Cenário
A CMPC Brasil fica localizada no Rio Grande do Sul, faz parte do grupo chileno CMPC e produz 1,9 milhão de toneladas de celulose, matéria-prima biodegradável para fabricação de produtos presentes em mais de 40 itens do cotidiano das pessoas. A empresa gera 6,5 mil postos de trabalhos diretos e, considerando os empregos indiretos e induzidos, é responsável pela criação de 45 mil empregos, sendo a maior indústria do estado. Em 2020, o grupo CMPC comemora 100 anos de atuação no mundo e conta com mais de 17 mil colaboradores em oito países.
Há 10 anos no país, a empresa consolidou suas operações na cidade de Guaíba na região metropolitana de Porto Alegre, e está presente em mais de 71 cidades do estado com operações florestais e logísticas. O relacionamento com as comunidades era inadequado, especialmente em Guaíba, cidade na qual está localizada a unidade industrial. A ausência de diálogo, comunicação
e informações gerou uma série de equívocos a respeito da empresa e seus processos.
Muitas pessoas da comunidade não conheciam a CMPC, por vezes confundiam com outras marcas, desconheciam o produto fabricado ou imaginavam que a empresa poluía e não aplicava o desenvolvimento sustentável. E, desde 2019, começaram a surgir reclamações nos canais digitais
e cobranças a respeito do posicionamento da empresa para com a comunidade.

Desafios
- Fortalecer a imagem da marca como uma empresa genuinamente sustentável – por meio de seus três pilares: conviver, criar e conservar – preocupada com o meio ambiente e com as pessoas;
- Informar e educar a comunidade a respeito da marca e seus processos;
- Aproximar-se das comunidades do entorno a fim de estabelecer uma relação de confiança com as pessoas;
- Ampliar o alcance de marca no estado do
Estratégias e Ações Táticas
Resultados
comunidade de Guaíba lembra primeiro da CMPC quando pensa em uma grande indústria no RS
pessoas que associam a CMPC com relacionamento com comunidades
afirmam que a CMPC não tem aspectos negativos
aumento na base de fãs e seguidores da marca nas redes sociais
taxa média de engajamento
média de comentários positivos no período da campanha
Cases
Feitos com muito engajamento...