Voltar para sala de imprensa

Gestão de Pessoas é assunto de novo livro da Bookman

Escrito para profissionais envolvidos com a gestão das empresas e recursos humanos, texto tem o objetivo de oferecer uma visão diferente sobre o tema, que ultrapassa as idéias de capacitação profissional e plano de carreira.

São Paulo, 22 de outubro de 2003 – Existe um fator considerado crucial para que a mudança, palavra de ordem nas organizações, tenha êxito. É a capacidade de gestão de pessoas. O livro “Gestão Contemporânea de Pessoas – novas práticas, conceitos tradicionais”, lançamento da Editora Bookman, mostra que a consciência relativamente tardia da importância das pessoas na organização está na origem da transição do termo gestão de recursos humanos para gestão de pessoas.

“A nova expressão tenta traduzir as dimensões da complexidade em torno da administração de pessoas”, afirma no prefácio do livro Roberto Lima Ruas, doutor em economia e professor da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ruas explica que com base nas diferenças em termos de aspirações, perspectivas, condições sociais e culturais dos profissionais, é preciso compor um ’coletivo organizacional’ capaz de fazer acontecer processos relativamente homogêneos de produção, atendimento, vendas, etc, e, ainda, conseguir resultados positivos.

A obra reúne textos escritos por mais de 30 conceituados profissionais, que expressam as redefinições nesta área, incluindo novas dimensões e complexidades. “Este livro tem o objetivo de oferecer uma visão diferente sobre o tema, que ultrapassa as idéias de capacitação profissional e plano de carreira, oferecendo informações dos assuntos mais atuais, como fusão de empresas, responsabilidade social, entre outros”, observa Cláudia Bitencourt, organizadora do livro.

Ela afirma que a discussão do tema tem fundamental importância num momento marcado pela tendência de descentralização da área de Recursos Humanos. “A responsabilidade por este setor passa a ser de todos os gestores, que hoje são desafiados a gerenciar pessoas independentemente da área em que trabalham. Por outro lado, os profissionais de Recursos Humanos enfrentam conflitos. Eles temem perdem poder e, ao mesmo tempo, passam a assumir uma nova função, prestar consultorias internas”.

Estruturação do livro
O título é dividido em sete partes. A primeira, intitulada “Estratégias para o Desenvolvimento Organizacional e Individual”, traz artigos que tratam de temas de forte apelo organizacional. Na parte II, “Relações e Parcerias – Uma Perspectiva Intra – e Interorganizacional”, são discutidos assuntos que demonstram a forte vocação dos Recursos Humanos dentro de abordagens diferentes.

“Informação e Tecnologia a Serviço da Gestão de Pessoas” é o tema da parte III, onde são abordados aspectos que remetem a necessária interface a estudos clássicos e contemporâneos de origem organizacional. O foco na tecnologia de informação e ensino a distância dá o tom de uma dimensão normalmente desconsiderada e de grande impacto na gestão de Recursos Humanos.

A Parte IV, “Capacitação – Uma Perspectiva Dinâmica”, analisa de que forma é possível a inserção das competências e da liderança no ideário dos Recursos Humanos, o que permite uma passagem para uma discussão acerca da empregabilidade, empresabilidade e gerenciamento de impressão, tema da parte V, “Empregabilidade e Resposta à Crise”.

Na parte seguinte, “Humanização do Trabalho – Uma Perspectiva Integral do Ser Humano”, discute o individuo sob o prisma da valorização e do reconhecimento. Aqui são abordados assuntos como relacionamento, vocação, qualidade de vida, responsabilidade social.

Já a sétima e última parte, “Elementos Invisíveis e Sustentabilidade Organizacional”, são trata questões que refletem a preocupação com o núcleo conceitual que norteia qualquer discussão sobre RH. Além de apresentar um referencial teórico consistente, todas as partes apresentam estudos de caso.

Sobre a organizadora do livro
Cláudia Bitencourt é professora e pesquisadora da Unisinos, no Rio Grande do Sul. É mestre em administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutora em administração na área de organização e RH. É membro do GAP, o Grupo de Estudos em Aprendizagem Organizacional da UFRGS.

Serviço
Livro: Gestão Contemporânea de Pessoas – novas práticas, conceitos tradicionais
Autor: Cláudia Bitencourt e colaboradores
Formato: 17,5 x 25 cm; 528 páginas
Preço: R$ 79,00
A venda nas principais livrarias de todo o país ou pelo site: www.artmed.com.br.

Sobre a Bookman:
A Bookman é a divisão da Artmed Editora voltada para a publicação de livros nas áreas de ciência e tecnologia. Seu catálogo inclui títulos de administração, ciência da computação, economia, engenharia, matemática, química e turismo.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: