Voltar para sala de imprensa

Livro mostra como aplicar a aprendizagem cooperativa em sala de aula

São Paulo, 8 de setembro de 2004 – A aprendizagem colaborativa e cooperativa constitui um recurso muito potente para o ensino compreensivo e de qualidade. Um instrumento imprescindível para a educação do século XXI. Para conhecer seus princípios e métodos, os espanhóis Carles Monereo e David Duran Gisbert desenvolveram o livro “Tramas: Procedimentos para a Aprendizagem Cooperativa”. A obra é um lançamento da Artmed Editora.

Segundo os autores, o corpo docente tem de aprender a utilizar mecanismos que permitam que todos os alunos, independentemente de suas características, sejam capazes de aprender o máximo possível. “A aprendizagem cooperativa é uma metodologia que transforma a heterogeneidade, ou seja, a diferença entre alunos que, logicamente, encontramos em qualquer grupo, em um elemento positivo que facilita o aprendizado”, explica Monereo.

As narrativas breves que transcorrem entre os personagens de uma escola de ensino médio formam a estrutura de texto do livro e, a partir delas, os autores apresentam todas as etapas de desenvolvimento e implementação dos métodos de aprendizagem cooperativa. Cada narração é acompanhada por uma ilustrativa ficha, no qual se comenta detalhadamente o método utilizado e são planejados elementos de reflexão para facilitar sua aplicação.

A formação dos professores é um dos pontos fundamentais na aplicação de atividades de cooperação. Para os autores, os educadores devem ter uma aproximação de caráter “estratégico” para adequar os métodos às condições, aos alunos e às necessidades do momento.

“Os professores têm de ser engenheiros da aprendizagem cooperativa, e não meros técnicos”, esclarece Monereo. Eles afirmam que um engenheiro entende conceitualmente aquilo que aplica, é capaz de ajustá-lo à sua realidade e, em caso de necessidade, consegue corrigi-lo ou consertá-lo. Com relação a esse último ponto, a necessidade de prever e corrigir disfunções ou dificuldades com as quais se pode deparar nessa modalidade de trabalho.

Serviço
Livro:
“Tramas: Procedimentos para a Aprendizagem Cooperativa”
Autores: Carles Monereo e David Durah Gisbert
Formato: 16 x 23 cm
N. de páginas: 172
À venda nas principais livrarias do País ou no site www.artmed.com.br  

Sobre a Artmed Editora
A Artmed Editora é responsável pela publicação, em português, de livros acadêmicos e profissionais nas áreas de ciências biomédicas, educação e saúde mental. Atua também nas áreas de administração, ciência e tecnologia através da Bookman Editora. A empresa possui mais de 1500 títulos em catálogo, com uma média de 400 novas obras lançadas por ano. A Artmed mantém contratos de exclusividade com conceituadas editoras dos Estados Unidos e de diversos países da Europa e da América Latina. Com matriz em Porto Alegre e filial em São Paulo, a empresa conta com uma eficiente rede de distribuição para todo o Brasil e para Portugal e também efetua vendas via Internet.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: