Voltar para sala de imprensa

Livro ensina os significados dos desenhos infantis

Resultado de um longo levantamento, obra mostra como o desenvolvimento gráfico da criança traduz o impulso conjugado da afeição aos seus próximos e da afirmação de si como sujeito sexuado

São Paulo, 18 de maio de 2004 – Poucos sabem que a estratégia de dar lápis e papel para uma criança, adotada por muitos pais para manter seus filhos quietinhos, pode significar o seu primeiro contato com o mundo da imaginação e da imitação. A compreensão do desenho da criança, dos primeiros rabiscos às pequenas composições, é a proposta do psiquiatra Philippe Greig no livro “A Criança e seu Desenho – Nascimento da Arte e da Escrita”, lançamento da Artmed Editora na 11ª Feira Internacional de Educação – Educar, que acontece entre os dias 19 e 22 de maio, em São Paulo.

A obra é o resultado de um extenso levantamento, que alia consultas, pesquisa clínica e a observação da produção anual de diversas crianças. Para Greig, o desenho é apenas uma forma particular da emergência da linguagem, um reflexo do crescimento psíquico infantil.

Com o passar do tempo é possível identificar mudanças no desenho. Ao longo do segundo ano, a criança percebe que o lápis, aliado ao seu gesto, deixa uma marca, seja ela em formas circulares, ou longos rabiscos. A “figura-girino”, que constitui a entrada da criança na figuração, aparece por volta dos três anos e meio de idade, quando ela já adquire o “duplo controle” do ponto de partida e de chegada dos seus traços.

“A cada passo, a expressão da criança se enriquece de diversos modos. Cílios, sobrancelhas, orelhas, dão precisão ao rosto; a diferenciação sexual é visualizada pelos cabelos, chapéus e roupas. A casa, o animal e a árvore também participam desse desenvolvimento”, ressalta o autor.

A personagem vai se estruturar por volta dos cinco anos de idade. “Eis que chegamos ao final da educação infantil para darmos início ao ensino fundamental”, completa Greig. A prioridade agora não é mais o desenho e sim a escrita. “Entramos no desenho dos maiores”, explica.

Segundo o psiquiatra, a pré-adolescência revela, na maioria dos casos, o momento de abandono total do desenho. “Depois de ter emergido lentamente do papel em branco, a expressão gráfica retorna ao nada: seu “esgotamento” se completa”, conclui.

A obra é divida quatro partes. A primeira envolve o nascimento da linguagem plástica. A segunda mostra a evolução da criança, com a construção do esquema corporal, as representações dos volumes e organização do espaço. O “esgotamento” do desenho é o assunto abordado na terceira parte. A última faz um panorama da evolução da criança, dos primeiros rabiscos até os 8 anos de idade.

Sobre o autor
Philippe Greig é psiquiatra e psicoterapeuta de formação analítica.

Serviço
A Criança e seu Desenho – Nascimento da Arte e da Escrita
Philippe Greig
Formato: 16×23; 248 páginas
Preço: R$ 38,00
À venda nas principais livrarias do país ou pelo site www.artmed.com.br

11ª Educar – Feira Internacional de Educação
Dias: 19 a 22 de maio
Horário: das 10h às 22h
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho e Branco, São Paulo

Sobre a Artmed Editora
A Artmed Editora é responsável pela publicação, em português, de livros acadêmicos e profissionais nas áreas de ciências biomédicas, educação e saúde mental. Atua também nas áreas de administração, ciência e tecnologia através da Bookman Editora. A empresa possui mais de 1500 títulos em catálogo, com uma média de 400 novas obras lançadas por ano. A Artmed mantém contratos de exclusividade com conceituadas editoras dos Estados Unidos e de diversos países da Europa e da América Latina. Com matriz em Porto Alegre e filial em São Paulo, a empresa conta com uma eficiente rede de distribuição para todo o Brasil e para Portugal e também efetua vendas via Internet.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: