua vida.

Por isso, os influencers regionais oferecem uma relevância maior do que os de nível nacional.

 

 

Quem são os microinfluenciadores digitais regionais?

Os influenciadores de âmbito regional são um desafio para as marcas. Na maioria dos casos, eles são microinfluenciadores, que atuam nessa regionalidade, e são bem segmentados e focados em gastronomia, turismo, lifestyle e outros nichos.

Vale ressaltar que esses microinfluenciadores dão ótimos resultados às marcas, já que os conteúdos são autorais e consistentes e, com isso, acabam conquistando uma rede muito fiel e engajada. Além disso esses influenciadores se mostram envolvidos pessoalmente nas divulgações e são vistos como mais confiáveis e próximos aos seus seguidores.

 

Quer (ou precisa) começar a se relacionar com influenciadores regionais? Abaixo te apresento algumas dicas de como achar os melhores para sua campanha:

 

 

  1. Use Hashtags

Primeiro, tenha em seu planejamento qual a cidade escolhida para fazer a campanha. Depois, procure o nome da cidade pela hashtag, por exemplo, #RiodeJaneiro e fique de olho nas pessoas que utilizaram essa #.

Cuidado para não confundir quem está de passeio pela cidade e quem realmente mora lá, então, vale a pena dar aquela vasculhada a fundo no perfil da pessoa ou até mesmo mandar uma mensagem por direct.

 

 

  1. Plataformas digitais são aliadas importantes

Hoje em dia já existem muitas plataformas que ajudam as marcas nas estratégias de marketing de influência e que possuem uma lista gigantesca com perfis completos de vários tipos de influenciadores.

Essas plataformas ajudam a identificar diversas informações sobre cada influencer e, principalmente, a cidade que ele reside ou que sempre frequenta.

 

 

  1. Aposte em Empresas/Marcas Regionais

Uma boa dica é apostar em salões de beleza, bares, restaurantes e marcas que sejam da região escolhida para a campanha. Procure influencers que marquem, sigam e frequentem esses lugares.

Influenciadoras de beleza, por exemplo, podem marcar algum salão que frequentaram, ou algum restaurante que foram jantar e assim por diante.

Outra dica é entrar na rede social da marca e pesquisar se eles tiraram foto de algum influenciador no local, se marcaram a pessoa ou mesmo se seguem alguém relevante para a região.

 

O sucesso da campanha só chega quando se tem um objetivo bem alinhado junto à divulgação regional da ação. Depois de escolher os influenciadores, é necessário alinhá-los com o público da marca para não perder a legitimidade e tornar a campanha efetiva.

Sobre esse tema, quero compartilhar contigo dois textos que já publicamos aqui e que vão te dar mais informações sobre isso:

Microinfluenciadores Digitais – é com eles que a sua estratégia vai bombar.

5 dicas para incluir os influenciadores digitais no seu planejamento de 2020.