Sala de Imprensa | Cubos Academy
Voltar para sala de imprensa

Sistemas legados e poucos profissionais: 63% das empresas do País enfrentam problemas com os custos de gerenciamento de TI

Dificuldades enfrentadas por gestores atrasam o cenário de inovação e desenvolvimento tecnológico do Brasil 

A área de Tecnologia da Informação (TI) tornou-se uma das mais importantes nas empresas, já que desempenha um papel fundamental impulsionando a inovação e a eficiência operacional. No entanto, a implementação e o desenvolvimento de novas tecnologias nem sempre são tarefas simples. Os gestores de TI no Brasil enfrentam uma série de desafios únicos ao adotar e integrar novas soluções tecnológicas em suas organizações.  

Entre os principais desafios está em ocupar os cargos estratégicos para o desenvolvimento de novas tecnologias e operações. De acordo com uma pesquisa conduzida pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) em 2022, 78% das empresas brasileiras de TI afirmaram enfrentar dificuldades para encontrar profissionais capacitados para ocupar os cargos na área.  

Diante do cenário desafiador que a maioria das companhias enfrentam, a Cubos Academy desenvolveu a Residência de Software, programa que auxilia negócios que demandam constantemente dessa mão de obra e, também, impulsiona a carreira de profissionais juniores que enfrentam dificuldades para ingressar no mercado de trabalho.  

“O diferencial é que as empresas podem formar um squad de profissionais que atendam exatamente ao que elas desejam. Ou seja, é possível desenvolver projetos reais solicitados por essas companhias e ainda lapidar as skills desses juniores para o ingresso nessas empresas’’, explica Thais Alonso, Head de Negócios da Cubos Academy. 

O orçamento reduzido das companhias também é um desafio que a maioria dos gestores de TI precisam enfrentar. O estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) apontou que 63% das empresas relatam que o budget para os projetos de TI tendem a ser insuficientes para atender às necessidades de atualização tecnológica dos negócios.    

‘’Sabemos que inovação e tecnologia custam caro, sobretudo, com a escassez de mão de obra e os altos custos de gerenciamento de um time de TI com profissionais seniores, por exemplo. Muitas empresas deixam de contratar profissionais juniores por medo da falta de preparo desses especialistas. Na Residência de Software, preparamos os alunos para atenderem exatamente o que as empresas solicitam, dessa forma todos saem ganhando. A empresa garante a contratação de um profissional preparado, porém iniciante. E o iniciante garante a oportunidade que ele precisa’’, ressalta José Messias Júnior, CEO da Cubos Academy.  

Outro dado que chama atenção é o da consultoria IDC Brasil, o levantamento mostrou que cerca de 45% das empresas brasileiras pesquisadas ainda utilizam sistemas legados em seus processos críticos de negócios. A prática afeta diretamente o crescimento desses negócios. 

‘’O uso de sistemas obsoletos e com bugs é uma realidade bem comum para a maioria das empresas. Isso faz com que a inovação caminhe a pequenos passos aqui no Brasil, o que afeta também o desenvolvimento econômico do País. Por isso, também oferecemos na Residência de Software a contratação do nosso squad para o desenvolvimento de projetos pontuais com um valor bem mais acessível em relação ao mercado, já que os estudantes também estão construindo seu portfólio’’, enfatiza o CEO.  

Além da Residência 2.0 preparar os talentos para o ingresso no mercado de trabalho, também é possível promover programas de diversidade e adicionar vários tipos de filtros para o perfil profissional desejado. Dessa forma, a solução fomenta também a inclusão de minorias na área de tecnologia, como por exemplo as mulheres, que correspondem somente a 20% dos profissionais de TI, conforme demonstra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). 

‘’Costumamos dizer que ninguém sai perdendo do programa de Residência. Precisamos trabalhar em conjunto com as empresas para fazer com que o País caminhe de forma mais acelerado pelo caminho da inovação’’, finaliza Messias.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: