A fim de propor a reflexão sobre os distúrbios de aprendizado na aquisição da linguagem escrita tanto no aspecto clínico quanto na visão social e educacional, o fonoaudiólogo e doutor em educação, Jaime Luiz Zorzi, elaborou o livro “Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita – Questões clínicas e educacionais”, lançamento pela Artmed Editora. A obra é voltada para educadores, bem como profissionais e estudantes de psicopedagogia e fonoaudiologia.
Zorzi afirma que a maior parte dos problemas de entendimento da linguagem escrita é conseqüência de deficiências na metodologia educacional e não de distúrbios de aprendizagem. “As crianças com reais dificuldades de aprendizagem correspondem, felizmente, a uma minoria. Por outro lado, muitas delas não aprendem por falta de propostas e condições educacionais apropriadas caracterizando os chamados ‘pseudo’ distúrbios”, destaca.
Este livro descreve o que ler e escrever significam e os desafios que representam. Além disso, o autor apresenta um conjunto de conhecimentos que clínicos e educadores devem ter para poder realmente atuar e ter a possibilidade de diferenciar, compreender e buscar as reais dificuldades de aprendizagem. “É importante que o educador tenha o conhecimento da linguagem escrita e saiba identificar o real problema de cada aluno”, observa o autor.
Segundo o fonoaudiólogo, ensinar a língua escrita de modo que os alunos entendam a sua origem e a sua importância é a maneira mais eficiente de fazer com que a incidência de erros diminua. “O sinal de defasagem na linguagem escrita mostra que a criança não está dominando a língua de maneira adequada”, conclui.
Serviço
Livro: Aprendizagem e Distúrbios da Linguagem Escrita: Questões Clínicas e Educacionais
Autor: Jaime Luiz Zorzi
Formato: 16×23, 176 páginas.
Preço: R$ 31,00
À venda nas principais livrarias do país ou pelo site www.artmed.com.br
Sobre a Artmed Editora
A Artmed Editora é responsável pela publicação, em português, de livros acadêmicos e profissionais nas áreas de ciências biomédicas, educação e saúde mental. Atua também nas áreas de administração, ciência e tecnologia através da Bookman Editora. A empresa possui mais de 1500 títulos em catálogo, com uma média de 400 novas obras lançadas por ano. A Artmed mantém contratos de exclusividade com conceituadas editoras dos Estados Unidos e de diversos países da Europa e da América Latina. Com matriz em Porto Alegre e filial em São Paulo, a empresa conta com uma eficiente rede de distribuição para todo o Brasil e para Portugal e também efetua vendas via Internet.