KIIR - Logo

KIIR

Esta é a sala de imprensa da KIIR. Aqui você encontra press releases sobre as novidades da marca, além dos principais resultados em veículos de comunicação conquistados pela equipe de Relações Públicas da Trama Comunicação.

Restaurantes adotam esterilizador de ar para ajudar na retomada dos negócios

O esterilizador SuperAr reduz em 99,99% a quantidade de coronavírus em suspensão no ar

Restaurantes adotam esterilizador de ar para ajudar na retomada dos negócios
Restaurante NOU usando o esterilizador SuperAr. Crédito: divulgação.

São Paulo, outubro de 2020 – De acordo com o estudo do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH), após ser expelido por tosse, espirro ou simplesmente ser exalado por uma pessoa infectada, o Sars-CoV-2 permanece no ar por várias horas em ambientes pouco ventilados. Por esta razão, os restaurantes são vistos como locais de risco, já que seus frequentadores respiram o mesmo ar por um bom tempo, sem a proteção das máscaras.

Para resolver este problema, chega ao mercado a nova linha do SuperAr, esterilizador de ar de alta vazão desenvolvido e produzido pela empresa KIIR, na Incubadora USP/IPEN-Cietec. Originalmente voltado para eliminação de fungos e bactérias, o aparelho foi aprimorado com sucesso para destruir também o Sars-CoV-2 em suspensão no ar, auxiliando na retomada dos negócios.

Funcionamento e eficácia

Restaurantes adotam esterilizador de ar para ajudar na retomada dos negóciosSuperAr aspira ativamente o ar do ambiente, eleva sua temperatura a 380°C na câmara de esterilização e, em seguida, resfria este ar para temperatura próxima à de entrada, antes de devolvê-lo limpo ao ambiente. Tudo isso em um intervalo de apenas 3 segundos. “Este processo trata o ar ambiente fazendo com que a quantidade de micro-organismos, incluindo vírus, em suspensão no ar, seja reduzida a números extremamente baixos, dificultando a contaminação”, ressalta Dr. Luis Ubirajara Sennes, médico e pesquisador da KIIR.

A eficácia do SuperAr foi comprovada no Laboratório de Virologia do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O laudo do laboratório aponta que o equipamento reduz em 99,99% a quantidade de Sars-CoV-2 em suspensão no ar. Além do teste na Unicamp, o SuperAr fez avaliações bem sucedidas quanto à eliminação de bactérias e fungos termorresistentes no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), da Universidade de São Paulo (USP), e no Instituto Adolfo Lutz.

Uso em restaurantes

Alguns restaurantes da capital de São Paulo já estão usando o SuperAr para garantir a segurança dos clientes e funcionários. O Gemma Restaurante, localizado dentro do Clube Hebraica, conta com a proteção de quatro unidades esterilizadoras, que foram instaladas de acordo com o tamanho e a circulação de ar do local. Segundo Nelson Soto Calatayud, empresário e dono do Gemma, o estabelecimento sempre prezou muito pela limpeza e cuidados com a saúde dos clientes, mesmo antes da pandemia. “A única coisa que não controlávamos era o ar, mas agora, com a ajuda do SuperAr, estamos confiantes que teremos uma retomada ainda mais segura”, comenta o empresário.

Para informar e tranquilizar os frequentadores do local, o restaurante colocou displays de mesa com adesivos sinalizadores que contêm um QR Code. “Com a câmera do celular nossos clientes conseguem abrir todas as informações sobre o funcionamento do aparelho. Essa é uma outra forma de transmitir segurança para a população”, afirma Calatayud.

