O Instagram, rede social que ajudou a impulsionar os influenciadores digitais, começou a ocultar as curtidas e visualizações de vídeo na plataforma.
Com essa novidade, apenas o administrador do perfil tem acesso às informações sobre os likes, enquanto os demais usuários não conseguem ver a quantidade exata das curtidas.
Qual foi o impacto dessa mudança para os influencers? Quais são os motivos que levaram o Instagram a fazer essa alteração?
Nem de longe! É importante lembrar que uma das características principais do trabalho de relacionamento com influenciadores digitais é fazer a conexão entre a marca e os seus seguidores.
Então, mesmo com possíveis e reais alterações nos algoritmos das redes sociais, com o passar do tempo, essa tendência não está nem próxima de parar.
Aliás, a gente acredita tanto nessa ideia aqui na Trama que quero indicar a você um texto super bacana para você incluir os influenciadores digitais no seu planejamento de comunicação de 2020. Acesse lá!
Pressão. Popularidade. Comparação. Com todos esses atributos constantemente relacionados à atuação do Instagram, a rede social resolveu repensar a sua responsabilidade dentro desse universo de likes.
Não podemos nos esquecer dos debates sobre ansiedade por conta das redes sociais. Seguidores, visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos se tornaram um combo para medir aceitação pessoal. Então, sim, o aumento da ansiedade influenciou.
“Não queremos que a nossa plataforma pareça um lugar de competição. Queremos que as pessoas se preocupem menos com o número de likes que recebem e dediquem mais tempo para se conectarem com as pessoas de que gostam”, explica Adam Mosseri, presidente do Instagram.
É fato que a quantidade de seguidores serve para mostrar o alcance de um influenciador digital e ainda revela quantas pessoas podem ter contato com determinada mensagem. Mas, será que é a única métrica relevante?
Eu já te respondo que não. Com o fim dos likes, os comentários e itens compartilhados ganharam ainda mais importância, o que obriga agências e marcas a fazerem uma análise completa do perfil do influencer antes de decidir que ele será um bom canal de comunicação para determinada campanha ou divulgação.
“Precisamos avaliar os comentários nas publicações e perceber se os seguidores realmente discutem sobre o conteúdo do post, para entendermos a qualidade da interação”, comenta Sandra Bonani, diretora de influência da Trama.
A verdade é que o índice de engajamento não sofrerá com a recente mudança do Instagram, porque o administrador da página continua com o acesso aos números. Por isso, em caso de publipost, uma possibilidade de estreitar o relacionamento influenciador/marca é que os influencers apresentem relatórios, com informações concedidas apenas aos donos do perfil.
Nesse novo momento do Instagram, tem uma palavra-chave que vai fazer toda a diferença: conteúdo!
Se um influenciador digital consegue fornecer originalidade, ele será considerado um criado de conteúdo ainda mais relevante. Ou seja, ele ganha engajamento com os seguidores e a consequência disso é a maior visibilidade.
“Com essa ausência de likes, os influenciadores precisam parar de pensar em apenas curtidas e têm que entregar um bom conteúdo”, complementa Bonani.
Quer uma dica? Seja autêntico! Além disso, não deixe de interagir com as pessoas que te seguem e proporcione debates de qualidade.
Como essa mudança é recente, ainda é cedo para avaliarmos o real impacto da ausência de likes no Instagram. Mas, então, o que muda de fato? Como o administrador do perfil continua com o acesso às curtidas, a diferença agora é que ele não consegue se comparar com outros influencers.
Se o conteúdo for bom e original, o influencer tiver o relatório administrativo em mãos, além de um relacionamento bacana com os seguidores, conseguimos criar ainda muitas parcerias de sucesso.
Jornalista com experiência em comunicação corporativa nas áreas de indústria, varejo, saúde, alimentícia e beleza, com atuação em empresas de grande porte e agências de relações públicas. Conhecimento em assessoria de imprensa, mídias sociais, marketing digital, estratégias com influenciadores e comunicação interna, além de vivência em produção de televisão e rádio.