Como a bpbioenergy transformou sua comunicação interna e ampliou o engajamento dos colaboradores com dados e escuta ativa.
A bpbioenergy é uma das líderes brasileiras em bioenergia de baixo carbono. Fundada em 2019 como a joint-venture BPBungeBioenergia, a companhia transforma cana-de-açúcar (insumo 100% renovável) em etanol, açúcar e bioeletricidade em um modelo de economia circular, reaproveitando todos os subprodutos e alcançando zero desperdício.
Em um setor no qual a distância e a rotina desafiam a comunicação, a escuta se tornou energia transformadora. Como a cana-de-açúcar, que se transforma em bioenergia, a voz do colaborador virou combustível para a cultura da bp bioenergy.
A transformação começou com um diagnóstico profundo: mesmo com altos índices de orgulho e clima positivo, havia silêncios relevantes — como a falta de clareza estratégica e ausência de processos contínuos de escuta.
Foi nesse cenário que a Radar Pulse fez a diferença: uma metodologia viva, capaz de transformar dados em decisões e colaboradores em protagonistas da mudança.
Engajamento Ampliado
Aumento de 65% na participação nas pesquisas Radar Pulse a partir da segunda edição, com 60% dos respondentes vindos das áreas operacionais — mostrando o avanço da escuta ativa.
Clareza Estratégica
Mais de 80% de assimilação e interesse nos temas de segurança, ética e orgulho de pertencer. A percepção de liderança pouco participativa caiu de 12% para 9%.
Comunicação Inclusiva
Ativação de grupos de distribuição por unidade no WhatsApp e expansão de conteúdos audiovisuais para alcançar colaboradores em todas as plantas, garantindo acesso às informações em tempo real.
Em 2023, um Diagnóstico de Marca Empregadora (RadarEmployerBranding, realizado pelo Grupo Trama-Reputale) revelou altos níveis de orgulho em pertencer à organização e satisfação em relação às relações internas entre colegas, líderes e equipes, bem como em reputação percebida pelos funcionários.
No entanto, a pesquisa também indicou fragilidades, como falta de clareza sobre a estratégia do negócio e seu desenvolvimento, além da ausência de processos e práticas para melhorar a mensuração e gestão dos dados da comunicação interna, um dos grandes desafios das organizações, segundo a pesquisa Tendências da Comunicação Interna da ABERJE (2025).
A iminente mudança de identidade para bpbioenergy (com a aquisição da parte da Bunge pela bp), teve impacto relevante nesse cenário.
Desafios
A BP Bionergy buscava aprimorar a Comunicação Interna, com foco em compreender a percepção dos colaboradores sobre os canais, temas e práticas adotadas pela empresa. O desafio era mensurar o engajamento e identificar oportunidades de melhoria, traduzindo dados em ações concretas de relacionamento e cultura corporativa.
Desafios organizacionais:
Cenário multicultural, com presença nacional.
Predominância de público operacional (67% dos colaboradores), em unidades agroindustriais.
Ambiente interno de insegurança frente às mudanças organizacionais dos últimos anos.
Falta de indicadores confiáveis para a comunicação interna.
Desafios operacionais:
Falta de acesso a computadores por áreas operacionais com rotinas intensas.
Perfil educacional diverso, com proficiência digital deficitária.
Desconexão entre área agrícola e canais institucionais tradicionais.
Liderança pouco comunicadora e sem cultura de cascateamento.
Estratégia
A Trama desenvolveu a Pesquisa Pulse, uma metodologia de diagnóstico customizada para medir a efetividade da comunicação interna da BP Bionergy. O processo envolveu desde a definição dos pilares de comunicação até a análise qualitativa dos resultados, com apoio de ferramentas digitais para coleta e interpretação dos dados.
O objetivo foi mais do que avaliar canais: compreender como a comunicação se traduz em confiança, pertencimento e alinhamento estratégico entre equipes e liderança.
Ações Implementadas
Condução de entrevistas exploratórias com amostras representativas de colaboradores.
“As comunicações poderiam acontecer de maneira mais ágil e alcançar mais o campo, já que 70 % da usina é operação. Precisa de um olhar mais simples”. diz colaborador em sua opinião coletada em pesquisa.
Aplicação da pesquisa Pulse de Comunicação Interna, com perguntas estruturadas e abertas.
Análise estatística e qualitativa dos resultados.
Desenvolvimento de plano de ação com base nos principais achados.
Apresentação executiva com recomendações de melhoria contínua.
Videocase – BP Bioenergy
Resultados que transformam
Certificação Great Place to Work em 2024 e 2025, com a 16ª posição no ranking nacional Agronegócio.
Cases como este mostram que Comunicação Interna é muito mais do que informar — é escutar, entender e agir com estratégia.
Resultados
65 %
de aumento de participação na Radar Pulse a partir da 2ª edição.
54 %Crescimento
presença de colaboradores como personagens em conteúdos internos (2024).
40 %Média
de confiança/satisfação com a Comunicação Interna
+119 %de amplicação
do alcance no linkedin com crescimento de 32% do volume de publicações ôrganicas de colaboradores no Linkedin