Turistas são sensibilizados contra a exploração sexual nos aeroportos - Trama
Voltar para sala de imprensa

Turistas são sensibilizados contra a exploração sexual nos aeroportos

São Paulo, 11 de junho de 2014 – Uma ação de alerta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes chamou a atenção de quem passou pelos aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo nessa terça-feira (10). A campanha internacional  Não Desvie o Olhar reuniu pessoas atuantes no enfrentamento a esse tipo de crime para sensibilizar turistas brasileiros e estrangeiros.

A iniciativa é do Conselho Nacional do SESI e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) tendo em vista que o fenômeno da exploração sexual infantojuvenil se intensifica durante grandes eventos esportivos, a proposta da campanha internacional – coordenada pela rede ECPAT (End Child Prostitution And Trafficking) em 16 países – é que todos estejam bem atentos e não fechem os olhos para o problema.

O objetivo é incentivar os cidadãos a denunciarem o crime. “Queremos aumentar a intolerância por esse crime e reforçar a importância da denúncia”, completa o presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli.

Os participantes distribuíram panfletos e tabelas da copa com o slogan da campanha e a mensagem de que a exploração sexual deve ser denunciada pelo Disque 100. Para Victor Hugo Santos, pedagogo do SESI, a iniciativa teve um impacto muito importante: “foi muito interessante, sobretudo para os jovens, que estão em processo de apropriação de seus direitos e deram mais visibilidade ao tema”, comenta Victor.

 

 

Sobre a campanha:

No Brasil, a campanha Não Desvie o Olhar é realizada nas 12 cidades-sede da Copa, e conta com a parceria do governo federal, de governos estaduais, prefeituras, iniciativa privada, veículos de comunicação, artistas, atores públicos e sociedade civil. A ação sensibilizará a sociedade para proteção dos direitos das crianças e adolescentes e alertará os turistas nacionais e estrangeiros sobre o crime e as consequências judiciais que sofrerão no Brasil, e em seus países de origem, caso se envolvam com a exploração sexual de jovens.

Desde seu lançamento, a campanha conta com um grande time de apoiadores: os jogadores Kaká, Juninho Pernambucano, a atriz Taís Araújo e o comentarista Arnaldo Cézar Coelho. Nos últimos dias, a iniciativa vem ganhando mais força, com o apoio de nomes do meio artístico que estão se manifestando nas redes sociais, entre eles, Sandra de Sá, Carlinhos de Jesus, Beth Gourlat e Eri Johnson.

Nos próximos dias, as ações serão intensificadas em aeronaves, aeroportos e hotéis, passando por táxis, bares e restaurantes, os percursos mais percorridos pelos turistas, nacionais e internacionais. Para isso, conta com parceiros de peso do trade turístico como a rede de hotéis Accor, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), as empresas administradoras de aeroportos, Infraero e Inframérica, a empresa CVC, sindicatos, instituições do Sistema S, entre outros.

“Esta não é uma campanha de uma ou mais instituições. É uma iniciativa que pretende envolver todas as camadas e setores da sociedade. Por isso, não será uma ação exclusiva da Copa. Mas, sim, uma ação permanente de proteção e valorização da juventude brasileira”, aposta Meneguelli.

Além do Brasil, a campanha também será veiculada em 16 países da Europa, com aporte de recursos da União Europeia (UE): França, Holanda, Alemanha, Polônia, Luxemburgo, Suíça, Bulgária, Bélgica, Ucrânia, Espanha, Romênia, República Tcheca, Reino Unido, Estônia, Itália e Áustria.

Para mais informações sobre a campanha, acesse:

www.naodesvieoolhar.fnp.com.br

www.facebook.com/naodesvieoolhar

 

 

 Mais informações para a imprensa:

Gerência de Comunicação e Marketing
Email:

 

 

 

Telefone: +55 (61) 3217-0714/46/45

www.conselhonacionaldosesi.org.br


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: