Com o crescimento das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), é notável o surgimento de novos canais de comunicação na sociedade moderna. Tal avanço é rápido e exige que as organizações repensem seus modelos de relacionamento com os mais variados públicos de interesse – ação que não deve ser estabelecida sem um alinhamento em relação à estratégia global das próprias entidades.

O uso das mídias digitais, quando bem planejado, pode facilitar e dinamizar o processo de comunicação, provocando impactos significativos no relacionamento da empresa com seus targets e, por consequência, no crescimento dos negócios.
Quando falamos em gestão estratégica e planejamento não significa arquitetar bons ambientes virtuais e postar informações que “vêm à cabeça”. O planejamento deve ser integrado às três maiores vertentes da comunicação: mercadológica, interna e institucional.

Para que a presença das empresas na ambiência digital reflita a vida coorporativa e alcance seus objetivos é importante analisar os seguintes aspectos: cultura, imagem organizacional, os propósitos, os stakeholders com os quais a organização dialoga e as intenções pretendidas com ações de comunicação digital.
Após esse levantamento, é possível dirigir a mensagem para cada grupo de pessoas simultaneamente, adequando a ferramenta digital e o discurso de acordo com o perfil de cada um.
Portanto, posicionar sua empresa no ambiente virtual vai além de abrir um blog corporativo, um novo site, um canal no Twitter ou um perfil no Facebook. É necessário um planejamento integrado à realidade da organização. Afinal, de que adianta manter um canal na internet se o perfil do seu público não dispõe de fácil acesso à mesma? Ou mesmo, criar blogs, conteúdo no twitter e em outros sites aleatórios sem um objetivo direcionado e integrado?

Certamente, serão ações que não produziram o efeito desejado! Pense nisso!