Voltar para sala de imprensa

SP Farma é a primeira a conquistar certificação no Brasil de Boas Práticas de Distribuição e Fracionamento da ANVISA

Para alcançar o elevado padrão de qualidade exigido pela Anvisa, a empresa investiu um milhão de reais, em um período de quatro anos

São Paulo, 30 de outubro de 2003 – Segundo a Organização Mundial de Saúde, o direito do consumidor quanto à sua saúde é um dos direitos humanos básicos. Apesar disto, no Brasil as distribuidoras de insumos para a indústria farmacêutica, incluindo fabricantes de genéricos, na grande maioria não possuem certificação da Anvisa. A SP Farma é a primeira distribuidora a receber o Certificado de Boas Práticas de Distribuição e Fracionamento -BPDF- da ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária), que atende às orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde).

O principal objetivo das normas de Boas Práticas de Distribuição e Fracionamento é combater e evitar contaminações microbiológicas, físicas, químicas e cruzadas, no fracionamento e distribuição de medicamentos. O atendimento às normas de Boas Práticas de Fabricação garante à SP Farma a excelência no fracionamento e distribuição de insumos para a fabricação de produtos de alta qualidade nos aspectos de segurança, identificação, potência, concentração e pureza. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil, através da legislação e fiscalização, tem o dever de garantir ao consumidor o direito a produtos e serviços com boa qualidade sanitária. É dever das empresas farmacêuticas, portanto, terem um cuidado rigoroso com a qualidade e a segurança dos produtos e processos. E este cuidado começa com o insumo que elas adquirem.

Reconhecida por seu trabalho baseado na qualidade e confiança, a SP Farma se posiciona no mercado como uma das mais importantes distribuidoras de insumos para a indústria farmacêutica, cosmética, nutricional e veterinária do país. Conectada com o setor tecnológico de produtores de matérias-primas em todo o mundo, tem acordos firmados para distribuição exclusiva de alguns produtos com fabricantes de países como Alemanha, Argentina, Espanha, França, Itália, Estados Unidos, China e Índia. Hoje, disponibiliza para o Brasil mais de 400 princípios ativos derivados de alta tecnologia para atender a mais de cinco mil clientes, entre fabricantes de genéricos, multinacionais e farmácias de manipulação.

Investimento garante à SP Farma crescimento de 300% e laboratório de primeiro mundo
Preocupada constantemente com a qualidade, a segurança e a eficácia dos produtos que fornece, a SP Farma investiu nos últimos quatro anos um milhão de reais para garantir as normas de Boas Práticas de Distribuição e Fracionamento da Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) e contar com um laboratório de controle de qualidade com tecnologia de ponta. A certificação da Anvisa foi concedida após uma rígida inspeção realizada nas instalações, processos e documentação da empresa por parte dos técnicos da Anvisa e do CVS do Estado de São Paulo. “Consideramos esse certificado um prêmio para os nossos clientes, pois reflete a segurança de que estão recebendo produtos de qualidade”, diz Gilberto Santos, diretor presidente da SP Farma. Segundo o diretor, a resposta do investimento foi rápida e eficaz, pois o crescimento da empresa nos últimos quatro anos foi de 300%.

O conjunto das normas de Boas Práticas de Distribuição e Fracionamento é uma ferramenta muito importante do sistema de Garantia da Qualidade, pois define e padroniza métodos que regulamentam todas as atividades de fracionamento e separação dos insumos em pequenos lotes e a distribuição dos mesmos. Esses cuidados garantem a utilização da matéria-prima de um medicamento com maior garantia para o consumidor. O processo de fracionamento envolve, obviamente, a participação das pessoas, as condições de uso dos equipamentos, as matérias-primas, as embalagens e os rótulos, a manutenção, a segurança e a proteção ambiental, o armazenamento, expedição, transporte e entrega dos insumos.

SP Farma possui outras Certificações
A empresa já havia recebido em 2002, o Certificado BPDA -Boas Práticas de Distribuição e Armazenagem. Para satisfazer o elevado controle de qualidade exigido, a SP Farma decidiu iniciar em 1999 um investimento em equipamentos, como HPLCs e Espectrofotômetros, além da qualificação de profissionais, reagentes etc. A SP Farma recebeu também, em setembro deste ano, em Campinas, o Prêmio Master de Ciência e Tecnologia 2003, na categoria Indústria Química, segmento Distribuidora de Matérias-Primas. Promovido pelo Instituto de Estudos e Pesquisa da Qualidade (IQ), o prêmio contemplou empresas e instituições brasileiras que, por meio de seus processos, produtos, serviços e investimentos em ciência e tecnologia contribuíram com soluções criativas e inovadoras para o desenvolvimento do país.

Estas certificações e prêmios são o resultado de um dos grandes diferenciais da SP Farma que é justamente a precisão e cuidado no fracionamento. “Dividimos os insumos em embalagens menores, seguindo as necessidades do mercado brasileiro”, explica Santos. Mas essa divisão é feita rigorosamente dentro das normas de qualidade e isenta de contaminação. “Esse certificado atesta o nosso compromisso com a padronização e garantia da qualidade de nossos insumos”, completa.

O BPDF é a maior garantia de qualidade que todos os usuários de matérias-primas farmacêuticas (indústrias, farmácias magistrais, centros de pesquisa etc) podem obter no País. Significa que a empresa pratica todos os procedimentos exigidos pelas normas da Anvisa e pelas recomendações internacionais da Organização Mundial de Saúde, assumindo com o fabricante, a responsabilidade pela qualidade da matéria-prima a ser distribuída. “Nossa missão é oferecer tranqüilidade e confiança farmacêutica em relação aos produtos que os profissionais recebem da SP Farma”, afirma o diretor.

Sobre a SP Farma
A SP Farma, empresa distribuidora de matérias-primas importadas e nacionais para diversas empresas dos segmentos industrial, farmacêutico magistral, cosmético, veterinário e nutricional, atua há 12 anos no mercado e disponibiliza mais de 400 princípios ativos derivados de alta tecnologia para atender mais de cinco mil clientes. É a única distribuidora de matérias-primas no Brasil detentora dos certificados de Boas Práticas de Distribuição e Armazenagem (BPDA) e de Boas Práticas de Distribuição e Fracionamento, ambos concedidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Essa parceria com fabricantes internacionais e nacionais de matérias-primas, aliada à modernidade e eficácia de seu CDT – Centro de Desenvolvimento Técnico, permite à SP Farma oferecer produtos de excelente qualidade, bem como investir no desenvolvimento de novas técnicas de atendimento às necessidades e exigências de seus clientes.

Seu logotipo contém o lema empresarial que a norteia: Qualidade com Responsabilidade. Isso se aplica às matérias-primas comercializadas, às relações com a sociedade na qual se insere, ao respeito à capacidade criativa e intelectual de seus colaboradores e à satisfação e confiança absolutas de seus clientes.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: