Voltar para sala de imprensa

Sugestão de Pauta |Regulamentação Uso de Patinetes Elétricos

Olá, tudo bem?

 

Por conta dos acidentes ocorridos com patinetes elétricos em São Paulo, o prefeito Bruno Covas (PSDB) apressou o anúncio das regras de utilização do equipamento e, a partir de hoje, a Companhia de Engenharia do Tráfego passará a multar quem anda com o veículo na calçada ou sem usar capacete. Diante desta realidade, o Departamento de Engenharia de Mobilidade e Logística do Instituto de Engenharia reuniu especialistas em trânsito, transporte público, bicicletas, saúde e informática para discutir o uso dos patinetes nas principais cidades do Brasil.

 

“Os patinetes chegaram rápido, com a força irresistível dos aplicativos e encontraram o governo desprevenido. Como consequência, surgiram acidentes em calçadas, faixas de pedestres e vias públicas”, explica Ivan Metran Whately, diretor do Departamento de Mobilidade e Logística do Instituto. “Hoje temos cerca de 5 mil patinetes no Brasil – 2 mil só em São Paulo – e a cidade está despreparada para receber este novo modo de transporte.”

 

Após a reunião, o Departamento de Engenharia de Mobilidade e Logística do Instituto de Engenharia sugeriu as seguintes providências:

 

  1. Regulamentar as regras de trânsito das patinetes (velocidade, sinalização, estacionamento etc) para o Brasil e as prefeituras devem regulamentar as normas de tráfego pelas calçadas e demais usos locais. Esta seria uma responsabilidade do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN);

 

  1. 2. Tornar obrigatório o seguro contra terceiros para locadores e vendedores individuais de patinetes;

 

  1. Criar um imposto sobre circulação de patinetes para custear melhorias do viário;

 

  1. Responsabilizar cada usuário pelo risco que assume ao não utilizar o capacete, que não precisa ser um acessório obrigatório;

 

  1. Promover a educação de trânsito, com enfoque nos novos modos (bicicleta elétrica, skate e monociclo);

 

  1. Desenvolver estrutura e equipe de fiscalização pela Prefeitura.

 

Para tirar essas ideias do papel, o próximo passo do grupo será consolidar um documento com propostas para os patinetes e apresentá-lo à Secretaria de Mobilidade e Transportes para a construção de uma política pública. Desta forma, o Instituto de Engenharia pretende contribuir para a criação de regras que tornem o trânsito mais seguro, sobretudo para os usuários deste novo meio de transporte.

 

Caso você queira conversar com o Ivan Metran Whately sobre a regulamentação de patinetes elétricos, por favor entre em contato comigo por e-mail (eri@tramaweb.com.br) ou por telefone (11 3181 5572).

 

Abraços!

 

Eri Yoshiy


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: