Após centralizar compras com o Gimba, rede de lojas desonerou CD e ganhou tempo para focar em assuntos estratégicos para o negócio
Controle é um dos maiores obstáculos que o setor de compras de redes varejistas costuma enfrentar. Como lidar com estoque e fornecedores em diversos pontos comerciais? Como entender o consumo de cada unidade?
Para a Riachuelo, empresa de moda com mais de 300 lojas espalhadas por todo Brasil, o desafio foi vencido a partir da parceria com o Gimba, pioneiro na gestão e distribuição de suprimentos. Centralizando as compras, a rede otimizou tempo e operação, além de reduzir gastos com suprimentos.
Otimização para crescer
“Nossas compras eram descentralizadas. Tínhamos um fluxo muito maior onde as lojas pediam para o nosso almoxarifado, que compilava as aquisições. As compras eram feitas uma vez por mês, mas com a entrega no nosso centro de distribuição. Com o crescimento da empresa, nós precisávamos desonerar o CD porque o foco dele era transportar roupa e não insumos”, resume Claudia Alves, gerente de suprimentos da Riachuelo. Com a parceria com o Gimba, iniciada em 2005, as entregas passaram a ser ponto a ponto: cada loja recebia os itens de material de escritório e de limpeza necessários para o funcionamento.
Controle é sinônimo de economia
Desde o início, controle foi sinônimo de economia. “Na época em que começamos tínhamos 173 itens na lista de suprimentos e conseguimos diminuir para 93 itens. O controle rígido de quantidade e qualidade resultou em uma redução de 15% no valor”, lembra Claudia.
Depois dos resultados obtidos com as famílias de material de escritório e limpeza, o próximo desafio foi a padronização dos insumos de higiene. Para o projeto, iniciado em 2015, a máxima não foi diferente. “Fizemos um piloto e a redução foi de 20% no custo justamente por conta do controle e da qualidade dos itens adquiridos”, conta a gestora.
Centralizando o fornecimento
Antes da padronização, cada loja possuía um tipo de dispenser para papel higiênico, papel toalha e sabonete líquido nos banheiros. O papel toalha, por exemplo, era comprado e entregue no CD da Riachuelo em São Paulo e só então distribuído para as lojas, o que gerava um custo de frete. Ao optar pelo Gimba para o fornecimento desses itens a estratégia foi totalmente redesenhada.
“Desenvolvemos um projeto de comodato e analisamos o fluxo de cada loja, entendendo qual unidade tinha banheiro aberto ao público e quais eram apenas para funcionários. Com esse nível de detalhamento, conseguimos indicar qual o melhor mix para otimizar o gasto da Riachuelo com esses insumos”, conta Amauri Gennari, diretor comercial do Gimba. No contrato de comodato, os equipamentos e a manutenção ficam a cargo do Gimba e a Riachuelo só tem o custo com a aquisição dos itens de reposição.
Planejamento também foi crucial para a redução de custos. Ao mapear o consumo dos produtos nas unidades, foi possível otimizar a compra, acertando quantidade e periodicidade: agora o pedido é feito de forma bimestral e a entrega ponto a ponto, desonerando o CD da rede.
Parceria de sucesso
Depois de obter ganhos significativos com as famílias de material de escritório, limpeza e higiene, a Riachuelo já avança para mais um projeto: o de informática. “Anualmente, nós fazemos uma análise de qual item foi mais consumido ou menos consumido e sempre procuramos reduzir custos agregando mais famílias de produtos. Quanto mais elementos você coloca na cadeia, melhor a redução”, conclui Claudia.
Sobre a Riachuelo
São mais de 70 anos de história trabalhando para fazer da moda um instrumento de democratização. Inovação, dinamismo e agilidade para entregar produtos de qualidade para todos os estilos garantem à Riachuelo o posto de uma das maiores empresas de moda do Brasil e referência no setor. Com o maior parque fabril da América Latina, a rede possui mais de 22 milhões de clientes no cartão Riachuelo e mais de 300 lojas próprias espalhadas pelo País.