Voltar para sala de imprensa

Negócios – A estratégia da Pinnacle Systems é ampliar sua participação no mercado latino-americano com as novas linhas

Primeiro veio o Pinnacle Home São Paulo, depois o Pinnacle Home México, em seqüência o Pinnacle Home Sul e agora o Pinnacle Home Argentina. A estratégia da Pinnacle Sys, empresa norte-americana de soluções para edição de vídeo, é realmente criar ambientes para difusão da tecnologia de vídeo e aumentar em aproximadamente 50% o faturamento da Divisão Consumer & Business na América Latina.

Em menos de um ano, a companhia já inaugurou quatro centros culturais de alta tecnologia em vídeo com o objetivo do desenvolvimento social e já está apostando no quinto, que será provavelmente aberto em junho próximo, na cidade de Campinas (SP). “A meta da empresa com a execução de inúmeras ações conjuntas incluindo a entrada no segmento de áudio e a inauguração dos Centros Culturais Pinnacle Home é aumentar de US$ 4,5 milhões para US$ 6,7 milhões este ano as vendas das linhas de soluções domésticas e profissionais no mercado latino-americano”, afirma o diretor de vendas da Pinnacle Systems para América Latina, Jaime Paez.

A proposta de abrir centros de alta tecnologia é contribuir para que o vídeo seja um instrumento de incentivo à cultura e ao desenvolvimento social. Seguindo a vertente da responsabilidade social, o Pinnacle Home é como um grande laboratório high-tech de portas abertas, onde novos talentos artísticos, instituições sociais, profissionais e universitários da área de vídeo e multimídia em geral poderão produzir com baixo custo seus CDs e DVDs editados de seus trabalhos e projetos sociais.

O primeiro exemplo de um Pinnacle Home que está dando certo é o de São Paulo. O local tem um auditório com capacidade para 50 pessoas e um estúdio de gravação para filmagens. A estrutura tecnológica inclui quatro ilhas de edição não-linear com sistemas de edição similares a de estúdios de cinema de Hollywood, câmeras profissionais de uso interno e externo, da JVC, gravadores de DVD de mesa e amadores, da Pioneer, além de iluminação e áudio profissional de estúdio, entre outros equipamentos. Além disso, tem profissionais capacitados disponíveis aos usuários e instituições sociais que quiserem agendar visitas. “Graças ao resultado obtido no Pinnacle Home São Paulo – mais de 1.600 pessoas já assistiram aos workshops até o momento – resolvemos inaugurar inúmeros ambientes semelhantes em outras partes da América Latina”, afirma Jaime Paez.

Mercado latino-americano
As operações latino-americanas da Pinnacle Sys, especialmente no Brasil, México e Colômbia, vêm apresentando constante crescimento. “Estamos praticamente sozinhos no mercado, com soluções de ponta”, diz Paez. “Nossos concorrentes sequer têm escritório no Brasil. Além disso, oferecemos suporte via chat e telefone, dispomos de técnicos altamente treinados e realizamos troca ou reparo imediato em laboratório próprio”, acrescenta.

Com mais de 600 funcionários atuando em dez países e equipes de engenharia e desenvolvimento na Alemanha e EUA, a Pinnacle Sys encerrou o ano fiscal de 2002 com receita em torno de US$ 400 milhões, sendo que as Américas foram responsáveis por US$ 45 milhões desse total. “Para este ano de 2003, a expectativa é que a companhia fature US$ 75 milhões em todo o continente americano”, conclui Paez.

Desde 1997, a Pinnacle Systems vem comprando companhias ou divisões de companhias para complementar seu portfólio de soluções, além de expandir seus negócios para novas áreas. Até hoje, já foram 15 aquisições, entre as quais estão a Miro, desenvolvedora de produtos multimídia para edição de vídeos, a Avid Sports, fabricante de soluções para edição digital, e a divisão de vídeo-servidores para broadcast da Hewlett-Packard (HP). As últimas aquisições foram a Steinberg Media Technologies AG, empresa alemã especializada em softwares de áudio digital voltada para o público amador e profissional, e a VOB, que trouxe a tecnologia Instant para a linha da Pinnacle.

Em novembro de 1994, a Pinnacle Systems iniciou a oferta pública de ações e seus papéis são negociados na Nasdaq sob o símbolo PCLE. Na Europa, a empresa é líder em vendas de soluções de vídeo e somente a Espanha consome cinco mil produtos da sua linha doméstica por mês, sendo a região que mais cresceu nos últimos tempos.

Presente no Brasil desde meados de 2000, a Pinnacle Systems tem obtido resultados positivos com mais de quatro mil produtos comercializados por mês. Os produtos domésticos estão recebendo especial atenção da Pinnacle Systems, principalmente no mercado brasileiro, onde o número de usuários de computadores pessoais cresce a cada ano. Na visão da companhia o Brasil é o país latino-americano de maior representatividade com milhões de usuários de PCs, ou seja, consumidores potenciais para sua linha doméstica.

Descrição: O Clean, software de restauração de áudio, é um dos lançamentos da Pinnacle Sys na área de áudio.

Tamanho: 270 KB
Clique aqui para ver a imagem ampliada
Descrição: Jaime Paez, diretor de vendas da Pinnacle Systems para América Latina.

Tamanho: 270 KB
Clique aqui para ver a imagem ampliada

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: