Voltar para sala de imprensa

São Marcos oferece curso de pós-graduação em História da Arte cujo objetivo é formar gestor cultural

A Universidade São Marcos está com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação latu senso 2003, História da Arte e Gestão do Patrimônio Cultural. O objetivo da programação, que conta com a parceria internacional da Academia di Belle Arti di Bologna, é formar um novo perfil de profissional pós-graduado – o gestor cultural, de quem o mercado atual requer um conhecimento aprofundado da história da arte e uma versátil experiência na área de gestão das instituições de preservação e animação cultural, desde os institutos de patrimônio até os museus e centros culturais.

O coordenador do curso é Luis Marques, professor de História da Unicamp, doutor em História da Arte pela EHESS, de Paris, e ex-curador Chefe do MASP. Segundo Marques, o especialista formado neste curso estará apto a atuar nas mais diversas áreas da produção, da comunicação e da gestão dos bens culturais. O profissional poderá ainda realizar intervenções qualificadas em estruturas públicas e privadas de cultura, tais como museus, institutos, fundações, bibliotecas, coleções particulares de reconhecido interesse, órgãos e agências de proteção ao patrimônio, secretarias da cultura, etc.

“O curso visa ainda posicionar favoravelmente tais especialistas em um mercado de trabalho regido por estruturas não necessariamente institucionais, notadamente nas áreas de editoria, catalografia, curadoria de exposições, consultoria para o mercado de arte, arquivos, bancos de dados, informática, jornalismo, turismo cultural e projetos culturais em geral”, salienta o coordenador.

O curso tem a duração total de três semestres, o último dos quais reservado parcialmente à discussão, redação e defesa de uma Monografia. Duas Áreas de Concentração articulam este Programa: História da Arte e Teoria e Prática da Gestão do Patrimônio Cultural. O prazo para as inscrições vai de até 21 de fevereiro de 2003. A seleção é feita por entrevistas e análise curricular dos interessados.

Serviço:
Curso: Pós-Graduação em História da Arte e Gestão do Patrimônio Cultural
Início: 11/03/2003
Duração: 18 meses
Horário das aulas: terças e quintas-feiras, das 19h15 às 22h45
Inscrições: até 21 de fevereiro
Valor: 18 parcelas de R$ 480,00 ou 12 parcelas de R$ 440,00 para ex-alunos da Universidade
Informações: Universidade São Marcos Unidade João XXIII – Secretaria de Pós-Graduação
Endereço: Rua Clóvis Bueno de Azevedo, 176, Ipiranga.
Telefones: 3491-0500 rs. 5520, 5562 e 5567
E-mail: posgraduacao@smarcos.br ou pelo site www.smarcos.br.
O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h30

Perfil da Universidade São Marcos
A Universidade São Marcos foi fundada em 1970, com a inauguração da primeira unidade na região do Ipiranga, em São Paulo. A São Marcos possui hoje cerca de 10 mil alunos, 400 professores e 350 funcionários. Atualmente, além de quatro unidades no Ipiranga e um nos Jardins, em São Paulo, a instituição mantém um campus em Paulínia, região de Campinas. E vai inaugurar um novo campus no Shopping Silvio Romero, na região do Tatuapé, em janeiro de 2003. Ao todo, a Universidade oferece 23 cursos de graduação nas áreas de humanas, exatas, ciências e saúde, cursos de pós-graduação e diversos cursos de extensão.

Descrição: Prédio da Universidade São Marcos
Tamanho: 711K
Clique aqui para ver a imagem ampliada


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: