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RPA: como o uso de robôs pode otimizar processos

Empresas que não estejam investindo em bots estão perdendo oportunidades de negócio e crescimento

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Por Octávio Fernandes

São Paulo, junho de 2023 – Dentro das organizações, muitos trabalhos operacionais e processuais precisam ser executados no dia a dia. São atividades por vezes maçantes, mas de caráter fundamental para a execução da cadeia do trabalho. Para que esses processos sejam feitos de maneira eficiente e sem necessitar de mão de obra excessiva, as empresas necessitam utilizar ferramentas como o RPA.

Robotic Process Automation, ou RPA, é uma tecnologia de software fácil de usar, que facilita a construção, implantação e gerenciamento de robôs que emulam ações humanas interagindo com sistemas e softwares digitais. As plataformas de RPA servem para democratizar a adoção da tecnologia de forma que pessoas que não sejam especialistas em desenvolvimento e programação possam experimentar os potenciais ganhos da automação.

Com o RPA, são criados os “bots”, que podem aprender, imitar e executar processos de negócios baseados em regras e contam com o mesmo conjunto de habilidades digitais que os humanos, indo um pouco além. Pense nos robôs como uma força de trabalho digital que pode interagir com qualquer sistema ou aplicativo.

O que o RPA pode fazer para as empresas?

Os bots são capazes de copiar e colar, extrair dados, inserir dados, fazer cálculos, abrir e mover arquivos, analisar e-mails e documentos, fazer login e navegação em programas, conectar-se a APIs e extrair dados estruturados e não estruturados. E como os robôs podem se adaptar a qualquer interface ou fluxo de trabalho, não há necessidade de alterar sistemas legados, aplicativos ou processos existentes.

Os bots podem ser programados, duplicados, personalizados e compartilhados para executar processos de negócios em toda a organização. Entre os principais pontos do que o RPA pode fazer estão:

Velocidade e Precisão: As tarefas são feitas da mesma maneira todas as vezes;

Melhorar a Satisfação dos Colaboradores: os funcionários se concentram em tarefas humanas, não em tarefas operacionais, liberando a sensibilidade humana para atividades mais analíticas;

Aumentar a Produtividade: faça mais com a mesma equipe;

Garantir Escalabilidade e Flexibilidade: escale rapidamente para acomodar volumes inesperados;

Aprimorar a Experiência do Cliente: tempos de retorno mais rápidos e consequentemente um cliente mais bem atendido e cuidado;

Por que devo implementar o RPA?

A empresa que não aderir ao uso de automações ficará para trás. As vantagens de deixar que um robô tome conta de todo o processo operacional de um serviço são inúmeras. Com tantas possibilidades de uso dentro de uma organização, esse sistema ajuda a alavancar a operação ao otimizar toda a cadeia de processos.

Além disso, o RPA oferece benefícios comerciais mensuráveis desde o início – como redução de custos, maior precisão, velocidade de entrega – e continua a agregar valor à medida que ganha impulso e se espalha por toda a organização. Entre outros pontos de vantagens, encontra-se:

  • Maior Precisão nos processos
  • Integrações com Inteligência Artificial
  • Melhores Resultados
  • Economia de Custos
  • Maior retorno sobre o investimento – ROI
  • Integração de plataformas
  • Monitoramento e compreensão geral dos processos
  • Auditoria
  • Segurança e Controle

O RPA é uma forma eficiente de alcançar a transformação digital, não apenas por possibilitar uma maneira acessível para os processos de negócios serem mais “digitais”, mas também por mudar a experiência de trabalho humano e preparar o cenário para aumento e transformação de negócios mais complexos e inteligentes. E a sua empresa, está investindo em robôs para otimizar os processos?

octávio F.

Por Octávio Fernandes, CEO da Abai Brasil. A empresa é uma multinacional espanhola de terceirização de processos de negócios (BPO) que promove a transformação digital em organizações públicas e privadas. A Abai, que está há 30 anos no mercado, iniciou seu plano de expansão internacional em 2020 e, atualmente, possui 12 centros de serviços na Espanha, Colômbia, Portugal, Peru e Brasil.


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