Voltar para sala de imprensa

Funcionários são o trunfo da indústria hoteleira para melhorar desempenho organizacional

São Paulo, 22 de julho de 2004 – “Seja qual for o ângulo pelo qual se interprete a natureza da indústria da hospitalidade, é inevitável considerar que o desempenho organizacional está relacionado principalmente àqueles que integram o quadro de funcionários”. Com essa afirmação, Laurie J. Mullins introduz o livro “Gestão da Hospitalidade e Comportamento Organizacional”. A obra, em sua 4º edição nos EUA e lançamento no Brasil pela Editora Bookman, mostra que para se entender a gestão de uma empresa é preciso conhecer o comportamento de cada grupo ou indivíduo que a compõe.

O título oferece uma base para a apreciação crítica dos processos organizacionais e gerenciais que influenciam direta ou indiretamente o comportamento e o desempenho das pessoas no ramo da hotelaria. Além disso, concentra-se em tópicos e conceitos-chave selecionados, relevantes à organização eficiente do trabalho de recursos humanos.

Dividida em 12 capítulos, a obra apresenta muitos cases e artigos de autores que já trabalharam em grandes empresas e contam suas experiências. O Savoy Hotel, em Londres, considerado o hotel de melhor qualidade e o mais dedicado aos clientes no mundo, é um dos exemplos de empresa-modelo em gestão de pessoas.

A rede de hotéis Queens Moat Houses Hotels é uma outra referência no assunto. Um ano após ter implementado um novo pacote de treinamento em recursos humanos, a empresa aumentou a sua produtividade em 10% e obteve escore superior a 80% nas auditorias regulares – uma melhoria sensível, se comparada aos 4% anteriores ao treinamento.

Outro ponto relevante enfocado no livro é o comportamento do grupo e o desempenho dos funcionários. Segundo o autor, os grupos são uma característica essencial da estrutura de qualquer organização e para que o desempenho seja positivo, as atividades exercidas exigem coordenação. “Cabe ao gerente tirar melhor proveito de seus integrantes e assim alcançar um padrão de trabalho superior e aprimorar a eficácia das operações”, argumenta.

Sobre o autor
Laurie Mullins foi professor-adjunto no Departament of Business and Management da University of Portsmouth, onde ministrou aulas como especialista em Comportamento Organizacional e Gerencial e Gestão Pessoal para estudantes de Administração e Hospitalidade. Mullins também é autor do best-seller “Management and Organisational Behaviour”, editado pelo Financial Times Pitman Publishing e exerce diversas atividades como consultor, tendo atuado como conselheiro e tutor de muitas organizações profissionais e educacionais. Possui considerável experiência como supervisor externo de cursos de graduação e de pós-graduação, bem como de empresas.

Serviço:
Livro:
“Gestão da Hospitalidade e Comportamento Organizacional”
Autor: Laurie J. Mullins
Formato: 17,5 x 25; 390 páginas.
Preço: R$ 74,00
À venda nas principais livrarias do País ou pelo site www.artmed.com.br 

Sobre a Bookman:
A Bookman é a divisão da Artmed Editora voltada para a publicação de livros nas áreas de ciência e tecnologia. Seu catálogo inclui títulos de administração, ciência da computação, economia, engenharia, matemática, química e turismo.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: