AEF-Brasil logo

AEF - Associação de Educação Financeira do Brasil

Esta é a sala de imprensa da AEF Brasil. Aqui você encontra press releases sobre as novidades da marca, além dos principais resultados em veículos de comunicação e canais de influenciadores conquistados pela equipe de assessoria de imprensa da Trama Comunicação.

A AEF-Brasil – Associação de Educação Financeira do Brasil é uma OSCIP (organização da sociedade civil de interesse público) atua desde 2012 em duas grandes frentes: desenvolvimento de tecnologias sociais e capacitação para professores no Tocantins ao tema da educação financeira e em todo o País. Em sua primeira atuação (de 2012 a 2019) teve como foco o cumprimento do convênio estabelecido pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) na execução da Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF e, a partir de 2020, de forma independente, na promoção de ações da temática para os mais diferentes públicos, sobretudo para a rede pública de professores do Brasil. O principal foco de atuação é a promoção, fortalecimento e disseminação da causa da educação financeira.

A instituição desenvolve tecnologias educacionais e sociais que visam despertar no cidadão brasileiro um comportamento financeiro mais saudável e consciente. Entre os projetos de destaque estão a capacitação para os professores dos ensinos fundamental e médio, além de projetos com foco em adultos vulneráveis economicamente, com foco nas mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família e aposentados com renda de até dois salários mínimos. Todos os programas foram desenvolvidos e testados junto aos respectivos públicos-alvo.

Projeto Itinerante chega à Ribeirão Preto com a missão de levar educação financeira a professores da rede pública

Associação de Educação Financeira do Brasil capacitou, em 2018, mais de mil
profissionais em 38 cidades

São Paulo, agosto de 2019 – A cidade de Ribeirão Preto receberá, no próximo dia 14 de agosto, o Projeto Itinerante da Associação de Educação Financeira do Brasil – AEF-Brasil, que cumpre a importante missão de levar educação financeira à população ao capacitar professores da rede pública sobre o tema. Em 2018, a ação formou mais de mil profissionais de educação em 38 cidades.

O projeto, iniciado no ano passado, acontece em um momento importante para o país, em que pesquisas de mercado mostram um crescimento no número de famílias brasileiras endividadas. Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo mostram, por exemplo, que esse percentual vem aumentando nos últimos meses e chegou a 59,6% em julho. “Em um contexto como esse, a educação financeira, mais do que nunca, aparece como a principal alternativa para a construção de uma nação financeiramente consciente, na medida em que promove mudança de comportamentos e, por consequência, transforma vidas”, comenta Claudia Forte, superintendente da AEF-Brasil.

De acordo o último levantamento do Serasa, em Ribeirão Preto, 36,7% de sua população estava inadimplente. Em janeiro deste ano 256,4 mil pessoas (de um total de quase 700 mil habitantes) foram consideradas inadimplentes, 6,7% a mais na comparação com o mesmo período de 2018.

A capacitação da AEF-Brasil segue as diretrizes da ENEF – Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, Decreto Lei DECRETO Nº 7.397, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2010 que institui uma política pública que tem por finalidade disseminar a educação financeira junto à população. A iniciativa oferece aos docentes de todo o Brasil, de forma gratuita, informação, formação e orientação, além de parcerias com órgãos e entidades públicas e instituições privadas.

“Nosso objetivo é formar os profissionais com grande base de informação para que possam inserir de forma transversal a educação financeira nas demais disciplinas da escola, como Português, História e Geografia. A ação beneficia não só os professores, mas também estudantes e toda a comunidade. Nossa expectativa para esse ano é chegar aos 2 mil professores capacitados nas 41 cidades que percorreremos”, comenta Claudia.

Planos para 2019

Esse ano, além das oficinas para capacitação de professores em 41 cidades, o Projeto Itinerante retornará em dez municípios para acompanhamento e medição de resultados. “Queremos saber os resultados de quantos alunos, pais e/ou comunidade serão impactados diretamente por atividades realizadas por professores que passaram pelas oficinas para, assim, mensurar de forma eficiente quantas pessoas foram impactadas por estes professores, após participarem das oficinas”, explica Claudia Forte.

A AEF-Brasil espera que o capital humano gerado pelas oficinas de educação financeira resulte em impacto direto aos alunos, bem como indiretamente aos familiares e comunidade, aumentando e fortalecendo a temática no País.

Projeto Itinerante de Capacitação em Educação Financeira

Data: 14 de agosto (quarta-feira)

Horário: das 8h30 às 12h30

Local: Auditório da Diretoria de Ensino – Região de Ribeirão Preto