Voltar para sala de imprensa

Indústria ganha com processo de gravação a laser

Com o interesse de impedir a cópia e imitação e marcar maior presença, grandes marcas estão investindo cada vez mais para imprimir suas logomarcas em partes e pequenas peças que compõem seus produtos. A tendência é mundial e tem levado a indústria a usar o processo gravação a laser, em substituição a pantografia, como a forma mais precisa e rápida de imprimir inscrições minúsculas, mais profundas e cada vez mais impossíveis de imitar.

Além do uso do laser, a técnica exige alto grau de conhecimento científico para viabilizar a impressão em altíssima precisão e em menor tempo. Por este motivo, as grandes empresas de moldes e grandes ferramentarias do país, responsáveis pelo atendimento de grandes marcas como Unilever, 3M, Tetra Pak e Johnson, Volkswagem e Ford têm preferido recorrer ao conhecimento científico para desenvolver impressões mais complexas. Assim elas puderam reduzir o tempo gasto no desenvolvimento de algumas peças de três dias para 24 horas.

O conhecimento científico tem sido proporcionado pelo físico Spero Morato, um dos mais bem conceituados especialistas de laser no país. Com a proposta de colocar a ciência a serviço da indústria, o físico fundou a LaserTools, uma empresa de base tecnológica que desenvolve e pesquisa novas aplicações do laser de alta precisão. Nascida nos laboratórios do Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (IPEN), a LaserTools conta com uma equipe de experientes pesquisadores. Na área de impressão de logomarcas, a empresa tem destaque especial e já desenvolveu a impressão de ideogramas em frontais de rádios do Ford Ranger para a Ford Americana. Para a Pial Legrand, a empresa faz a gravação em eletrodos de cobre utilizados em eletro erosão.

“Por ser uma empresa de base tecnológica, a LaserTools conseguiu reduzir o tempo de desenvolvimento do molde e ainda oferecer um produto com qualidade de impressão inquestionável”, explica Aldo Sandrim, o supervisor do setor de ferramentaria da Plastec do Brasil. A multinacional produz moldes para injeção de plástico e atende grandes companhias como Unilever, 3M, Tetra Pak e Johnson&Johnson. “Hoje 100% das nossas gravações são feitas a laser”, afirma.

Como forma de reduzir gastos, a Plastec, que há três anos atua no País, reestruturou seu departamento de ferramentaria e optou pela contratação da LaserTools para prestar serviços de desenvolvimento e gravação de moldes de embalagens de cosméticos. “Percebemos que nosso custo ao ligar nossa máquina de CNC era superior em relação ao custo do processo de gravação da LaserTools, a partir daí decidimos terceirizar a gravação”, conta Sandrim. “Além disso, o processo é ideal para gravações com maior profundidade”, completa.

Outra adepta da tecnologia laser é a fabricante de eletrodos para moldes de injeção Itatron. Especializada no setor automotivo, a empresa tem entre seus principais clientes a Volkswagem e adotou o laser em função de uma exigência. “Para a ferramentaria o laser também tem apresentado resultados surpreendentes, nosso processo de gravação antes era feito através da pantografia e hoje já foi substituído em 80% pelo laser”, explica Luciane Aparecida Toledo, responsável pelo departamento de compras da Itatron. A redução no tempo do processo é o fator que mais agrada a companhia. “Trabalhos que demoravam três dias para serem entregues, agora são feitos em apenas um, desta forma, conseguimos aumentar nossa capacidade de atendimento”, conta.

Pioneira no Brasil em realizar estudos e pesquisa sobre inovadores processos altamente precisos com o laser, a LaserTools desenvolveu também a furação e corte de materiais em dimensões muito reduzidas, de até 0,10 mm, quase imperceptíveis para o olho humano. “A tecnologia que desenvolvemos permite até mesmo a gravação 3D, algo que até então as empresas do setor não ofereciam”, conclui Spero Morato.

A LaserTools já detém 90% da demanda de gravações nos segmentos promocional e odontológico. A empresa oferece serviços do tipo Job Shop, desenvolvendo soluções a laser de acordo com as necessidades de cada cliente em tempo recorde de 48 horas para peças de até xxx cm. A empresa atua ainda em outros segmentos industriais, entre eles, automotivo, plástico, moldes, ferramentaria, aeroespacial, gráficas, médico e cerâmicas.

Sobre a LaserTools

A LaserTools Tecnologia Ltda foi criada em 1998 pelo pesquisador Spero Penha Morato com o objetivo de transformar suas pesquisas acadêmicas sobre o laser em soluções capazes de serem usadas pela indústria. A empresa brasileira iniciou suas atividades no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec/USP) onde foi desenvolvido um processo a laser de alta precisão.

A empresa oferece soluções sob medida, e realiza gravações superficiais (em 2D), profundas (em 3D), além de corte, furação e soldagem de materiais por meio de lasers de Neodímio:YAG, um laser de estado sólido ideal para este tipo de processamento. Líder brasileira em gravação a laser nos mercados de design promocional (brindes), médico-odontológico, automotivo, metal-mecânico, eletro-eletrônico, ferramentaria e plásticos, a LaserTools tem entre seus clientes a Visteon fabricante de rádios para os carros Ranger da Ford Americana com teclas gravadas a laser.

Spero Morato é físico formado pela Universidade de São Paulo (USP) em 1967, o pesquisador se aprimorou em propriedades ópticas e desenvolvimento de cristais com mestrado pelo Instituto de Física da USP, capital, doutorado na University of Utah, em Salt Lake City, e pós-doutorado nos laboratórios Bell, ambos nos Estados Unidos. Vinculado ao Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) da USP desde 1969, Morato já ocupou inúmeros cargos, inclusive o cargo de superintendência da entidade, e permanece ativo em pesquisas do instituto até hoje. Atuou como consultor da ONU de 96 a 99 e de 1975 até hoje atua como professor de pós graduação em cursos da USP.

Descrição:Eletrodos gravados a laser.

Tamanho: 595 KB
Clique aqui para ver a imagem ampliada
Descrição:LaserTools inova com a gravação em moldes de injeção de plástico.

Tamanho: 264 KB
Clique aqui para ver a imagem ampliada

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: