Quando o clima afeta a infância - Trama
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Quando o clima afeta a infância

Como falar de clima sem esquecer quem mais sente seus efeitos? Este case do UNICEF reposiciona a cobertura climática sob a ótica de crianças e adolescentes, capacitando jornalistas para enxergar impactos reais (saúde, educação, proteção, segurança alimentar) e transformar dados em histórias que mobilizam políticas públicas. Um projeto para afinar a “lente” da imprensa — e colocar a infância no centro da pauta ambiental.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Em 2024, 1,17M de estudantes tiveram aulas interrompidas por eventos extremos e 33M enfrentam hoje o dobro de dias de calor em relação a seus avós, afetando saúde, nutrição e bem-estar.

Embora sejam os mais vulneráveis, crianças e adolescentes ainda são pouco contemplados em políticas e narrativas jornalísticas. A nova NDC brasileira incluiu pela primeira vez os direitos da infância. Um marco importante, que agora
precisa se traduzir em implementação efetiva.

Afinal, a crise climática é, sobretudo, uma crise de direitos, o que torna urgente apoiar jornalistas para que tragam esse recorte ao debate público rumo à COP30.

  • O desafio para pautar a infância e adolescência na crise climática

  • Sensibilizar jornalistas e editores para o fato de que a crise climática é também uma crise humanitária que ameaça diretamente os direitos de crianças e adolescentes.

  • Engajar veículos de tier 1 e regionais em uma iniciativa inédita, garantindo diversidade de olhares na cobertura sobre clima e infância.

  • Traduzir dados e evidências sobre os impactos climáticos na infância em conteúdos acessíveis e aplicáveis à prática jornalística.

  • Promover a troca direta entre jornalistas e especialistas do UNICEF, consolidando a organização como fonte estratégica de referência em clima e infância.

Estratégia para qualificar a cobertura climática

A estratégia partiu do reconhecimento de que a crise climática é também uma crise de direitos da infância, ainda pouco incorporada pela imprensa. O UNICEF estruturou o workshop como ação de advocacy e comunicação, com três eixos:

Posicionamento

Consolidar o UNICEF como fonte confiável em clima e infância.

Capacitação

Oferecer painéis sobre impactos nas áreas de saúde, educação, proteção e acesso à água.

Ferramentas Práticas

Dados e orientações para integrar o recorte infantojuvenil de forma transversal às pautas.

Ações Realizadas

Workshop “Crianças e adolescentes no centro da cobertura climática”.

Iniciativa para qualificar jornalistas e editores a tratarem a crise climática como uma crise de direitos da infância e adolescência.

Por meio de painéis com especialistas, dados atualizados e ferramentas práticas de apuração, o UNICEF ofereceu suporte para que a imprensa incorporasse o olhar infantojuvenil em pautas sobre clima, conectando saúde, educação, proteção e acesso à água às discussões da COP30 e à nova NDC brasileira.

O evento online teve duas horas de duração e reuniu repórteres e editores de diferentes editorias.

Foram conduzidos três painéis:

  • Impactos da crise climática nos direitos da infância;
  • Como construir pautas com recorte infantojuvenil;
  • e a COP30 e a nova NDC brasileira.

A iniciativa priorizou a troca direta entre especialistas do UNICEF e jornalistas, com espaço para perguntas e debates sobre como integrar o recorte infantojuvenil na cobertura climática, especialmente no contexto da COP30.

 

 

Resultados

  • 44 Jornalistas

    participaram do workshop, representando 36 veículos de imprensa

  • 2 Horas

    de conteúdo qualificado com especialistas do UNICEF sobre clima e infância

  • 100 %

    dos feedbacks ressaltaram relevância do tema e qualidade do conteúdo

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