Tecnologia de última geração otimizará malha logística da Atlas - Trama
Voltar para sala de imprensa

Tecnologia de última geração otimizará malha logística da Atlas

 Projeto permitirá a melhor utilização dos ativos existentes e o aprimoramento dos níveis de serviço e deve ser concluída até março

São Paulo, março de 2013 – O nível de complexidade existente nas atividades operacionais contemporâneas tem crescido de forma exponencial e lidar com tais desafios exige, antes de tudo, um real entendimento sobre o cenário existente e o comportamento dos recursos disponíveis dentro deste ambiente. Diante dessa realidade, a Atlas Transportes & Logística, um dos maiores prestadores de serviços logísticos do país, está desenvolvendo o Projeto de Revisão de Malha, ação inovadora que vai utilizar tecnologia de última geração para aperfeiçoar a rede logística da empresa.

O projeto consiste na utilização do Supply Chain Guru, um dos mais avançados softwares do mundo, capaz de transcrever as informações de toda a malha logística da empresa (etapa de modelagem) e, com base nesses dados, apresentar as melhores soluções possíveis, a partir de cálculos matemáticos precisos (etapa de otimização).

Todo esse processo será realizado por meio de duas das mais efetivas abordagens existentes: simulação e otimização, é o que explica André Prado, diretor de Logística e Projetos, responsável pela implementação do projeto. “A ferramenta recria os ambientes da nossa rede, via computador. Com a modelagem, é possível obter resultados muito alinhados com as situações reais e por meio de técnicas de otimização tornar possível que sejam apresentadas diversas alternativas de aperfeiçoamento operacional. Em uma segunda etapa, ainda mais efetiva, essas melhorias propostas serão simuladas com base em diversas alternativas para quantificar todos os ganhos e impactos existentes”.

Atualmente, as 56 unidades da Atlas estão posicionadas em regiões privilegiadas, o que garante alto nível na prestação de serviços. Mas, com a implantação do projeto será possível definir com exatidão quais são os pontos ideais para a abertura de novas filiais, de acordo com a demanda dos clientes. “Vamos avaliar a necessidade de ampliar nossa estrutura em determinada região ou fazer pontos de reembarque em locais onde a medida possa representar ganhos operacionais. Com isso, poderemos compatibilizar a demanda do mercado de acordo com a nossa estrutura, o que proporciona inúmeras melhorias, entre elas, reais ganhos de eficiência em prazo”, exemplifica Prado.

Novo patamar
Para que o Projeto de Revisão de Malha ganhe vida, as características de todas as plataformas para carga e descarga da Atlas, além das frotas de veículos distribuídas por todo o Brasil estão sendo mapeadas minuciosamente, processo que deve durar cerca de três meses.

De acordo com Lauro Megale Neto, presidente da Atlas, o investimento no projeto é uma demonstração clara de que a empresa está na vanguarda do setor. “Usamos a tecnologia a nosso favor para captar informações precisas sobre toda a operação, o que permitirá o aperfeiçoamento de nossos serviços, especialmente no que diz respeito à otimização de nossos recursos”, afirma.

A implantação do Projeto de Revisão de Malha está na última etapa de levantamento de dados e esta etapa deve ser concluída até março.  O trabalho está sendo realizado em conjunto com a Belge, empresa de consultoria responsável pela instalação do Supply Chain Guru na empresa.

Para Marcelo Fugihara, diretor técnico da Belge, a tomada de decisões baseada em métodos quantitativos aponta para um salto de eficiência e qualidade nas operações da empresa. “A Atlas, cujos negócios têm crescido significativamente, ano após ano, acertou em cheio ao investir em metodologia para o planejamento e otimização do design da sua malha, que é cada vez mais complexa”, afirma.

O uso da tecnologia para o desenho de redes logísticas também representa um grande diferencial competitivo em relação ao mercado, segundo Fugihara. “Poucas empresas de transporte no Brasil utilizam recursos tecnológicos avançados para aprimorar sua malha. A Atlas está saindo na frente ao usar uma ferramenta poderosa para network design, por meio do projeto de consultoria e aquisição do Supply Chain Guru”, diz.

A Atlas
É uma empresa com capital 100% nacional que oferece soluções em logística integrada e viabiliza a distribuição rodoviária e aérea de produtos para clientes de diversos setores da economia, dentre os quais, o setor farmacêutico, autopeças, informática, eletroeletrônico, entre outros. Considerada uma das maiores transportadoras do Brasil, possui hoje 56 filiais estrategicamente localizadas nas cinco regiões do País, 3.500 funcionários e 2.000 veículos para operações de coleta, transferência e entrega de cargas.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: