SESI e SEBRAE capacitam microempreendedores da área de alimentação fora do lar - Trama
Voltar para sala de imprensa

SESI e SEBRAE capacitam microempreendedores da área de alimentação fora do lar

 Recém-lançado, projeto Comida de Rua pretende garantir a segurança alimentar dos turistas e potenciais consumidores, além de tornar o negócio mais rentável


São Paulo, junho de 2014 – Qualificar e formalizar as atividades de 2.400 microempreendedores individuais dedicados ao comércio de alimentação fora do lar nas cidades-sedes da Copa do Mundo. Essa é a proposta do projeto Comida de Rua, recém-lançado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o SEBRAE. O projeto utiliza a metodologia do Cozinha Brasil, programa de educação alimentar do SESI que difunde boas práticas de alimentação saudável e aproveitamento integral dos alimentos a diversos públicos.

Angela Peres, coordenadora nacional do Cozinha Brasil, comenta que a ideia do projeto Comida de Rua é garantir a segurança alimentar dos consumidores  e tornar o negócio mais rentável. “É uma possibilidade para melhoria do negócio, pois é preciso estar atento a questões como higiene, comercialização de produtos mais saudáveis e aproveitamento total dos alimentos o que, na prática, também significa rentabilidade e competitividade para os microempreendedores individuais”, afirma Angela.

Para que os comerciantes atinjam esses objetivos, o projeto oferece curso de 39 horas-aula ministrado por nutricionistas e especialistas em empreendedorismo. Serão realizadas oficinas para as áreas de vendas, compras, empreendedorismo e boas práticas alimentares. Nas aulas são dadas dicas sobre manipulação adequada e melhor apresentação dos produtos e do negócio, além de técnicas empreendedoras e receitas diferenciadas com aproveitamento integral dos alimentos.

Há dez anos trabalhando no Cozinha Brasil, a nutricionista Juliana de Souza Costa, do SESI-MG, comemora quatro turmas capacitadas pelo Comida de Rua em menos de um mês. São 78 pessoas qualificadas e a meta é atender 200 empreendedores individuais até o final do ano. Entre os desafios propostos, Juliana destaca a inclusão de ingredientes naturais e mais saudáveis nos cardápios. Outra dica é incentivar o empreendedor a fabricar o próprio pão utilizando batata, mandioca, abóbora e inhame. Noções sobre armazenamento, estocagem e congelamento dos alimentos complementam as oficinas.

O resultado é bastante positivo, comenta Juliana. “Os alunos saem dos cursos motivados, sentem-se valorizados e passam a promover novas práticas, substituindo, incrementando ou incorporando novos pratos aos cardápios”, comemora a nutricionista.

Foi inspirada e muito bem impressionada que a microempreendedora potiguar Celina de Souza Leão, de 29 anos, se sentiu ao frequentar as primeiras aulas do projeto. Prestes a migrar seu comércio para uma lanchonete com foco em lanches e sorvetes, e acessórios para surf, no centro de Natal, a microempreendedora que tem experiência em pequenos negócios, confessa que, antes do curso, não tinha noções básicas sobre vendas e administração do capital. “Vou completar uma semana de curso e ele será decisivo para estruturar meu negócio e ganhar dinheiro, principalmente com a chegada da Copa e de outros eventos que o país receberá”, afirma.

As aulas também incluem noções de empreendedorismo. Consultores do SEBRAE aplicam técnicas desenvolvidas por meio da ferramenta SEI – Sebrae para Microempreendedor Individual, cujo objetivo é fortalecer a atividade empresarial entre os microempreendedores individuais. Para Michelle Chalub, analista do SEBRAE de Minas Gerais, a iniciativa tem conquistado fãs devido ao dinamismo das atividades. “Os cursos envolvem simulações, experiências práticas que ensinam a lidar com dinheiro, planejar, comprar e vender. Esse cuidado com o projeto fez o público da primeira turma se multiplicar espontaneamente tanto que hoje estamos na quarta turma e já planejando novas”, finaliza Michelle.

Sobre o Cozinha Brasil

Presente em todo o País, o Cozinha Brasil já capacitou um milhão de pessoas em dois mil municípios. Mais de 1700 indústrias estão envolvidas no treinamento de funcionários, familiares e comunidade. Nos últimos anos o Cozinha Brasil ganhou projeção internacional. Com apoio da Agência Brasileira de Cooperação – ABC e do Fundo Mundial para Agricultura e Alimentação – FAO/ONU, o programa vem sendo implementado em países da América Latina e África como componente de políticas públicas de desenvolvimento social e segurança alimentar.

 

GERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

E-mail: comunicacaocn@sesi.org.br

Ynaiana Leite +55 (61) 3217 0745

Paloma Santos +55 (61) 3217 0746

Caetano Alves +55 (61) 3217 0714


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: