AEF-Brasil logo

AEF - Associação de Educação Financeira do Brasil

Esta é a sala de imprensa da AEF Brasil. Aqui você encontra press releases sobre as novidades da marca, além dos principais resultados em veículos de comunicação e canais de influenciadores conquistados pela equipe de assessoria de imprensa da Trama Comunicação.

A AEFBrasil – Associação de Educação Financeira do Brasil é uma OSCIP criada para executar a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, uma política pública lançada em 2010 com a finalidade de disseminar a educação financeira junto à população. Seu principal foco de atuação é a promoção e fortalecimento da causa da educação financeira em todo o país.
A Instituição desenvolve tecnologias educacionais e sociais que visam despertar no cidadão brasileiro um comportamento financeiro saudável e consciente. Entre os projetos de destaque estão programas de educação financeira voltados a crianças e jovens dos Ensinos Fundamental e Médio e, além de projetos com foco em adultos que beneficiam, sobretudo, mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família e idosos com renda de até dois salários mínimos. O programa voltado ao Ensino Médio, por exemplo, já foi aplicado em escolas de cinco Estados e no Distrito Federal e, de acordo com avaliação do Banco Mundial, gerou um aumento da capacidade dos jovens de adotar práticas financeiras mais conscientes.
A AEF-Brasil é mantida por quatro importantes instituições do sistema financeiro nacional: ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais; B3 – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; CNSEG – Confederação Nacional de Seguros Privados e FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos.

Projeto capacita professores da rede pública de São Carlos para disseminar a Educação Financeira no Ensino Fundamental

São Paulo, setembro de 2019 – A Associação de Educação Financeira do Brasil – AEF-Brasil promove um projeto de capacitação de educação financeira voltada a professores da rede pública do ensino fundamental com o objetivo de prepará-los para disseminar junto a seus alunos esse tema cada vez mais importante na pauta nacional. O número de consumidores inadimplentes em São Carlos aumentou, de acordo com o levantamento do primeiro trimestre de 2019 feito pela Serasa Experian, se comparado ao ano passado, que era 71,3 mil. Nesse ano, o número de inadimplentes chegou a 74,7 mil.

Diante esse cenário, a capacitação de educação financeira será realizada em São Carlos, nos dias 23 e 24 de setembro. A ação faz parte de um amplo projeto que, em 2019, ainda deve atingir mais de mil professores em 24 municípios brasileiros por meio da articulação com Secretarias Municipais de Educação.

O objetivo é capacitar os docentes para que apliquem em suas atividades em sala de aula os melhores métodos para a inserção da temática em seu conteúdo programático, cumprindo assim as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais dos alunos da Educação Básica, segundo o qual a educação financeira deve ser inserida nos currículos escolares de todo o Brasil, de forma transversal, independente da disciplina.

A capacitação de professores tem duração de quatro a oito horas e, durante a formação, os participantes constroem estratégias, tomam parte de discussões e reflexões sobre o tema e a importância da inclusão da educação financeira na BNCC e como ela pode ser incluída no currículo escolar.

“O projeto acontece em um momento importante para o País, em que pesquisas de mercado mostram um crescimento no número de famílias brasileiras endividadas. Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo mostram, por exemplo, que esse percentual vem aumentando nos últimos meses e chegou a 64,8% em agosto, alta de 0,7 ponto porcentual em relação aos 64,1% de julho. Por isso, começar a educação financeira dentro de sala de aula possibilita aos alunos o desenvolvimento de atitudes conscientes e uma relação saudável com o dinheiro no dia a dia, além de promover a disseminação desse conhecimento junto às famílias”, explica Claudia Forte, superintendente da AEF-Brasil.

Data: 23 e 24 de setembro (segunda e terça-feira)

Local: CeFPE – Centro de Formação dos Profissionais de Educação São Carlos-SP
Endereço: Conde do Pinhal, 2017 – Centro – São Carlos/SP

Sobre a AEF-Brasil e a ENEF
A AEF Brasil – Associação de Educação Financeira do Brasil é uma OSCIP criada para executar a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, uma política pública lançada em 2010 com a finalidade de disseminar a educação financeira junto à população. Seu principal foco de atuação é a promoção e fortalecimento da causa da educação financeira em todo o país.

Atendimento: Daniela Martins

E-mail: danielam@tramaweb.com.br