A iniciativa é do Conselho Nacional do SESI e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) tendo em vista que o fenômeno da exploração sexual infantojuvenil se intensifica durante grandes eventos esportivos, a proposta da campanha internacional – coordenada pela rede ECPAT (End Child Prostitution And Trafficking) em 16 países – é que todos estejam bem atentos e não fechem os olhos para o problema.
O objetivo é incentivar os cidadãos a denunciarem o crime. “Queremos aumentar a intolerância por esse crime e reforçar a importância da denúncia”, completa o presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli.
Os participantes distribuíram panfletos e tabelas da copa com o slogan da campanha e a mensagem de que a exploração sexual deve ser denunciada pelo Disque 100. Para Victor Hugo Santos, pedagogo do SESI, a iniciativa teve um impacto muito importante: “foi muito interessante, sobretudo para os jovens, que estão em processo de apropriação de seus direitos e deram mais visibilidade ao tema”, comenta Victor.
Sobre a campanha:
No Brasil, a campanha Não Desvie o Olhar é realizada nas 12 cidades-sede da Copa, e conta com a parceria do governo federal, de governos estaduais, prefeituras, iniciativa privada, veículos de comunicação, artistas, atores públicos e sociedade civil. A ação sensibilizará a sociedade para proteção dos direitos das crianças e adolescentes e alertará os turistas nacionais e estrangeiros sobre o crime e as consequências judiciais que sofrerão no Brasil, e em seus países de origem, caso se envolvam com a exploração sexual de jovens.
Desde seu lançamento, a campanha conta com um grande time de apoiadores: os jogadores Kaká, Juninho Pernambucano, a atriz Taís Araújo e o comentarista Arnaldo Cézar Coelho. Nos últimos dias, a iniciativa vem ganhando mais força, com o apoio de nomes do meio artístico que estão se manifestando nas redes sociais, entre eles, Sandra de Sá, Carlinhos de Jesus, Beth Gourlat e Eri Johnson.
Nos próximos dias, as ações serão intensificadas em aeronaves, aeroportos e hotéis, passando por táxis, bares e restaurantes, os percursos mais percorridos pelos turistas, nacionais e internacionais. Para isso, conta com parceiros de peso do trade turístico como a rede de hotéis Accor, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), as empresas administradoras de aeroportos, Infraero e Inframérica, a empresa CVC, sindicatos, instituições do Sistema S, entre outros.
“Esta não é uma campanha de uma ou mais instituições. É uma iniciativa que pretende envolver todas as camadas e setores da sociedade. Por isso, não será uma ação exclusiva da Copa. Mas, sim, uma ação permanente de proteção e valorização da juventude brasileira”, aposta Meneguelli.
Além do Brasil, a campanha também será veiculada em 16 países da Europa, com aporte de recursos da União Europeia (UE): França, Holanda, Alemanha, Polônia, Luxemburgo, Suíça, Bulgária, Bélgica, Ucrânia, Espanha, Romênia, República Tcheca, Reino Unido, Estônia, Itália e Áustria.
Para mais informações sobre a campanha, acesse:
www.naodesvieoolhar.fnp.com.br
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