Porto Digital celebra 15 anos de atividades - Trama
Voltar para sala de imprensa

Porto Digital celebra 15 anos de atividades

 Parque tecnológico recifense comemora resultados de seus projetos

São Paulo, novembro de 2015 – O ecossistema de inovação brasileiro celebra o aniversário de 15 anos de um dos mais bem-sucedidos parques tecnológicos do país. O Porto Digital, localizado na capital pernambucana, chega a esse marco histórico com a realização de benfeitorias para os setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa, além de impactar a população e o espaço urbano do Recife.

O Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre governo, academia e empresas, conhecido como modelo "Triple Helix", propiciando o ambiente necessário para transformar o parque tecnológico em um dos principais ambientes de inovação do país. O formato atraiu empresas de vários portes, que compõem o ecossistema polo: startups, micro e pequenas empresas e também grandes corporações, como as multinacionais Microsoft, IBM e Accenture.

Há quinze anos, o parque tecnológico era formado por três empresas e 46 pessoas. Atualmente, o Porto Digital abriga 250 empreendimentos, organizações de fomento e órgãos de governo e cerca de 7.100 colaboradores. Desde o final de 2014, o parque também opera nas cidades de Caruaru e Petrolina, localizadas respectivamente no Agreste e Sertão do Estado de Pernambuco. Nos anos de 2007 e 2011, o Porto Digital foi considerado, pela Associação Nacional de Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o melhor parque tecnológico do Brasil. Em 2005, o ambiente foi proclamado o maior do país pela consultoria A.T. Kearney.

Reconhecido por sua territorialidade singular, o polo é um parque urbano instalado no centro histórico do Bairro do Recife, expandido para bairros vizinhos, totalizando uma área de mais de 149 hectares. A região, antes degradada e de pouca importância para a economia local, vem sendo requalificada de forma acelerada em termos urbanísticos, imobiliários e de recuperação do patrimônio histórico edificado. Desde a fundação do Porto Digital, já foram mais de 50 mil metros quadrados de imóveis históricos restaurados.

Projetos
O Porto Digital administra dezenas de projetos voltados à melhoria da competitividade do setor de TIC e Economia Criativa. O parque também promove ações de sustentabilidade e melhoria do bem-estar nas cidades e mobilidade urbana.

Um dos principais projetos do Porto Digital é seu braço de Economia Criativa, o Portomídia, que conta com instalações e incubadora próprias, além de diversos programas de qualificação, exibição e desenvolvimento nas áreas de design, cine-vídeo-animação, games, mídias digitais, fotografia e música.

Seguindo a mesma ideia do Portomídia, mas trazendo a experiência do Porto Digital para o interior do Estado, o Armazém da Criatividade é um programa que instalou uma unidade avançada do parque no município de Caruaru. Com 1.800m² de área,nos quais estão dispostos laboratórios, salas de treinamento, incubadora, showroom e coworking, além de um núcleo empresarial com salas comerciais para instalação de novos empreendimentos.

O Porto Digital mantém ainda iniciativas de mobilidade urbana, por meio do PortoLeve, plano de sustentabilidade que busca prover serviços inovadores e ecologicamente sustentáveis no ambiente do Porto Digital, para melhorar a mobilidade, a segurança e a comodidade de trabalhadores, empreendedores, visitantes e turistas.

Dentre as ações do PortoLeve destacam-se o compartilhamento de  bicicletas e carros elétricos. Aberto ao público no início de setembro de 2015, o sistema de car sharing, chamado CarroLeve, é pioneiro no Brasil e estimula o transporte solidário por meio de caronas, com o objetivo de contribuir para a melhoria da mobilidade nos grandes centros urbanos.

Ainda na área de sustentabilidade, o parque tecnológico gerencia o ITgreen, programa voltado para a promoção das tecnologias da informação para o desenvolvimento socioambiental. Os quatro eixos de atuação do ITGreen são: resíduos tecnológicos, acessibilidade digital, formação para inclusão de jovens no mercado de trabalho e cidades sustentáveis.

O pensamento nas cidades inteligentes faz parte do próximo passo do Porto Digital, que está implantando o primeiro laboratório aberto e gratuito de inovação focado em internet das coisas. Batizado de Laboratório de Objetos Urbanos Conectados (L.O.U.Co), ele será um ambiente para experimentação, desenvolvimento, prototipagem e teste de soluções focadas no aumento do bem-estar nas cidades – utilizando sensores, atuadores, robótica, drones, relógios, óculos e tecidos inteligentes.

Novos negócios
Desenvolver um ambiente favorável à criação de novos negócios inovadores é um dos objetivos principais do Porto Digital. Para isso, o parque conta com duas incubadoras de empresas: a C.A.I.S. do Porto, voltada para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), e aincubadora do Portomídia, direcionada para empreendimentos em Economia Criativa (EC).

Em outubro, foi inaugurada a incubadora do Armazém da Criatividade, em Caruaru. Os seis primeiros empreendimentos escolhidos foram selecionados em chamada pública realizada no mês de julho.

O parque também conta com a Jump Brasil, uma aceleradora de empreendimentos voltada para startups de alto potencial de crescimento. Além de mentoria e infraestrutura, as empresas aceleradas na Jump também contam com aporte financeiro da instituição.  

Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
 

Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.

Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: