Estratégias e ações táticas
1) Realização de um diagnóstico de comunicação interna com o objetivo de ouvir os colaboradores sobre o mural, buscando entender suas expectativas em relação ao canal.
2) Dar voz e vez aos colaboradores, tornando suas imagens, histórias, engajamento e participação evidentes no canal – não só nos conteúdos dos informes, mas – e principalmente – na produção dos mesmos.
3) Envolver os colaboradores – do chão de fábrica à alta liderança, com ou sem experiência em comunicação – na construção de um mural 100% participativo, onde as pessoas fossem, ao mesmo tempo, personagens das histórias e agentes do protagonismo na geração dos conteúdos e suporte aos departamentos em suas necessidades de comunicação.
4) Tornar o mural um canal aproximativo e com linguagem visual simplificada, alinhado às mensagens-chave e atributos de marca.
5) Reformulação completa do canal, apresentando novas editorias e assuntos, além de uma versão digital (em formato de newsletter) com adaptação das notícias do mural semanal para os colaboradores com acesso a e-mail corporativo.
6) Criação de 3 núcleos de CI, um em cada unidade fabril/escritório da AB Brasil, formados por colaboradores de diversas áreas da empresa, responsáveis pelo processo de construção das pautas do mural:
- 1 no escritório da matriz em SP + unidade de Jundiaí;
- 1 na fábrica de Sorocaba;
- 1 na fábrica de Pederneiras.
7) Implementação de treinamentos mensais de ações práticas de comunicação interna para os núcleos de CI de cada planta, visando:
- Desenvolver uma cultura de comunicação estratégica, uma vez que os colaborares desses núcleos não possuíam experiência prévia em comunicação;
- Compreender o processo de disseminação das informações (campanhas, ações e planos) das áreas de forma estratégica e engajadora para todos os colaboradores;
- Promover o envolvimento e a correlação das atividades das diferentes áreas;
- Desenvolver o alinhamento de discurso das equipes para a manutenção de cultura e práticas coesas;
- Promover claramente as metas e objetivos para reforçar oengajamento com ações definidas;
- Mensurar o envolvimento e o nível de conhecimento dos colaboradores acerca das estratégias organizacionais e conduta desejada;
- Criar lâminas corporativas/institucionais e lâminas específicas para cada BU, chamadas de regionais, contendo as informações peculiares somente a cada unidade.