Uso em restaurantes     Alguns restaurantes da capital de São Paulo já estão usando o SuperAr para garantir a segurança dos clientes e funcionários. O Gemma Restaurante, localizado dentro do Clube Hebraica, conta com a proteção de quatro unidades esterilizadoras, que foram instaladas de acordo com o tamanho e a circulação de ar do local. Segundo Nelson Soto Calatayud, empresário e dono do Gemma, o estabelecimento sempre prezou muito pela limpeza e cuidados com a saúde dos clientes, mesmo antes da pandemia. “A única coisa que não controlávamos era o ar, mas agora, com a ajuda do SuperAr, estamos confiantes que teremos uma retomada ainda mais segura”, comenta o empresário.     Para informar e tranquilizar os frequentadores do local, o restaurante colocou displays de mesa com adesivos sinalizadores que contêm um QR Code. “Com a câmera do celular nossos clientes conseguem abrir todas as informações sobre o funcionamento do aparelho. Essa é uma outra forma de transmitir segurança para a população”, afirma Calatayud.
SuperAr em uso no Gemma Restaurante. Crédito: divulgação.

Outro restaurante que também já está usando o SuperAr é o NOU, localizado em Pinheiros, zona oeste da capital paulista.

Restaurantes adotam esterilizador de ar para ajudar na retomada dos negócios
SuperAr em uso no restaurante NOU. Crédito: divulgação.

Amilcar Azevedo, empresário e sócio do NOU, conta que notou um ânimo extra nos funcionários. “Eles estão se sentindo mais seguros, pois perceberam que nos preocupamos com a saúde deles e com a segurança no local de trabalho”, afirma. No dia a dia, o equipamento é imperceptível. “Ele é pequeno, discreto e não faz barulho. Alguns clientes perguntam do que se trata e informamos que o equipamento foi colocado para que eles se sintam ainda mais confortáveis”. O local, que não conta com delivery, está em uma retomada ascendente e os pedidos já chegaram a 60% da movimentação normal.

O aparelho pode ser adquirido ou alugado pelo site: https://bit.ly/3fQhIRn.

Sobre o SuperAR

O SuperAr é um esterilizador de ar de alta vazão desenvolvido e produzido pela empresa KIIR, na Incubadora USP/IPEN-Cietec, há 18 anos. Na ocasião, a empresa KIIR, especializada em estruturas de alumínio, emprestou seu conhecimento prático das propriedades do metal, construiu um pequeno laboratório de testes e criou uma linha de produção especializada, dando consistência à ideia do sistema termorregenerativo. Este sistema possibilita a esterilização do ar em alta vazão (500L/min) pelo o processo HTST (High Temperature Short Time), que é similar à pasteurização. Originalmente voltado para eliminação de fungos e bactérias e com foco em bibliotecas e arquivos, o SuperAr foi aprimorado para destruir também o Sars-CoV-2 em suspensão no ar, auxiliando no combate à Covid-19.

A nova linha SuperAr foi projetada para ser usada em ambientes internos, tanto residenciais, como comerciais. Escolas, academias, restaurantes, escritórios, consultórios e hospitais serão atendidos por unidades do SuperAr M25, cujo número necessário varia em função do tamanho e características de cada local. Já os consultórios de odontologia e ambientes com maior exposição a aerossóis concentrados e potencialmente contaminantes, contarão com o SuperAr D30, que possui ducto direcionador e maior capacidade de aspiração.

Saiba mais: https://superar.com.br/.

Sobre a KIIR

Fundada em 1990, a KIIR é responsável pelo desenvolvimento do sistema patenteado retrofit de modernização de fachadas envidraçadas, com resultados comprovados. Com certificação assegurada (IS para balancim elétrico, trabalho em altura e trabalho de manutenção), equipamentos próprios (normas ABNT), registro no CREA e seguro contra terceiros, a KIIR conta com equipes treinadas e preparadas para oferecer soluções modernas de trabalho. Além de fachadas prediais, a KIIR possui uma divisão responsável pela produção e desenvolvimento de esterilizadores de ar para eliminação de vírus, bactérias e fungos em suspensão no ar, por meio da linha SuperAr. Saiba mais: https://www.kiir.com.br/.

Porta-voz: Amilcar Crosera – CEO e Founder da KIIR

KIIR -Amilcar Crosera fundador e CEO da KIIR