Sala de Imprensa | TP-Link
Voltar para sala de imprensa

Você está preparado para viver em uma casa conectada?

A Internet das Coisas – ou Internet of Things, do termo em inglês – já não é apenas uma promessa para o futuro, mas uma realidade no presente. Apesar de ainda restrita por conta dos altos preços de alguns gadgets, muitos dos itens e tecnologias empregados devem tornar-se possível para a maior parte dos cidadãos médias em pouco tempo.

Para entender como isso irá acontecer, precisamos retornar ao conceito. IoT nada mais é do que a inteligência aplicada a objetos e sistemas. Num mundo em que tudo que é smart é reconhecido como bom e eficiente, esse é o conceito que irá conectar tudo aquilo capaz de tornar sua vida mais simples e fácil no dia a dia, seja em casa, na rua, no trabalho ou em um momento de lazer.

Muito em breve, grande parte dos objetos dentro dos nossos lares serão tão funcionais e autossuficientes quanto são hoje nossos smartphones. Eles serão capazes de identificar padrões de comportamento e preferência, processar informações e executar tarefas de modo automático e independente dos seus comandos.

Pode parecer a casa dos “Jetsons”, mas objetos como portas que se abrem quando o carro está chegando em casa, maquinas de lavar roupas controladas pelo celular, ar condicionado que equilibra a temperatura da casa antes mesmo do dono chegar, cortinas que abrem ou fecham de acordo com a luz natural do ambiente, interruptores controláveis de forma remota, dentre tantas outras possibilidades, já são tecnologias reais e a um passo da popularização.

Um pouco mais próximos da popularização estão os assistentes digitais comandados por voz. Eles funcionam de forma semelhante aos assistentes de celulares, como a “Siri” do Iphone, por exemplo, mas são capazes de auxiliar nas tarefas domésticas, como atualizar a lista de supermercado, tocar música, ligar e desligar aparelhos da casa e telefonar alguém. Entre as marcas que desenvolveram aparelhos deste tipo estão gigantes da indústria, como AmazonGoogle.

Além da comodidade e da praticidade, a IoT também traz para o consumidor redução de custos, e para a sociedade um melhor uso de recursos naturais. Veja por exemplo o caso das lâmpadas inteligentes. Comandas por aplicativos de celular elas não só mudam de cor e intensidade, mas também podem ser programas para apagar e acender em horários pré-determinados ou até serem ligadas e desligadas a distância, o que certamente implica em redução nos gastos com energia elétrica e na economia de recursos para produzi-la.

Mas nem tudo são flores, e todo esse avanço traz problemas que não podem ser menosprezados, sobretudo quando o assunto é segurança e privacidade. Babás eletrônicas podem ser hackeadas, funcionando como streaming ao vivo. Câmeras conectadas podem guardar informações valiosas sobre seus hábitos e rotinas.

Nos próximos anos, o mercado brasileiro deve receber um grande número de dispositivos da Internet das Coisas. Hoje, resumidas a alguns modelos de lâmpadas, aspiradores de pó e mesmo geladeiras inteligentes, as opções nacionais são caras e pouco viáveis.

Mas para nos adaptar a essa nova realidade, além de aprender a operar esses itens, é preciso pensar na segurança necessária para coloca-los nos nossos lares. E todo esse processo passa também pelo empenho da indústria em criar facilidades, mas também em educar o consumidor para que entenda os recursos disponíveis, como utiliza-los e como sentir-se parte dessa nova realidade, oferecendo suporte online e, quase sempre, em tempo real.

Já existe até um termo para definir o sentimento de não-adaptação às mudanças tecnológicas. O “Digital Darwinism” é o termo usado para definir o comportamento social diante da rapidez das mudanças tecnológicas e inovações, sobretudo no que diz respeito à capacidade de adaptação.

Esse processo de adaptação e imersão é muito importante para que o usuário não se sinta à margem da inovação, como acontece ainda hoje com gerações anteriores diante de smartphones e smart TVs. Com tudo mudando cada vez mais rápido, é preciso cuidado para que o consumidor tenha tempo de assimilar os novos itens, tirando o melhor de cada tecnologia.

E você, já está se preparando para viver em uma casa conectada?

*Por Marcello Liviero é diretor Comercial da TP-Link no Brasil


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: