São Paulo, outubro de 2016 – O Grupo DEKRA, líder em serviços de vistoria no Brasil, vem investindo na diversificação da oferta de serviços no país, assim como já acontece em outras unidades da empresa alemã por todo o mundo. A companhia passa a investir cada vez mais no serviço de Consultoria para implantação da Melhoria Contínua e Qualidade em redes de franquias, usando sua própria experiência de 20 anos como franqueadora.
O mercado de Franquias é um dos que mais cresce em tempos de crise, por ser considerável um tipo de negócio mais seguro e com tempo de retorno mais rápido. O faturamento do setor de franquias cresceu 8,3% em 2015, atingindo mais de R$ 139 bilhões, segundo balanço divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O crescimento registrado no ano passado superou o desempenho de 2014, quando o setor informou uma alta de 8%.
Por conta disso, a DEKRA está investindo cada vez mais no serviço de consultoria que foca, principalmente, na manutenção de padronização em atendimento e desempenho de franquias em todo o país.
"O número de redes em operação no Brasil atingiu 3.073 marcas em 2015 e cresceu cerca de 4,5% em relação à 2014. Já o número de unidades de franquia em operação chegou a mais de 138 mil no ano passado, o que corresponde a uma expansão de 10% em relação ao ano anterior. Ou seja, identificamos uma oportunidade de contribuir com este mercado que está em crescimento mesmo com a crise", explica Alexandre Pereira, responsável pela área de Consultoria da DEKRA.
O Programa de Melhoria da Qualidade da DEKRA é feito em quatro etapas: implantação dos padrões de processos e de atendimento; cliente oculto para avaliação da aderência; plano de ação e treinamento para as unidades da rede que apresentaram problemas e, por fim, follow up do cumprimento do plano de ação e reanálise dos indicadores.
"Seus clientes estão sendo atendidos de acordo com o padrão da sua empresa?. Se você tem dúvidas sobre a respostas, é hora de investigar e começar a agir. Temos soluções na medida para atender franquias, e nossa capilaridade nos permite atender empresas de todo o País", explica Pereira.
Segundo o executivo, as questões que mais provocam perda dos padrões e dos processos – e impactam na qualidade do atendimento – são o turn over de colaboradores, implantação fragmentada de mudanças nos processos, falta de acompanhamento/controle e auditoria, falta de comprometimento e desmotivação de equipe e gestores.
O programa é bastante completo e customizado de acordo com as necessidades de cada empresa. A aplicação do Cliente Oculto para avaliação da aderência, por exemplo, simula uma situação real de atendimento, com um cliente previamente orientado sobre o foco de itens que serão avaliados. Após o preenchimento de check list específico, com pontuação de acordo com indicadores, a DEKRA entrega ao cliente o ranking de qualidade da rede, mapeando os problemas de cada unidade.
"Esse é um trabalho minucioso e estratégico para a criação de uma cultura de conformidade nas franquias nacionais. Queremos ajudar empresas que, como nós, tem a padronização e a melhoria contínuas como desafio diário", finaliza Pereira.
Sobre o Grupo DEKRA
Fundada em 1925, a DEKRA é líder em teste de segurança de veículos automotores na Europa e líder mundial em inspeção técnica veicular. Organizada em três unidades de negócios – DEKRA Automotivo, DEKRA Industrial e DEKRA Personal, suas 180 empresas consolidadas empregam mais de 37 mil colaboradores, nos mais de 50 países em que atua. Com sede em Stuttgart, Alemanha, atingiu faturamento de 2,7 bilhões de euros em 2015.