Voltar para sala de imprensa

Livros apontam principais problemas que causam baixo rendimento escolar

São Paulo, 23 de junho de 2004 – Os temas “fracasso escolar” e “dificuldades de aprendizagem” são muito discutidos no âmbito educacional. Apesar do contexto diferenciado, os dois interferem no sistema acadêmico dos alunos, resultando em um baixo rendimento escolar. As conseqüências dos problemas são diferentes. O primeiro vem de vários fatores, incluindo o social e cultural da criança. Já o segundo se caracteriza por algum transtorno de desenvolvimento, considerando a limitação intelectual do aluno que, neste caso, precisa de uma orientação especial.

Os livros “Fracasso Escolar”, organizado pelos espanhóis Álvaro Marchesi e Carlos Gil, e “Dificuldades de Aprendizagem e Intervenção Psicopedagógica”, de Jesús Nicasio e García Sánchez, lançamentos da Artmed Editora, abordam as principais causas e origens das dificuldades educativas, e apresentam soluções para uma mudança, dentro de cada problema citado.

Novos títulos da Artmed Editora discutem fracasso escolar e dificuldades de aprendizagemFracasso Escolar
Baseada em cinco anos de pesquisa sobre o assunto, a obra aponta que escolas e alunos residentes em lugares mais pobres estão mais propensos aos fracassos escolares. As origens dessa dificuldade têm múltiplos fatores: uns referentes aos alunos, quanto ao desenvolvimento da personalidade, às famílias de baixos recursos econômicos, ou aos grupos de baixo nível cultural; e os que se referem às escolas, com programas mal adaptados às necessidades reais ou com recursos insuficientes.

Uma pesquisa feita na Espanha mostra que 25% de seus alunos não terminam de forma satisfatória o ensino fundamental e médio. “A grande maioria dos países está em uma situação parecida. Devemos estar conscientes de que o fracasso escolar pode se ampliar no futuro porque cada vez mais a sociedade global exigirá mais conhecimentos e habilidades dos jovens”, esclarece Carlos Galdón, autor da apresentação do livro “Fracasso escolar”.

Ele ainda explica que este é um fenômeno complexo e global e que não pode ser resolvido com medidas simples e parciais. “É necessário encontrar fórmulas criativas que, impulsionadas pelos responsáveis políticos e em colaboração com as associações, permitam que os jovens, sem êxito em seus estudos, possam se incorporar ao mundo do trabalho, mediante programas de formação, no qual aumentem seu nível cultural e facilitem seu desempenho profissional”.

Novos títulos da Artmed Editora discutem fracasso escolar e dificuldades de aprendizagemDificuldades de Aprendizagem (DAs)
As dificuldades de aprendizagem se classificam dentro dos transtornos geralmente diagnosticados na infância ou na adolescência, considerando o transtorno da leitura, o da matemática e o da expressão escrita. No modelo inglês se identificam as dificuldades de aprendizagens gerais com o retardo mental e as DAs específicas reservado para as dislexias, as disgrafias, as disortografias ou as discalculias. Em geral, prejudicam o rendimento acadêmico e a vida cotidiana do aluno.

Segundo os autores da obra “Dificuldades de Aprendizagem”, é a partir desse ponto que é necessário desenvolver propostas de intervenção psicopedagógica e modelos baseados nos processos de leitura, escrita e matemática, na qual superam e resolvam os problemas das DAs. “No livro abordamos intervenções especializadas, mas sempre fundamentada cientificamente em modelos teóricos e que supõe uma implementação tecnológica”, ressalta García Sánchez.

Serviço:
Livro: “Fracasso Escolar – Uma Perspectiva Multicultural”
Organizadores: Álvaro Marchesi, Carlos Hernandez Gil & Cols
Formato: 17,5×25; 248p.
Preço: R$ 42,00
À venda nas principais livrarias do País ou pelo site www.artmed.com.br

Livro: “Dificuldades de Aprendizagem e Intervenção Psicopedagógica”
Autores: Jesús Nicasio e García Sánchez
Formato: 16×23; 296p.
Preço: R$48,00
À venda nas principais livrarias do País ou pelo site www.artmed.com.br

Sobre a Artmed Editora
A Artmed Editora é responsável pela publicação, em português, de livros acadêmicos e profissionais nas áreas de ciências biomédicas, educação e saúde mental. Atua também nas áreas de administração, ciência e tecnologia através da Editora Bookman. A empresa possui mais de 1500 títulos em catálogo, com uma média de 400 novas obras lançadas por ano. A Artmed mantém contratos de exclusividade com conceituadas editoras dos Estados Unidos e de diversos países da Europa e da América Latina. Com matriz em Porto Alegre e filial em São Paulo, a empresa conta com uma eficiente rede de distribuição para todo o Brasil e para Portugal e também efetua vendas via Internet.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: