Voltar para sala de imprensa

Unimarco Editora lança “Depoimentos de Oficina”, de Haroldo de Campos

A Unimarco Editora lança o livro “Depoimentos de Oficina”, do poeta brasileiro Haroldo de Campos, um dos fundadores do movimento concretista. A obra reúne três ensaios, um deles inédito em português, nos quais o autor faz uma reflexão sobre sua trajetória poética e intelectual.

O conteúdo deste título fornece ao leitor acesso as suas referências estéticas, o percurso intertextual, o processo de transcrição, a importância da semiótica no estudo da cultura contemporânea e o projeto literário que o norteou ao longo de mais de meio século de produção.

Segundo o poeta e ensaísta Horácio Costa, que assina o prefácio do título, os três “depoimentos de oficina” incluídos neste livro vão possibilitar ao leitor entrar em contato direto com o pensamento atual de Haroldo de Campos. O título faz parte da coleção Leitura Crítica da Unimarco Editora, cujo objetivo é levar aos leitores obras de conceituados autores nas áreas de filosofia, arte, história e poesia por um preço acessível.

Ensaios
O destaque desta edição é o primeiro texto, intitulado “Da poesia concreta a Galáxias e Finismundo”, publicado pela primeira vez no Brasil. O conteúdo é resultado da conferência proferida pelo autor no México, na cátedra “Guimarães Rosa” da UNAM. Segundo Horácio Costa, que coordenou a cátedra, o ensaio é escrito em forma de memória literária, sobre o processo da escrita poética de Haroldo, dos seus primórdios no fim dos anos 40 até as suas mais recentes obras.

O prefaciador salienta que este documento se trata de um depoimento de poeta, quel se utiliza do método crítico para passar a sua razão poética. Segundo ele, isto é algo pouco freqüente na literatura brasileira. “Desenha-se uma outra função exemplar neste texto: o de dar a conhecer ao leitor o como e não apenas o porquê dessa escritura, desenhando neste espaço conceitual preciso uma valiosa auto-crítica poética. Essas características atribuem ao texto um valor histórico e afetivo”, complementa.

O segundo ensaio da obra, “De uma cosmopoesia: sobre A Máquina do Mundo Repensada”, publicado anteriormente pela Revista Poesia, é de particular interesse para os estudiosos das linhas internas de desenvolvimento da poesia escrita em português. Nele, Haroldo expõe os antecedentes de seu longo poema “A máquina do mundo repensada”, colocando-o em consonância com aquilo que no pensamento ocidental tinha propiciado o surgimento de uma poesia com registro antológico.

Na opinião do prefaciador, este ensaio revela uma vertente de preocupação com a questão do conhecimento espiritual, que raras vezes se associa à poesia de Haroldo de Campos. “Em sua escrita, Haroldo dá pistas sobre uma noção, de origem budista, no seu trato íntimo com a ordem ou a idéia-cósmica: o zero-significante”, explica.

O terceiro texto apresentado neste volume, o “Semiótica como prática e não como escolática”, é uma entrevista dado por Haroldo à revista Galáxia. O autor estende seus comentários sobre a atualidade dos estudos semióticos e repassa o seu ponto de vista sobre o processo da poesia brasileira a partir do salto qualitativo que nela significou a eclosão do momento da poesia concreta nos anos 50.

Sobre o autor
Ao lado do irmão Augusto de Campos e de Décio Pignatari, Haroldo de Campos foi um dos fundadores do movimento concretista. Ganhador dos prêmios ‘Octavio Paz’, do México, e ‘Roger Callois’, da França, Haroldo figura entre os mais importantes intelectuais brasileiros do século XX.

Segundo o editor da Unimarco, Reynaldo Damásio, ele é autor de importante obra ensaística e de tradução, tendo revertido para o português nomes da estatura de Homero, Dante, Goethe, Mallarmé, Maiakovski, Joyce e Pound, entre tantos outros de idiomas diversos.

Serviço:
Livro: Depoimentos de Oficina
Autor: Haroldo de Campos
Formato: 12,5 x 19,5 cm; 103 páginas
Preço: R$ 15,00
À venda nas principais livrarias do país ou pelo site: www.smarcos.br/editora

Sobre a Unimarco Editora
A Unimarco é a editora da Universidade São Marcos. Localizada no Prédio Central da Universidade, no Ipiranga, em São Paulo, funciona desde 1994 e já conta com mais de 40 títulos em seu catálogo. A editora destina-se não só a escoar a produção intelectual de seus docentes e alunos, como a servir de meio de circulação de idéias no mundo acadêmico.

O critério principal da Unimarco é a qualidade dos trabalhos selecionados. São publicados livros de autores dos mais diferentes estados, contando ainda com algumas traduções de autores internacionais. Suas áreas principais incluem Psicologia, Psicanálise, Filosofia, Direito, Ciências Sociais, Crítica Literária, Poesia, Crônicas, entre outras. A distribuição da Unimarco já alcança todas as regiões do país, através de uma rede de representantes e distribuidores.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: