Voltar para sala de imprensa

Sociedade do Sol lança manual para montar aquecedor solar em sala de aula

Projeto de empresa residente do Cietec, Centro Incubador de Empresas Tecnológicas, quer mostrar às crianças a importância de substituir energia elétrica por solar no chuveiro elétrico.

O manual está disponível para download gratuito no site www.sociedadedosol.org.brSão Paulo, 07 de janeiro de 2004 – A Sociedade do Sol lançou o Manual do Kit Didático do Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC). Dirigido a escolas públicas e privadas brasileiras, o material tem o objetivo de capacitar professores a fornecer técnicas e exercícios solares aos alunos. O manual está disponível no site da organização não-governamental www.sociedadedosol.org.br, para download gratuito. Esta é a terceira publicação da ONG desde 2001. Para este ano estão previstos outros oito manuais.

O guia tem 19 páginas e é um dos resultados de 12 anos de trabalho, cinco dos quais no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec), onde a Sociedade do Sol está instalada na modalidade de residente desde 1999.

Segundo o presidente da Sociedade do Sol, Augustin Woelz, a idéia de redigir o Manual do Kit Didático do Aquecedor Solar de Baixo Custo surgiu diante da constatação de que a maioria das camadas da sociedade brasileira não tem acesso a jornais, revistas, internet ou TV a cabo. Os principais meios de comunicação nos quais podem ser encontradas informações, que lhes permitiriam construir os seus próprios aquecedores solares de baixo custo. Foi observado também que os filhos destas famílias poderão ser multiplicadores de conhecimentos sobre o sol e do simples uso de sua irradiação, se a escola se tornar um centro de ensino ambiental solar.

O Manual do Kit Didático do Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC) foi elaborado com uma linguagem mais acessível para permitir fácil uso e aplicação. O presidente da Sociedade do Sol afirma que o kit solar escolar montado não deve custar mais de R$ 20,00. “Valor que mesmo as escolas com menores recursos poderão aceitar em suas despesas”, destaca.

Energia no telhado
Paralelamente ao lançamento do manual, a ONG elaborou um programa que aproximará a instituição do universo didático do clico básico e secundário brasileiro. O projeto foi desenvolvido pelo mestre em energia solar pela Universidade de São Paulo (USP) Roberto Matajs. A partir de fevereiro de 2004, a Sociedade do Sol irá liberar um conjunto de aulas práticas para professores das redes pública e privada, capacitando-os a fornecer técnicas e exercícios solares mais adiantados.

“Assim, as crianças terão condições de explicar aos pais a energia presente no telhado da sua casa e a economia que a família poderá ter ao substituir energia elétrica por solar no chuveiro elétrico”, diz Woelz.

Para levar o projeto de educação ambiental em energia solar nas escolas, a Sociedade do Sol desenvolveu um mini-aquecedor solar didático. O equipamento poderá ser construído em sala de aula junto com os alunos, que verão na prática como utilizar a energia solar para aquecer a água.

“As crianças constatam na prática a energia presente na luz solar a qual o aquecedor é exposto. A criança e o jovem têm uma ligação emocional com água quente, fator que torna esta experiência didática em um evento inesquecível”, relata Augustin Woelz.

A Sociedade do Sol tem por finalidade desenvolver atividades relacionadas ao meio ambiente especificamente tecnologia social na área de energia solar e renovável e educação ambiental, em conjunto com outras instituições.

O projeto do Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC) foi elaborado para ser aplicado em todos os lares brasileiros, que segundo dados do IBGE (2002), totalizam 42,5 milhões de famílias. Informações adicionais sobre o projeto podem ser encontradas no site da Sociedade do Sol (www.sociedadedosol.org.br).

Lançamentos previstos para 2004:
– Manual de Fabricação de Coletores Solares Profissionais
– Manual de Projeto e Instalação de Grandes Aquecedores Solares de Baixo Custo
– Manual do Aquecedor Solar de Baixo Custo para Piscinas
– Manual de Aplicação de Coletores Solares Simplificados para Aquecedores de Água Destinados à Zona Rural Pobre
– Manual de Projeto e Instalação de Sistemas de Reuso de Águas Domésticas para a Grande São Paulo
– Manual de Montagem de Cisternas para Uso Residencial de Águas de Chuva
– Manual de Instalação e Uso de Grandes Coletores Solares Agrícolas para Secagem de Grãos da Safra Brasileira
– Manual para Construção e Uso de Secadores de Produtos Agrícolas da Pequena Propriedade Rural – Frutas, Folhas, Legumes, Grãos etc.

Manuais disponíveis no site da Sociedade do Sol:
– Manual da Manufatura e Instalação do Aquecedor Solar de Baixo Custo
– Manual do Aquecedor Solar de Baixo Custo – Dúvidas e Sugestões


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: