Atualmente, temos à nossa disposição uma variedade de redes sociais e aplicações com milhões de usuários nas quais a informação circula continuamente e se divide (links, fotos, comentários, vídeos e opiniões).

Neste cenário, os consumidores ganham voz ativa e expressam suas experiências vividas com a marca/produto livremente. Com isso, é fundamental que as empresas se insiram no ambiente virtual e, muito além de comunicar, que ouçam o que as pessoas têm a dizer. Somente assim, será possível posicionar-se estrategicamente e empreender ações de comunicação digital dirigida.

Para as pequenas e médias empresas, o boom das redes sociais é uma oportunidade a ser explorada, não somente para ter um posicionamento digital, mas para alicerçar relacionamentos, gerar negócios, atrair novos consumidores e reter os antigos.

Os veículos digitais, comparado às mídias tradicionais, possuem menor custo e, além disso, proporcionam um feedback do stakeholders com mais rapidez e transparência.

Para Ayala Lopes, Analista de Comunicação na Trama e que realiza o planejamento e a execução de ações e campanhas nas Mídias Sociais para os mais variados perfis de empresas/clientes, a comunicação nas redes, além de mais rentável, é mais humana e dinâmica. “Mas, é preciso atentarmos para alguns aspectos importantes. Estar por estar nas mídias sociais é fria. O conteúdo precisa ser relevante para atrair a atenção do público. Além disso, esses canais servem como fontes importantes de pesquisa para os negócios de nossos clientes”, diz a consultora que monitora diariamente as tendências e ferramentas para empresas como: Avid Brasil, Seal Telecom e Colégio Santa Amália.

Confira algumas dicas fundamentais para utilizar as redes sociais como ferramenta de negócios:

  • Site atualizado: antes de qualquer ação em redes sociais, é primordial ter um site atualizado para que os stakeholders possam buscar mais informações sobre a companhia;
  • Interação com consumidores: as redes sociais permitem à empresa a interação com seu público. Com isso, a marca pode conhecer consumidores, identificar desejos e fazer que seu mix de produtos e serviços seja cada vez mais assertivo para seu público-alvo;
  • Defina o canal com base no perfil da companhia: a escolha do canal de atuação da empresa deve ser feita de acordo com seu público-alvo;
  • Alinhar conteúdo: o alinhamento do conteúdo para que o usuário saiba o que poderá encontrar no perfil da marca, assim como criar cronograma com possíveis ações e promoções, pode ser muito estratégico para dar visibilidade à marca;
  • Planejamento: monitorar canais, produzir conteúdos relevantes aos consumidores e se relacionar com clientes (SAC 2.0) são estratégias fundamentais para PMEs ganharem força nas redes sociais;
  • Nada de amadorismo: apesar de parecer fácil, a atuação em redes sociais é uma estratégia de marketing, que deve seguir as diretrizes apontadas pela empresa em seu plano. E, para isso, é necessário contar com um profissional especializado no assunto.