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Inteligência Artificial impactará ainda mais a área de RH em 2024

Profissionais de recursos humanos já utilizam a IA no dia a dia para processos que vão além da seleção e recrutamento

Assistentes virtuais e ChatGPT são apenas alguns dos exemplos do uso da Inteligência Artificial, algo que diferentes tipos de mercados têm visto crescer e que promete ganhar cada vez mais força, transformando atividades variadas. Na área de recursos humanos, a IA tem impactado processos que vão desde a contratação de colaboradores até o a melhoria da rotina destes ou mesmo o desligamento, e de acordo com pesquisa realizada em 2023 pela empresa Ticket, seis em cada dez profissionais de RH já utilizam a inteligência artificial no trabalho, sendo que 26% disseram usar a inovação todos os dias.

 

A tendência para 2024, segundo Thiago Bom, Diretor Comercial de Benefícios da Propay, empresa especializada em gestão de benefícios, é que estes números aumentem, já que de um lado, empresas estão investindo em soluções que usam IA para otimizarem processos, e do outro, o setor de recursos humanos está conhecendo os benefícios do uso dessa tecnologia.   

 

“Existe um movimento no mercado que enfatiza como a IA não vem para substituir o trabalho dos profissionais de RH, mas sim, com a missão de facilitar o dia a dia. Isso porque enquanto máquinas fazem trabalhos repetitivos e que um ser humano demoraria para fazer, as pessoas podem focar naquilo que fazem de melhor. Empatia, olho no olho e conversas nunca serão substituídas. A cada dia os profissionais estão não somente entendo isso, mas vendo na prática”, explica.

 

Inovações no mercado

Mais do que automatização que indica os currículos mais qualificados para uma vaga, hoje já é possível encontrar ferramentas que auxiliam pessoas deficientes, o que gera mais inclusão, e até soluções que recomendam treinamentos de funcionários com base no lugar que querem chegar ou necessidades que possuem. Também já existem ferramentas que otimizam o processamento da folha de pagamento, administram benefícios dos colaboradores e levantam dados que identificam talentos ocultos e níveis de satisfação, desempenho, engajamento, entre outros.

 

“Na Propay temos um chatbot que pode ser usado pelos nossos colaboradores para obterem informações internas. São exemplos como este que mostram como a IA está avançando. A consequência deste cenário é a maior possibilidade de identificar padrões e tendências, permitindo que o setor de RH tome decisões mais assertivas, aja de forma preditiva, crie metas que façam sentido e atue de forma inteligente. Quanto mais dados, mais direcionamentos dos caminhos a serem seguidos”, afirma o Diretor Comercial de Benefícios da Propay.     

 

IA generativa

Com capacidade de criar novos conteúdos, a Inteligência Artificial generativa é algo que tem potencializado ferramentas e no setor de recursos humanos, contribui com os mais diversos processos. Porém, levando em consideração que o segmento atua com inúmeros dados pessoais de colaboradores e que IA generativa lida com as informações de forma mais profunda, é preciso que negócios tenham cautela ao trabalharem com determinadas soluções.

 

“A Inteligência Artificial generativa seguirá ganhando força pois tem um potencial enorme de transformar dados em algo novo, mas a área de RH precisa agir com responsabilidade. Atuar com dados é uma tendência mundial e profissionais precisam tomar cuidado com o vazamento de informações, privacidade, entre outros aspectos. Por isso, é essencial que negócios invistam em soluções de IA com diretrizes de segurança bem estabelecidas”, diz o executivo.

O futuro

Em um cenário de tantas novidades e ao mesmo tempo, concorrência, as áreas de RH dos negócios precisam ter atenção a este movimento tecnológico para que usem as ferramentas mais modernas e conheçam todo o potencial da IA no segmento.

“O ano de 2024 continuará trazendo novos usos da inteligência artificial na área de recursos humanos e, por isso, as companhias que não estão aderindo à tecnologia, vão ficar para trás. Nos próximos meses, com certeza veremos soluções ainda mais eficazes e com potencial de garantir uma gestão mais assertiva”, finaliza Bom.


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