Em um ecossistema digital cada vez mais descentralizado, onde a reputação de uma marca pode ser impactada por um comentário no Instagram ou numa thread no TikTok, entender o que as pessoas realmente estão dizendo – e sentindo – sobre a sua empresa se tornou essencial. 

É nesse cenário que o Social Listening se firma como uma Ferramenta Estratégica de Inteligência em Comunicação Digital. 

O que é Social Listening

O que é Social Listening

O Social Listening é o processo de monitorar, coletar e interpretar conversas online sobre marcas, produtos, tendências e concorrentes. Diferente do monitoramento tradicional, que se restringe a dados quantitativos, o Social Listening foca na qualidade da conversa: sentimentos, contexto, intenções. 

“O tom, a ironia e até os silêncios dizem muito. A escuta qualificada permite entender não só o que está na superfície, mas as motivações e expectativas que guiam o comportamento das pessoas”, comenta Helen Garcia, diretora de Comunicação Integrada do Grupo Trama Reputale.

Helen Garcia, diretora de Comunicação Integrada do Grupo Trama Reputale.

Esse tipo de percepção é o que permite construir marcas mais humanas, estratégias mais conectadas e experiências mais memoráveis, tornando as decisões de marketing, reputação e produtos mais acertadas. 

Por que Social Listening é importante em estratégias de Comunicação Digital

Por que Social Listening é importante em estratégias de Comunicação Digital

O Social Listening funciona como uma ponte entre dados pulverizados e decisões centralizadas. Imagine um time de comunicação recebendo sinais vindos do Instagram, TikTok, LinkedIn, YouTube e do Reclame Aqui. Como unificar essas mensagens sem perder o tom? 

Outra vantagem poderosa é a de prever movimentos de mercado e antecipar crises antes que ganhem escala. No ambiente digital, quem age rápido ganha vantagem competitiva. 

Abaixo, trago três frentes importantes que devem ser levadas em conta no momento da integração do Social Listening com o Digital:

1.Integrar de Canais com inteligência

Redes sociais, blogs, e-commerce, reviews, fóruns e até mensagens diretas. Em uma jornada de compra cada vez mais fragmentada, o Social Listening unifica a leitura do comportamento do consumidor nesses diversos pontos de contato.

2. Adaptar Conteúdo e Tom em tempo real

Quando uma tendência cultural ou um tema sensível emerge, as marcas precisam se posicionar. O Social Listening fornece os sinais certos para ajustar campanhas e linguagem antes que o contexto mude.

3. Alinhar Comunicação e Produto

Insights vindos das redes ajudam a melhorar serviços, ajustar produtos ou antecipar demandas, conectando áreas como marketing, atendimento, produto e inovação.

4. Use a melhor ferramenta para você e sua realidade

Sem o apoio das ferramentas certas, não é viável produzir um relatório analítico e 360º de tudo que as pessoas estão falando em diversos canais. Com o auxílio das tecnologias, é possível compilar tudo isso em um só lugar, o que torna o trabalho mais eficiente. 

“O Social Listening nos ajuda a conectar os pontos da jornada do consumidor com empatia e precisão. Não se trata apenas de responder rápido, mas de entender profundamente o que está por trás de cada menção: uma expectativa, uma frustração, um desejo não atendidos. É essa escuta ativa que diferencia estratégias comuns de estratégias realmente integradas.”, completa Helen. 

Como trabalhamos com o Social Listening nos nossos clientes

Aqui na agência, contamos com cases que ilustram perfeitamente o que foi dito até aqui. Da integração de canais ao alinhamento entre conteúdo e produto, tudo isso é colocado em prática pelo nosso time de conteúdo digital a partir de um movimento simples: o da escuta. 

Entretenimento 

Trabalhamos com um cliente que detém os direitos de uma animação infantil de sucesso no Brasil. Em uma determinada postagem para as redes sociais deste cliente, pensamos em um conteúdo isolado, mostrando como seria um dos personagens na vida real. O sucesso foi tanto – avaliado a partir de estratégias de Social Listening – que precisamos fazer uma série com outros personagens do desenho. As pessoas queriam e pediram por mais. 

Food e Facilities 

Atendemos um cliente da área de food e facilities que passou por uma crise recentemente em um dos seus refeitórios mais famosos. A nossa tática foi buscar informações de tudo que fosse referente ao assunto. A partir disso, criamos um FAQ – um questionário de perguntas e respostas frequentes já programadas. Essa estratégia ajudou a empresa a perceber uma mudança significativa nos níveis de satisfação dos clientes, que são monitorados a todo momento. 

Se você quer entender como o Social Listening pode transformar a Presença Digital da sua marca, fale com o time de Digital da agência. Temos cases concretos de como essa escuta ativa gerou inovação, engajamento e reputação positiva em empresas dos mais diversos segmentos.  

 

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