Blog

Mídias Sociais 04.12.2019

Ausência de Likes no Instagram: o impacto nas estratégias com influenciadores digitais

O Instagram, rede social mais utilizada pelos influenciadores digitais, passou a ocultar o número de curtidas para os seguidores. Como isso afeta as suas ações? Quais devem ser as suas novas estratégias de conteúdo? Abaixo, vamos responder tudo isso para você!

 

O Instagram, rede social que ajudou a impulsionar os influenciadores digitais, começou a ocultar as curtidas e visualizações de vídeo na plataforma.

Com essa novidade, apenas o administrador do perfil tem acesso às informações sobre os likes, enquanto os demais usuários não conseguem ver a quantidade exata das curtidas.

Qual foi o impacto dessa mudança para os influencers? Quais são os motivos que levaram o Instagram a fazer essa alteração?

 

o-que-é-um-influencer

 

É o fim dos influenciadores digitais?

Nem de longe! É importante lembrar que uma das características principais do trabalho de relacionamento com influenciadores digitais é fazer a conexão entre a marca e os seus seguidores.

Então, mesmo com possíveis e reais alterações nos algoritmos das redes sociais, com o passar do tempo, essa tendência não está nem próxima de parar.

Aliás, a gente acredita tanto nessa ideia aqui na Trama que quero indicar a você um texto super bacana para você incluir os influenciadores digitais no seu planejamento de comunicação de 2020. Acesse lá!

 

Afinal, o aumento da ansiedade influenciou?

Pressão. Popularidade. Comparação. Com todos esses atributos constantemente relacionados à atuação do Instagram, a rede social resolveu repensar a sua responsabilidade dentro desse universo de likes.

Não podemos nos esquecer dos debates sobre ansiedade por conta das redes sociais. Seguidores, visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos se tornaram um combo para medir aceitação pessoal. Então, sim, o aumento da ansiedade influenciou.

“Não queremos que a nossa plataforma pareça um lugar de competição. Queremos que as pessoas se preocupem menos com o número de likes que recebem e dediquem mais tempo para se conectarem com as pessoas de que gostam”, explica Adam Mosseri, presidente do Instagram.

 

Métricas de Vaidade = Novas Estratégias

É fato que a quantidade de seguidores serve para mostrar o alcance de um influenciador digital e ainda revela quantas pessoas podem ter contato com determinada mensagem. Mas, será que é a única métrica relevante?

Eu já te respondo que não. Com o fim dos likes, os comentários e itens compartilhados ganharam ainda mais importância, o que obriga agências e marcas a fazerem uma análise completa do perfil do influencer antes de decidir que ele será um bom canal de comunicação para determinada campanha ou divulgação.

“Precisamos avaliar os comentários nas publicações e perceber se os seguidores realmente discutem sobre o conteúdo do post, para entendermos a qualidade da interação”, comenta Sandra Bonani, diretora de influência da Trama.

 

Foque no índice de engajamento!

A verdade é que o índice de engajamento não sofrerá com a recente mudança do Instagram, porque o administrador da página continua com o acesso aos números. Por isso, em caso de publipost, uma possibilidade de estreitar o relacionamento influenciador/marca é que os influencers apresentem relatórios, com informações concedidas apenas aos donos do perfil.

 

Conteúdo original e de qualidade

Nesse novo momento do Instagram, tem uma palavra-chave que vai fazer toda a diferença: conteúdo!

Se um influenciador digital consegue fornecer originalidade, ele será considerado um criado de conteúdo ainda mais relevante. Ou seja, ele ganha engajamento com os seguidores e a consequência disso é a maior visibilidade.

“Com essa ausência de likes, os influenciadores precisam parar de pensar em apenas curtidas e têm que entregar um bom conteúdo”, complementa Bonani.

Quer uma dica? Seja autêntico! Além disso, não deixe de interagir com as pessoas que te seguem e proporcione debates de qualidade.

 

O impacto da mudança

Como essa mudança é recente, ainda é cedo para avaliarmos o real impacto da ausência de likes no Instagram. Mas, então, o que muda de fato? Como o administrador do perfil continua com o acesso às curtidas, a diferença agora é que ele não consegue se comparar com outros influencers.

Se o conteúdo for bom e original, o influencer tiver o relatório administrativo em mãos, além de um relacionamento bacana com os seguidores, conseguimos criar ainda muitas parcerias de sucesso.

 

Sobre o autor

Comentários:
Fazer um comentário
Deixe um Comentário

Font Resize