Voltar para sala de imprensa

Evento celebra parceria entre Porto Digital e inovabra habitat

Acordo beneficia empreendedores do Recife e de São Paulo residentes dos dois ecossistemas

Evento de celebração da parceria entre Porto Digital e o inovabra habitat, em São Paulo.
Crédito: divulgação

São Paulo, maio de 2019 – O Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil e o inovabra habitat, espaço de coinovação do Bradesco, celebraram, nesta quinta-feira (30), na sede do inovabra habitat, em São Paulo, os dois meses da parceria realizada para atender demandas de negócios dos residentes destes dois ecossistemas e possibilitar o uso do espaço físico em São Paulo e no Recife para troca de experiências. O evento reuniu cerca de 120 startups e corporações para networking e compartilhamento de conteúdo de interesse do ecossistema.

José Augusto Pancini, membro do Conselho de Administração do Bradesco, abriu o painel “Colaborar para Inovar”. Em seguida, o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, apresentou a história e importância do parque tecnológico, bem como do acordo entre os ecossistemas. “Além das empresas de Pernambuco poderem utilizar o ambiente, elas poderão fazer rodadas de negócios com outras empresas instaladas lá de forma mais acelerada. É uma forma de conexão, ou seja, abrir mercado para as empresas do Recife”, ressalta Lucena.

Na sequência, Walkiria Marchetti, diretora executiva do Bradesco, falou sobre os benefícios da parceria e ressaltou a importância de conectar o mercado de São Paulo ao capital intelectual do polo de inovação do Recife. “É importante unir as grandes corporações com as ideias inovadoras das startups e ampliar cada vez mais essa rede de conexão para gerar negócios e alavancar a economia brasileira”, afirma a executiva.

Dando continuidade ao painel, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, destacou o desenvolvimento tecnológico a partir dessa cooperação. “A parceria entre o Porto Digital e o braço de inovação patrocinado pelo Bradesco já nasce colocando em contato 600 empresas de ponta na busca de soluções tecnológicas para o Brasil e o mundo”, informa.

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, também esteve no encontro e ressaltou a expectativa deste acordo para a economia da cidade de Recife. “Nossa expectativa é que saia do Recife uma startup que tenha a mesma relevância que a Google tem para o mundo, ajudando a humanidade, fazendo negócio e transformando a sociedade. Quem sabe isso ocorra aqui dentro do inovabra”, diz o prefeito.

Para finalizar o evento, Silvio Meira, presidente do Conselho de Administração do Porto Digital, ministrou a palestra “Transformação: Inovação Digital Sustentável”, abordando o uso de tecnologias digitais no desenvolvimento de soluções de transformação digital e de inovação, tendo como premissa o desempenho e a sustentabilidade dos negócios, além de como elas devem ser geridas para maximizarem o retorno aos negócios, à sociedade e ao próprio indivíduo.

A parceria

Pelo acordo, o Porto Digital pode indicar startups qualificadas pelo inovabra habitat a atender às demandas de negócios das empresas habitantes e do próprio Bradesco. Além disso, as startups selecionadas passam a ter posições disponíveis no espaço físico para uso eventual no inovabra habitat e a poder usufruir dos cerca de mil eventos que acontecem durante o ano no local. Da mesma forma, startups do inovabra habitat poderão frequentar os espaços do Porto Digital e ter acesso a oportunidades de negócios na região.

O inovabra habitat, com capacidade para 180 startups e 50 empresas de tecnologia, tem incentivado a inovação de alto impacto a partir de trabalhos com Big Data e Algoritmos, Internet das Coisas e Inteligência Artificial, por exemplo.Já o Porto Digital reúne hoje 328 empresas embarcadas, que somam uma massa de capital humano de cerca de 10 mil pessoas e faturamento que em 2018 ficou em R$ 1,8 bilhão.

De acordo com o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, algumas empresas pernambucanas já estão desfrutando do espaço do inovabra habitat.  “A SET Construção Virtual, construtech que oferece soluções para a construção civil com cenários virtuais, já veio duas vezes a São Paulo e deve fechar negócio no começo de junho”, finaliza Lucena.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: