Sala de Imprensa | Instituto de Engenharia
Voltar para sala de imprensa

Instituto de Engenharia investe em projeto de Mentoria para oferecer aprimoramento educacional, profissional e cultural

A iniciativa é voltada a estudantes, startups, empresas e àqueles que já atuam no mercado de Engenharia e querem alavancar suas carreiras para obter sucesso em seus empreendimentos profissionais

 

 

São Paulo, setembro de 2018 – Criar, educar, construir e zelar. Estes são os princípios do Projeto Mentoria a Serviço da Engenharia, do Instituto de Engenharia (IE), que tem como objetivo oferecer educação continuada a estudantes de engenharia, profissionais do setor e empresas que precisam reter profissionais e a memória do conhecimento, visando a sucessão. O programa, que está indo muito bem, já atingiu mais de 350 pessoas e conta com 12 mentores atualmente e outros em treinamento. Os planos de expansão devem impulsionar ainda mais esses números nos próximos meses.

O projeto é realizado em parceria com a Escola de Mentores de São Paulo, com a qual o IE desenvolve um programa abrangente de cooperação com Escolas de Engenharia no Brasil e institutos de pesquisa. O próximo passo inclui a ampliação do programa, que será levado para junto dos centros acadêmicos das escolas. A ideia é oferecer conhecimento e orientação aos alunos, além de qualificar professores para torná-los mentores do programa.

“Aproveitamos a maturidade e toda a experiência dos nossos Sócios para compartilhá-las com aqueles que estão trilhando seus primeiros passos na Engenharia ou que já estão no mercado e querem alavancar suas carreiras para obter sucesso em seus empreendimentos profissionais”, explica o Eng. Fernando Portella, que, além de conselheiro no I.E., também é coordenador do Projeto Mentoria a Serviço da Engenharia.

Com este programa, o IE cumpre sua missão de promover a Engenharia em benefício do desenvolvimento e da qualidade de vida da sociedade. “Por meio da Mentoria, valorizamos a profissão do engenheiro e lhes oferecemos aprimoramento educacional, profissional e cultural”, conta o coordenador. Nos encontros, também são abordados assuntos como empatia, ética, segurança, relacionamento e continuidade.

“Eu me surpreendi com os avanços do projeto. De outubro de 2017 a agosto deste ano, conseguimos montar um Conselho da Mentoria, com profissionais de Recursos Humanos, Psicólogos e Engenheiros. Além disso, o feedback que tivemos das palestras e os pedidos de parceria, mostra que estamos no caminho certo e devemos seguir aprimorando o modelo que existe hoje”, comemora Portella. “Estou muito otimista com relação ao futuro deste projeto e acredito que vamos aumentar gradativamente o número de mentores formados em nosso programa”, finaliza.

Sem fronteiras

Para tornar o projeto disponível a todos os brasileiros, o Instituto de Engenharia promove o Dia da Mentoria Aberta, que traz palestras ministradas por especialistas no assunto. O evento é realizado fisicamente em São Paulo, mas conta com transmissão ao vivo, o que permite a interação entre os participantes de todo o País, independentemente de onde eles estiverem, e tudo em tempo real, por meio de videoconferência e canais de redes sociais, a exemplo do YouTube, Facebook, entre outros.

Um programa como este, que envolve pessoas do Brasil afora e no exterior, precisa de um canal de Comunicação democrático e acessível. Por isso, foi criada a Central de Mentoria do IE, um grupo do WhatsApp que conecta estudantes, profissionais de Engenharia e os responsáveis pelos Projeto Mentoria do IE.

Guinada na vida

Formado em Engenharia Civil há dois anos, Felipe Abdel Azis, 24 anos, estava insatisfeito com o trabalho, tinha dúvidas sobre sua carreira e não sabia em que direção seguir. Foi então que há dois meses ele procurou a Mentoria do Instituto de Engenharia “Logo na primeira conversa, eu já senti que teria todo o respaldo de que precisava para mudar a minha vida”, conta.

Ele recebeu a orientação de Portella, seu mentor, que lhe contou sobre sua experiência como pessoa e profissional. Além disso, deu dicas de filmes e livros para ler. “Isso me ajudou a tomar uma decisão importante: mudar de emprego – e de área. Saí da Construção Civil e fui para Petróleo e Gás”, lembra.

Hoje, ele diz estar muito feliz com a escolha. “O Fernando me ensinou que não existe certo e errado. Temos de tomar uma decisão, fazer nosso caminho de forma correta e, assim, encontramos a resposta que procuramos.” Felipe agora pensa em fazer cursos de especialização para alçar cargos mais altos e voltar às aulas de Inglês para ganhar fluência no idioma. “Fiz duas sessões de Mentoria e já vi um ótimo resultado. Gostaria de fazer mais 30”, finaliza.

Você sabe o que é Mentoria?

“Mentoring” é um termo inglês, normalmente traduzido como “tutoria”, “mentoria”, “mentorado” ou “apadrinhamento”. Trata-se de uma ferramenta de desenvolvimento profissional e consiste em uma pessoa experiente ajudar outra com menos conhecimento. Pode ser aplicado tanto em pessoas quanto em programas empresariais.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: