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Mudança de paradigma no mercado de celulares premium

*Por Jayme Bianco

Foi-se o tempo em que o conceito premium remetia a ideia de produtos extremamente caros. Hoje no mercado de celulares para que as marcas possam usar a termologia premium –e de fato entregar isso ao consumidor – é necessário superar as atuais expectativas desse usuário em todos os aspectos, inclusive no preço.

Segundo o dicionário, a palavra premium vem do latim e significa benefícios acima do esperado. Hoje o consumidor tem considerado o celular praticamente como um item de primeira necessidade que precisa ser trocado periodicamente para rodar novos aplicativos e atender suas demandas. Consciente do seu poder de escolha, ele tem exigido da indústria cada vez mais desenvolvimento tecnológico com um atrativo custo-benefício.

Trata-se de uma mudança de paradigma que está contribuindo para a eliminação do uso “marqueteiro” do termo premium para justificar apenas um preço mais elevado. Esse fenômeno já ocorreu no passado no mercado de computadores pessoais quando o sistema operacional Windows e os processadores Intel tornaram-se um padrão. Com o tempo, as melhorias de desempenho e atualizações eram cada vez menos notadas pelo consumidor.

De acordo com a recente pesquisa QuISI, da Qualcomm em parceria com a IDC, mostra que mais de 60% dos consumidores brasileiros preferem adquirir smartphones de alta qualidade com um ótimo custo-benefício. Para isso, o consumidor pesquisa e compara desempenho, design, tela, câmeras, bateria e outros itens antes de efetivar a compra.

Mas, nesse momento em que os preços dos smartphones estão aumentando exponencialmente – às vezes além da acessibilidade da maioria dos consumidores no Brasil – oferecer desempenho a preço competitivo torna-se um diferencial estratégico.

Para subir ao topo do nosso mercado emergente a marca que busca se diferenciar deve combinar produtos de alta qualidade e alto desempenho com preços justos, provando assim que produtos premium precisam ser mais do que alcançáveis, eles devem ser acessíveis ao bolso do consumidor brasileiro.

 

*Jayme Bianco é gerente Comercial do Neffos, na TP-Link Brasil


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