Voltar para sala de imprensa

Ministro da Ciência e Tecnologia dará início à operação experimental da primeira célula a combustível do Brasil

Pela primeira vez no Brasil, a célula a combustível será utilizada para a geração de energia elétricaSão Paulo, 26 de agosto de 2004 – O Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec) e a Electrocell têm o prazer de convidá-lo para coletiva de imprensa na próxima segunda-feira, 30 de agosto, às 11h com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia Eduardo Campos e o presidente da AES Eletropaulo Eduardo Bernini. A data marcará o início da operação experimental da primeira célula a combustível do País, que fornecerá energia para o prédio que abriga o Centro Incubador.

A célula a combustível é um gerador diferenciado que converte energia química diretamente em energia elétrica, graças à alimentação constante de um combustível. O equipamento poderá ser utilizado para iluminação de indústrias, empresas, residências e áreas públicas. O protótipo da célula a combustível opera com módulos de 10 kW, o suficiente para gerar 30 kW de energia elétrica.

Durante a entrevista, o ministro Eduardo Campos, o presidente da AES Eletropaulo Eduardo Bernini, o presidente do Conselho Deliberativo do Cietec Cláudio Rodrigues, o gestor da Incubadora Sergio W. Risola e um dos engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento da célula a combustível na Electrocell, Gherard Ett, falarão sobre o projeto, as vantagens e inovações trazidas pela primeira célula a combustível produzida no Brasil, com índices de nacionalização de peças e componentes de aproximadamente 90%.

Em seguida, o ministro Eduardo Campos vai dar posse aos participantes do Programa Brasileiro de Células a Combustível composto de representantes dos grupos que pesquisam e desenvolvem essa tecnologia no Brasil. A coordenação desse Programa é do secretário de Política de Informática e Tecnologia do MCT Francelino L. M. Grando. O escopo central desse programa é desenvolver um conjunto de ações que viabilizem a criação de uma tecnologia nacional em sistemas energéticos baseados na célula a combustível, enfatizando o uso eficiente dos recursos energéticos renováveis.

Coletiva de Imprensa
Data: 30/08 – segunda-feira
Horário: 11h
Local: Cietec – Av. Lineu Prestes 2242, Cidade Universitária (acesso pelo Ipen – em frente ao Hospital Universitário).

Confirmação de presença pelo fone (11) 5539.1509 com Versanna Carvalho ou Carlos Padeiro ou por e-mail versanna@tramaweb.com.br ou carlos@tramaweb.com.br

Sobre o Cietec
Um dos mais importantes centros incubadores do País, o Cietec foi criado em abril de 1998 por um convênio entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto de Pesquisas Energética e Nucleares (Ipen) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). A Incubadora é uma nova forma de incentivo ao desenvolvimento de tecnologia, muito popular no exterior e que a cada dia se fortalece mais no Brasil. Seu objetivo é incubar empreendimentos de base tecnológica de forma a ampliar o índice de sobrevivência e a competitividade dessas empresas, objetivando o crescimento da economia brasileira, o aumento da geração de empregos qualificados e de melhores resultados na balança comercial brasileira.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: